COMPREENSÕES DE CUIDADO E EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRODUZIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8277 |
Resumo: | Este artigo apresenta e discute as compreensões de cuidado e educação produzidas por acadêmicas estagiárias do terceiro ano do curso de Pedagogia de uma instituição pública. Os registros foram elaborados durante o estágio supervisionado na educação infantil, especialmente com crianças de 0 a 3 anos. As análises perpassam a produção escrita de memoriais de formação dos sujeitos investigados, os quais, ao relatarem sobre a experiência vivida com as crianças em instituições públicas de educação infantil, reestruturam suas compreensões de cuidado e educação para além dos aspectos físicos e biológicos. Evidenciase uma ampliação do sentido da docência e das práticas com bebês e crianças bem pequenas favorecidas pela articulação entre elementos práticos e teóricos construídos ao longo da formação, que são potencializados no contexto da prática docente. |
id |
UNEB-3_7869c1d38a0a2a9d109646f485dc58fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8277 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
COMPREENSÕES DE CUIDADO E EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRODUZIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADOTeacher trainingCare and educationTraining memorialsFormação de professoresCuidado e educaçãoMemoriais de formaçãoEste artigo apresenta e discute as compreensões de cuidado e educação produzidas por acadêmicas estagiárias do terceiro ano do curso de Pedagogia de uma instituição pública. Os registros foram elaborados durante o estágio supervisionado na educação infantil, especialmente com crianças de 0 a 3 anos. As análises perpassam a produção escrita de memoriais de formação dos sujeitos investigados, os quais, ao relatarem sobre a experiência vivida com as crianças em instituições públicas de educação infantil, reestruturam suas compreensões de cuidado e educação para além dos aspectos físicos e biológicos. Evidenciase uma ampliação do sentido da docência e das práticas com bebês e crianças bem pequenas favorecidas pela articulação entre elementos práticos e teóricos construídos ao longo da formação, que são potencializados no contexto da prática docente.UNEB2020-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/827710.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p157-174Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 57 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 157-1742358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n57reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8277/5337Copyright (c) 2020 Roseli de Fátima Rech Pilonetto, Marta Nörnberginfo:eu-repo/semantics/openAccessPilonetto, Roseli de Fátima RechNörnberg, Marta2021-06-05T16:48:20Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8277Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-06-05T16:48:20Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPREENSÕES DE CUIDADO E EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRODUZIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title |
COMPREENSÕES DE CUIDADO E EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRODUZIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
spellingShingle |
COMPREENSÕES DE CUIDADO E EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRODUZIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Pilonetto, Roseli de Fátima Rech Teacher training Care and education Training memorials Formação de professores Cuidado e educação Memoriais de formação |
title_short |
COMPREENSÕES DE CUIDADO E EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRODUZIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_full |
COMPREENSÕES DE CUIDADO E EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRODUZIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_fullStr |
COMPREENSÕES DE CUIDADO E EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRODUZIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_full_unstemmed |
COMPREENSÕES DE CUIDADO E EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRODUZIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
title_sort |
COMPREENSÕES DE CUIDADO E EDUCAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL PRODUZIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO |
author |
Pilonetto, Roseli de Fátima Rech |
author_facet |
Pilonetto, Roseli de Fátima Rech Nörnberg, Marta |
author_role |
author |
author2 |
Nörnberg, Marta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pilonetto, Roseli de Fátima Rech Nörnberg, Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teacher training Care and education Training memorials Formação de professores Cuidado e educação Memoriais de formação |
topic |
Teacher training Care and education Training memorials Formação de professores Cuidado e educação Memoriais de formação |
description |
Este artigo apresenta e discute as compreensões de cuidado e educação produzidas por acadêmicas estagiárias do terceiro ano do curso de Pedagogia de uma instituição pública. Os registros foram elaborados durante o estágio supervisionado na educação infantil, especialmente com crianças de 0 a 3 anos. As análises perpassam a produção escrita de memoriais de formação dos sujeitos investigados, os quais, ao relatarem sobre a experiência vivida com as crianças em instituições públicas de educação infantil, reestruturam suas compreensões de cuidado e educação para além dos aspectos físicos e biológicos. Evidenciase uma ampliação do sentido da docência e das práticas com bebês e crianças bem pequenas favorecidas pela articulação entre elementos práticos e teóricos construídos ao longo da formação, que são potencializados no contexto da prática docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8277 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p157-174 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8277 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p157-174 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8277/5337 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Roseli de Fátima Rech Pilonetto, Marta Nörnberg info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Roseli de Fátima Rech Pilonetto, Marta Nörnberg |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 57 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 157-174 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v29.n57 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210957234864128 |