El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional: factores y actores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18609 |
Resumo: | Este artigo aborda a questão do planejamento de um MAI, considerando os principais fatores e atores envolvidos nesse processo. A perspectiva teórica baseia-se na Teoria do Campo Científico de Pierre Bourdieu, priorizando os conceitos de capital, habitus e campo científico, incorporando também contribuições de autores latino-americanos. O campo empírico foi construído a partir de 24 entrevistas em profundidade com 24 doutores e doutorandos de quatro Programas, categorizados nos níveis mais elevados da escala de avaliação utilizada no México. Os resultados indicam a relevância de quatro dimensões: financiamento e importância das agências de fomento; a orientação da tese, a coordenação do Programa de Doutoramento e demais atores intervenientes; as experiências anteriores e o capital de mobilidade do doutorando, bem como as principais decisões tomadas pelos agentes: temporalidade e destino. |
id |
UNEB-3_75667715658bb078db6798858c88d93b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/18609 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional: factores y actoresInternationalization of higher educationInternacionalización de la Educación SuperiorInternacionalização da educação superiorInternationalisation, Universités, Enseignement supérieur, Formation continue, Mobilité étudiante.Este artigo aborda a questão do planejamento de um MAI, considerando os principais fatores e atores envolvidos nesse processo. A perspectiva teórica baseia-se na Teoria do Campo Científico de Pierre Bourdieu, priorizando os conceitos de capital, habitus e campo científico, incorporando também contribuições de autores latino-americanos. O campo empírico foi construído a partir de 24 entrevistas em profundidade com 24 doutores e doutorandos de quatro Programas, categorizados nos níveis mais elevados da escala de avaliação utilizada no México. Os resultados indicam a relevância de quatro dimensões: financiamento e importância das agências de fomento; a orientação da tese, a coordenação do Programa de Doutoramento e demais atores intervenientes; as experiências anteriores e o capital de mobilidade do doutorando, bem como as principais decisões tomadas pelos agentes: temporalidade e destino. UNEB2024-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por pareshttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1860910.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p244-263Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 33 n. 73 (2024): Internacionalização da Educação; 244-2632358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v33.n73reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBspahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18609/13328Copyright (c) 2024 Leslie Quiroz-Schulz, Mónica de la Farehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessQuiroz-Schulz, Leslie Adrianade la Fare, Mónica2024-04-09T14:13:34Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/18609Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2024-04-09T14:13:34Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional: factores y actores |
title |
El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional: factores y actores |
spellingShingle |
El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional: factores y actores Quiroz-Schulz, Leslie Adriana Internationalization of higher education Internacionalización de la Educación Superior Internacionalização da educação superior Internationalisation, Universités, Enseignement supérieur, Formation continue, Mobilité étudiante. |
title_short |
El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional: factores y actores |
title_full |
El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional: factores y actores |
title_fullStr |
El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional: factores y actores |
title_full_unstemmed |
El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional: factores y actores |
title_sort |
El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional: factores y actores |
author |
Quiroz-Schulz, Leslie Adriana |
author_facet |
Quiroz-Schulz, Leslie Adriana de la Fare, Mónica |
author_role |
author |
author2 |
de la Fare, Mónica |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quiroz-Schulz, Leslie Adriana de la Fare, Mónica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internationalization of higher education Internacionalización de la Educación Superior Internacionalização da educação superior Internationalisation, Universités, Enseignement supérieur, Formation continue, Mobilité étudiante. |
topic |
Internationalization of higher education Internacionalización de la Educación Superior Internacionalização da educação superior Internationalisation, Universités, Enseignement supérieur, Formation continue, Mobilité étudiante. |
description |
Este artigo aborda a questão do planejamento de um MAI, considerando os principais fatores e atores envolvidos nesse processo. A perspectiva teórica baseia-se na Teoria do Campo Científico de Pierre Bourdieu, priorizando os conceitos de capital, habitus e campo científico, incorporando também contribuições de autores latino-americanos. O campo empírico foi construído a partir de 24 entrevistas em profundidade com 24 doutores e doutorandos de quatro Programas, categorizados nos níveis mais elevados da escala de avaliação utilizada no México. Os resultados indicam a relevância de quatro dimensões: financiamento e importância das agências de fomento; a orientação da tese, a coordenação do Programa de Doutoramento e demais atores intervenientes; as experiências anteriores e o capital de mobilidade do doutorando, bem como as principais decisões tomadas pelos agentes: temporalidade e destino. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-03-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18609 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p244-263 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18609 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p244-263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18609/13328 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Leslie Quiroz-Schulz, Mónica de la Fare http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Leslie Quiroz-Schulz, Mónica de la Fare http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 33 n. 73 (2024): Internacionalização da Educação; 244-263 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v33.n73 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955416633344 |