DISCURSOS EMPRESARIAIS E AGENDA EDUCACIONAL: SOBRE INOVAÇÃO E DIFUSÃO DE “BOAS PRÁTICAS”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klaus, Viviane
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Gouvêa Campesato, Maria Alice
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7174
Resumo: O artigo discute de que modo alguns discursos sobre inovação têm pautado a área da educação e demandado a formação de sujeitos flexíveis, que possam competir no mercado de trabalho contemporâneo. Para tal, apresenta um recorte de duas pesquisas na área da educação – uma concluída, que estudou as relações tempo/espaço e suas articulações com o currículo escolar, e outra, em andamento,sobre empresariamento da educação, que busca discutir os efeitos das parcerias escola/empresa no cotidiano escolar – e analisa experiências educacionais inovadoras da Plataforma InnoveEdu. A partir de uma análise documental e dos entendimentos de rede de Stephen Ball (2014), enquanto um método que possibilita olhar a estrutura das comunidades de política a partir da descrição de alguns aspectos mais visíveis de suas relações sociais e como um dispositivo conceitual que é utilizado para representar mudanças nas formas de governança da educação, foram estudadas as experiências inovadoras selecionadas. O estudo permitiu-nos compreender algumas das relações existentes entre os discursos neoliberais sobre as reformas educacionais, o imperativo da inovação e a reorganização dos espaços escolares na lógica pós-fordista, que demanda instituições e sujeitos flexíveis.
id UNEB-3_6a3bcb0818280442af7ce8b24ac72123
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7174
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling DISCURSOS EMPRESARIAIS E AGENDA EDUCACIONAL: SOBRE INOVAÇÃO E DIFUSÃO DE “BOAS PRÁTICAS”InnovationEntrepreneurismTime/SpaceContemporaneityInovaçãoEmpresariamentoTempo/EspaçoContemporaneidadeO artigo discute de que modo alguns discursos sobre inovação têm pautado a área da educação e demandado a formação de sujeitos flexíveis, que possam competir no mercado de trabalho contemporâneo. Para tal, apresenta um recorte de duas pesquisas na área da educação – uma concluída, que estudou as relações tempo/espaço e suas articulações com o currículo escolar, e outra, em andamento,sobre empresariamento da educação, que busca discutir os efeitos das parcerias escola/empresa no cotidiano escolar – e analisa experiências educacionais inovadoras da Plataforma InnoveEdu. A partir de uma análise documental e dos entendimentos de rede de Stephen Ball (2014), enquanto um método que possibilita olhar a estrutura das comunidades de política a partir da descrição de alguns aspectos mais visíveis de suas relações sociais e como um dispositivo conceitual que é utilizado para representar mudanças nas formas de governança da educação, foram estudadas as experiências inovadoras selecionadas. O estudo permitiu-nos compreender algumas das relações existentes entre os discursos neoliberais sobre as reformas educacionais, o imperativo da inovação e a reorganização dos espaços escolares na lógica pós-fordista, que demanda instituições e sujeitos flexíveis.UNEB2019-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/717410.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p143-161Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 28 n. 55 (2019): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 143-1612358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v28.n55reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7174/4745Copyright (c) 2019 Viviane Klaus, Maria Alice Gouvêa Campesatoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKlaus, VivianeGouvêa Campesato, Maria Alice2023-12-12T17:56:04Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7174Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-12-12T17:56:04Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCURSOS EMPRESARIAIS E AGENDA EDUCACIONAL: SOBRE INOVAÇÃO E DIFUSÃO DE “BOAS PRÁTICAS”
title DISCURSOS EMPRESARIAIS E AGENDA EDUCACIONAL: SOBRE INOVAÇÃO E DIFUSÃO DE “BOAS PRÁTICAS”
spellingShingle DISCURSOS EMPRESARIAIS E AGENDA EDUCACIONAL: SOBRE INOVAÇÃO E DIFUSÃO DE “BOAS PRÁTICAS”
Klaus, Viviane
Innovation
Entrepreneurism
Time/Space
Contemporaneity
Inovação
Empresariamento
Tempo/Espaço
Contemporaneidade
title_short DISCURSOS EMPRESARIAIS E AGENDA EDUCACIONAL: SOBRE INOVAÇÃO E DIFUSÃO DE “BOAS PRÁTICAS”
title_full DISCURSOS EMPRESARIAIS E AGENDA EDUCACIONAL: SOBRE INOVAÇÃO E DIFUSÃO DE “BOAS PRÁTICAS”
title_fullStr DISCURSOS EMPRESARIAIS E AGENDA EDUCACIONAL: SOBRE INOVAÇÃO E DIFUSÃO DE “BOAS PRÁTICAS”
title_full_unstemmed DISCURSOS EMPRESARIAIS E AGENDA EDUCACIONAL: SOBRE INOVAÇÃO E DIFUSÃO DE “BOAS PRÁTICAS”
title_sort DISCURSOS EMPRESARIAIS E AGENDA EDUCACIONAL: SOBRE INOVAÇÃO E DIFUSÃO DE “BOAS PRÁTICAS”
author Klaus, Viviane
author_facet Klaus, Viviane
Gouvêa Campesato, Maria Alice
author_role author
author2 Gouvêa Campesato, Maria Alice
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Klaus, Viviane
Gouvêa Campesato, Maria Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Innovation
Entrepreneurism
Time/Space
Contemporaneity
Inovação
Empresariamento
Tempo/Espaço
Contemporaneidade
topic Innovation
Entrepreneurism
Time/Space
Contemporaneity
Inovação
Empresariamento
Tempo/Espaço
Contemporaneidade
description O artigo discute de que modo alguns discursos sobre inovação têm pautado a área da educação e demandado a formação de sujeitos flexíveis, que possam competir no mercado de trabalho contemporâneo. Para tal, apresenta um recorte de duas pesquisas na área da educação – uma concluída, que estudou as relações tempo/espaço e suas articulações com o currículo escolar, e outra, em andamento,sobre empresariamento da educação, que busca discutir os efeitos das parcerias escola/empresa no cotidiano escolar – e analisa experiências educacionais inovadoras da Plataforma InnoveEdu. A partir de uma análise documental e dos entendimentos de rede de Stephen Ball (2014), enquanto um método que possibilita olhar a estrutura das comunidades de política a partir da descrição de alguns aspectos mais visíveis de suas relações sociais e como um dispositivo conceitual que é utilizado para representar mudanças nas formas de governança da educação, foram estudadas as experiências inovadoras selecionadas. O estudo permitiu-nos compreender algumas das relações existentes entre os discursos neoliberais sobre as reformas educacionais, o imperativo da inovação e a reorganização dos espaços escolares na lógica pós-fordista, que demanda instituições e sujeitos flexíveis.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7174
10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p143-161
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7174
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n55.p143-161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7174/4745
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Viviane Klaus, Maria Alice Gouvêa Campesato
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Viviane Klaus, Maria Alice Gouvêa Campesato
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 28 n. 55 (2019): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 143-161
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v28.n55
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956799705088