EXISTIR PARA RESISTIR: (AUTO)BIOGRAFIA, NARRATIVAS E APRENDIZAGENS COM A DOENÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Elizeu Clementino de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2717
Resumo: O texto discute articulações entre saúde e doença, tomando como objeto de investigação as aprendizagens biográficas que os sujeitos constroem sobre processos de adoecimento, especialmente em suas experiências com doenças crônicas, notadamente portadores do HIV/AIDS, através de narrativas de colaboradores publicadas na Revista Saber Viver, na Seção “Conte sua história”. Do ponto de vista teórico-metodológico, toma-se como método de investigação a pesquisa (auto)biográfica e, como fonte, narrativas de experiência desses sujeitos com o adoecimento, considerando-as como dispositivo de subjetivação, intermediado pelas palavras, com vistas a discutir aspectos conceituais sobre educação terapêutica do paciente, numa perspectiva que articula cuidado-saúde-doença. As análises das narrativas buscam depreender aprendizagens biográficas e modos como os sujeitos narram suas experiências e dão sentido à doença, à saúde, aos tratamentos, aos preconceitos e às diferentes formas de enfrentamento da/sobre a doença, possibilitando analisar aprendizagens biográficas e modos como os sujeitos aprendem a (con)viver com a doença, a superar preconceitos e construir formas de enfrentamento da soropositividade.
id UNEB-3_7c5b76c99e27f1492f82664c535fefb6
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/2717
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling EXISTIR PARA RESISTIR: (AUTO)BIOGRAFIA, NARRATIVAS E APRENDIZAGENS COM A DOENÇASaúde e doençaDoenças crônicasHIV/AIDSAprendizagem biográficaRevista Saber ViverO texto discute articulações entre saúde e doença, tomando como objeto de investigação as aprendizagens biográficas que os sujeitos constroem sobre processos de adoecimento, especialmente em suas experiências com doenças crônicas, notadamente portadores do HIV/AIDS, através de narrativas de colaboradores publicadas na Revista Saber Viver, na Seção “Conte sua história”. Do ponto de vista teórico-metodológico, toma-se como método de investigação a pesquisa (auto)biográfica e, como fonte, narrativas de experiência desses sujeitos com o adoecimento, considerando-as como dispositivo de subjetivação, intermediado pelas palavras, com vistas a discutir aspectos conceituais sobre educação terapêutica do paciente, numa perspectiva que articula cuidado-saúde-doença. As análises das narrativas buscam depreender aprendizagens biográficas e modos como os sujeitos narram suas experiências e dão sentido à doença, à saúde, aos tratamentos, aos preconceitos e às diferentes formas de enfrentamento da/sobre a doença, possibilitando analisar aprendizagens biográficas e modos como os sujeitos aprendem a (con)viver com a doença, a superar preconceitos e construir formas de enfrentamento da soropositividade.UNEB2016-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/271710.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p59-74Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 25 n. 46 (2016): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 59-742358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v25.n46reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2717/1844Copyright (c) 2021 Elizeu Clementino de Souza (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Elizeu Clementino de2023-04-18T01:02:48Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/2717Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:02:48Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv EXISTIR PARA RESISTIR: (AUTO)BIOGRAFIA, NARRATIVAS E APRENDIZAGENS COM A DOENÇA
title EXISTIR PARA RESISTIR: (AUTO)BIOGRAFIA, NARRATIVAS E APRENDIZAGENS COM A DOENÇA
spellingShingle EXISTIR PARA RESISTIR: (AUTO)BIOGRAFIA, NARRATIVAS E APRENDIZAGENS COM A DOENÇA
Souza, Elizeu Clementino de
Saúde e doença
Doenças crônicas
HIV/AIDS
Aprendizagem biográfica
Revista Saber Viver
title_short EXISTIR PARA RESISTIR: (AUTO)BIOGRAFIA, NARRATIVAS E APRENDIZAGENS COM A DOENÇA
title_full EXISTIR PARA RESISTIR: (AUTO)BIOGRAFIA, NARRATIVAS E APRENDIZAGENS COM A DOENÇA
title_fullStr EXISTIR PARA RESISTIR: (AUTO)BIOGRAFIA, NARRATIVAS E APRENDIZAGENS COM A DOENÇA
title_full_unstemmed EXISTIR PARA RESISTIR: (AUTO)BIOGRAFIA, NARRATIVAS E APRENDIZAGENS COM A DOENÇA
title_sort EXISTIR PARA RESISTIR: (AUTO)BIOGRAFIA, NARRATIVAS E APRENDIZAGENS COM A DOENÇA
author Souza, Elizeu Clementino de
author_facet Souza, Elizeu Clementino de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Elizeu Clementino de
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde e doença
Doenças crônicas
HIV/AIDS
Aprendizagem biográfica
Revista Saber Viver
topic Saúde e doença
Doenças crônicas
HIV/AIDS
Aprendizagem biográfica
Revista Saber Viver
description O texto discute articulações entre saúde e doença, tomando como objeto de investigação as aprendizagens biográficas que os sujeitos constroem sobre processos de adoecimento, especialmente em suas experiências com doenças crônicas, notadamente portadores do HIV/AIDS, através de narrativas de colaboradores publicadas na Revista Saber Viver, na Seção “Conte sua história”. Do ponto de vista teórico-metodológico, toma-se como método de investigação a pesquisa (auto)biográfica e, como fonte, narrativas de experiência desses sujeitos com o adoecimento, considerando-as como dispositivo de subjetivação, intermediado pelas palavras, com vistas a discutir aspectos conceituais sobre educação terapêutica do paciente, numa perspectiva que articula cuidado-saúde-doença. As análises das narrativas buscam depreender aprendizagens biográficas e modos como os sujeitos narram suas experiências e dão sentido à doença, à saúde, aos tratamentos, aos preconceitos e às diferentes formas de enfrentamento da/sobre a doença, possibilitando analisar aprendizagens biográficas e modos como os sujeitos aprendem a (con)viver com a doença, a superar preconceitos e construir formas de enfrentamento da soropositividade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2717
10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p59-74
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2717
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2016.v25.n46.p59-74
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/2717/1844
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Elizeu Clementino de Souza (Autor)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Elizeu Clementino de Souza (Autor)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 25 n. 46 (2016): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 59-74
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v25.n46
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956327845888