GEOGRAFIA E MÚSICA: PENSAR A PARTIR DO KOSMOS SONORO GUARANI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Cláudio Benito Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Fernandes, Anedmafer Mattos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7582
Resumo: Este artigo é resultado das atividades desenvolvidas no interior do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas, que se desdobraram na pesquisa de Doutorado Outras Imaginações Espaciais: experimentações e derivas entre sons e imagens no ensino de geografia, elaborada na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Mato Grosso do Sul (MS), a partir das experimentações ocorridas no Instituto Técnico Federal de Educação de Campo Grande (MS) com alunos do 1º ano do Ensino Médio durante o ano letivo de 2015. O objetivo foi experienciar outros pensamentos espaciais a partir do contato com a musicalidade Guarani. O método exercitado foi o de agir/pensar no contexto da Geofilosofia apresentada por Gilles Deleuze e Felix Guattari na articulação de várias ações trabalhadas na sala de aula (análises de imagens e narrativas jornalísticas, dos livros didáticos, de textos científicos, de fotografias e vídeos etc.). Tais ações tensionaram a visão generalizante da identidade indígena pelos não indígenas. Como decorrência disso, os alunos puderam perceber a trama social de negação e desconhecimento da riqueza cultural Guarani. Conclui-se que a força da musicalidade Guarani instiga a outros pensamentos espaciais, a outra geografia possível.
id UNEB-3_666bf829aa53e513905cb11070a2b181
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7582
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling GEOGRAFIA E MÚSICA: PENSAR A PARTIR DO KOSMOS SONORO GUARANIGeografiaMúsicaGuaraniEnsinoEspaçoEste artigo é resultado das atividades desenvolvidas no interior do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas, que se desdobraram na pesquisa de Doutorado Outras Imaginações Espaciais: experimentações e derivas entre sons e imagens no ensino de geografia, elaborada na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Mato Grosso do Sul (MS), a partir das experimentações ocorridas no Instituto Técnico Federal de Educação de Campo Grande (MS) com alunos do 1º ano do Ensino Médio durante o ano letivo de 2015. O objetivo foi experienciar outros pensamentos espaciais a partir do contato com a musicalidade Guarani. O método exercitado foi o de agir/pensar no contexto da Geofilosofia apresentada por Gilles Deleuze e Felix Guattari na articulação de várias ações trabalhadas na sala de aula (análises de imagens e narrativas jornalísticas, dos livros didáticos, de textos científicos, de fotografias e vídeos etc.). Tais ações tensionaram a visão generalizante da identidade indígena pelos não indígenas. Como decorrência disso, os alunos puderam perceber a trama social de negação e desconhecimento da riqueza cultural Guarani. Conclui-se que a força da musicalidade Guarani instiga a outros pensamentos espaciais, a outra geografia possível.UNEB2019-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/758210.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p167-185Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 48 (2017): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 167-1852358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v26.n48reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7582/4920Copyright (c) 2019 Cláudio Benito Oliveira Ferraz, Anedmafer Mattos Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerraz, Cláudio Benito OliveiraFernandes, Anedmafer Mattos2023-04-18T00:36:34Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7582Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:36:34Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv GEOGRAFIA E MÚSICA: PENSAR A PARTIR DO KOSMOS SONORO GUARANI
title GEOGRAFIA E MÚSICA: PENSAR A PARTIR DO KOSMOS SONORO GUARANI
spellingShingle GEOGRAFIA E MÚSICA: PENSAR A PARTIR DO KOSMOS SONORO GUARANI
Ferraz, Cláudio Benito Oliveira
Geografia
Música
Guarani
Ensino
Espaço
title_short GEOGRAFIA E MÚSICA: PENSAR A PARTIR DO KOSMOS SONORO GUARANI
title_full GEOGRAFIA E MÚSICA: PENSAR A PARTIR DO KOSMOS SONORO GUARANI
title_fullStr GEOGRAFIA E MÚSICA: PENSAR A PARTIR DO KOSMOS SONORO GUARANI
title_full_unstemmed GEOGRAFIA E MÚSICA: PENSAR A PARTIR DO KOSMOS SONORO GUARANI
title_sort GEOGRAFIA E MÚSICA: PENSAR A PARTIR DO KOSMOS SONORO GUARANI
author Ferraz, Cláudio Benito Oliveira
author_facet Ferraz, Cláudio Benito Oliveira
Fernandes, Anedmafer Mattos
author_role author
author2 Fernandes, Anedmafer Mattos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Cláudio Benito Oliveira
Fernandes, Anedmafer Mattos
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia
Música
Guarani
Ensino
Espaço
topic Geografia
Música
Guarani
Ensino
Espaço
description Este artigo é resultado das atividades desenvolvidas no interior do Grupo de Pesquisa Linguagens Geográficas, que se desdobraram na pesquisa de Doutorado Outras Imaginações Espaciais: experimentações e derivas entre sons e imagens no ensino de geografia, elaborada na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em Mato Grosso do Sul (MS), a partir das experimentações ocorridas no Instituto Técnico Federal de Educação de Campo Grande (MS) com alunos do 1º ano do Ensino Médio durante o ano letivo de 2015. O objetivo foi experienciar outros pensamentos espaciais a partir do contato com a musicalidade Guarani. O método exercitado foi o de agir/pensar no contexto da Geofilosofia apresentada por Gilles Deleuze e Felix Guattari na articulação de várias ações trabalhadas na sala de aula (análises de imagens e narrativas jornalísticas, dos livros didáticos, de textos científicos, de fotografias e vídeos etc.). Tais ações tensionaram a visão generalizante da identidade indígena pelos não indígenas. Como decorrência disso, os alunos puderam perceber a trama social de negação e desconhecimento da riqueza cultural Guarani. Conclui-se que a força da musicalidade Guarani instiga a outros pensamentos espaciais, a outra geografia possível.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7582
10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p167-185
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7582
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n48.p167-185
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7582/4920
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Cláudio Benito Oliveira Ferraz, Anedmafer Mattos Fernandes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Cláudio Benito Oliveira Ferraz, Anedmafer Mattos Fernandes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 48 (2017): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 167-185
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v26.n48
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210957160415232