A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR SOBRE A PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Mônica Silveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Schmitz, Heike
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/527
Resumo: A gestão escolar do ensino público baseia-se no princípio democrático, conforme alegislação brasileira, abrindo espaço para a participação da comunidade escolar nadefinição da proposta pedagógica da escola pública. Estudos científicos mostraram,contudo, certas dificuldades na implantação da gestão democrática. Pergunta-se,por isso, como se apresenta a situação atual da gestão democrática após mais deduas décadas. Objetiva-se identificar as possibilidades e limites da participação dacomunidade escolar e local na gestão escolar da escola pública. Em um estudo de caso em duas escolas da rede municipal de Aracaju (SE), Brasil, foi realizada uma análise documental do Projeto Político Pedagógico das referidas escolas e levantada a percepção da sua comunidade sobre a participação na gestão escolar por meio de entrevista, aplicação de questionário e dinâmica de diagnóstico participa-tivo. A pesquisa revela a necessidade de melhor consolidar uma gestão democrática eficaz e de se exigir maior aproximação entre escola e comunidade por meio de uma gestão estratégica.
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