El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional: factores y actores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quiroz-Schulz, Leslie Adriana
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: de la Fare, Mónica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18609
Resumo: Este artigo aborda a questão do planejamento de um MAI, considerando os principais fatores e atores envolvidos nesse processo. A perspectiva teórica baseia-se na Teoria do Campo Científico de Pierre Bourdieu, priorizando os conceitos de capital, habitus e campo científico, incorporando também contribuições de autores latino-americanos. O campo empírico foi construído a partir de 24 entrevistas em profundidade com 24 doutores e doutorandos de quatro Programas, categorizados nos níveis mais elevados da escala de avaliação utilizada no México. Os resultados indicam a relevância de quatro dimensões: financiamento e importância das agências de fomento; a orientação da tese, a coordenação do Programa de Doutoramento e demais atores intervenientes; as experiências anteriores e o capital de mobilidade do doutorando, bem como as principais decisões tomadas pelos agentes: temporalidade e destino.  
id UNEB-3_75667715658bb078db6798858c88d93b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/18609
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional: factores y actoresInternationalization of higher educationInternacionalización de la Educación SuperiorInternacionalização da educação superiorInternationalisation, Universités, Enseignement supérieur, Formation continue, Mobilité étudiante.Este artigo aborda a questão do planejamento de um MAI, considerando os principais fatores e atores envolvidos nesse processo. A perspectiva teórica baseia-se na Teoria do Campo Científico de Pierre Bourdieu, priorizando os conceitos de capital, habitus e campo científico, incorporando também contribuições de autores latino-americanos. O campo empírico foi construído a partir de 24 entrevistas em profundidade com 24 doutores e doutorandos de quatro Programas, categorizados nos níveis mais elevados da escala de avaliação utilizada no México. Os resultados indicam a relevância de quatro dimensões: financiamento e importância das agências de fomento; a orientação da tese, a coordenação do Programa de Doutoramento e demais atores intervenientes; as experiências anteriores e o capital de mobilidade do doutorando, bem como as principais decisões tomadas pelos agentes: temporalidade e destino.  UNEB2024-03-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado por pareshttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1860910.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p244-263Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 33 n. 73 (2024): Internacionalização da Educação; 244-2632358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v33.n73reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBspahttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18609/13328Copyright (c) 2024 Leslie Quiroz-Schulz, Mónica de la Farehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessQuiroz-Schulz, Leslie Adrianade la Fare, Mónica2024-04-09T14:13:34Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/18609Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2024-04-09T14:13:34Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional: factores y actores
title El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional: factores y actores
spellingShingle El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional: factores y actores
Quiroz-Schulz, Leslie Adriana
Internationalization of higher education
Internacionalización de la Educación Superior
Internacionalização da educação superior
Internationalisation, Universités, Enseignement supérieur, Formation continue, Mobilité étudiante.
title_short El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional: factores y actores
title_full El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional: factores y actores
title_fullStr El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional: factores y actores
title_full_unstemmed El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional: factores y actores
title_sort El Processo de Planeación de una Movilidad Académica Internacional: factores y actores
author Quiroz-Schulz, Leslie Adriana
author_facet Quiroz-Schulz, Leslie Adriana
de la Fare, Mónica
author_role author
author2 de la Fare, Mónica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quiroz-Schulz, Leslie Adriana
de la Fare, Mónica
dc.subject.por.fl_str_mv Internationalization of higher education
Internacionalización de la Educación Superior
Internacionalização da educação superior
Internationalisation, Universités, Enseignement supérieur, Formation continue, Mobilité étudiante.
topic Internationalization of higher education
Internacionalización de la Educación Superior
Internacionalização da educação superior
Internationalisation, Universités, Enseignement supérieur, Formation continue, Mobilité étudiante.
description Este artigo aborda a questão do planejamento de um MAI, considerando os principais fatores e atores envolvidos nesse processo. A perspectiva teórica baseia-se na Teoria do Campo Científico de Pierre Bourdieu, priorizando os conceitos de capital, habitus e campo científico, incorporando também contribuições de autores latino-americanos. O campo empírico foi construído a partir de 24 entrevistas em profundidade com 24 doutores e doutorandos de quatro Programas, categorizados nos níveis mais elevados da escala de avaliação utilizada no México. Os resultados indicam a relevância de quatro dimensões: financiamento e importância das agências de fomento; a orientação da tese, a coordenação do Programa de Doutoramento e demais atores intervenientes; as experiências anteriores e o capital de mobilidade do doutorando, bem como as principais decisões tomadas pelos agentes: temporalidade e destino.  
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-03-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18609
10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p244-263
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18609
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n73.p244-263
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/18609/13328
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Leslie Quiroz-Schulz, Mónica de la Fare
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Leslie Quiroz-Schulz, Mónica de la Fare
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 33 n. 73 (2024): Internacionalização da Educação; 244-263
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v33.n73
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955416633344