DISCURSO CAPITALISTA, GESTÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pepe, Ana Laura
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/498
Resumo: A emergência de formas de mal-estar no campo do trabalho docente e de sua relação com as novas formas de organiza-ção do trabalho convoca a abordar os modelos de gestão e suas implicações nas novas formas de subjetivação. O dis-curso, tal como proposto por Lacan, a sistematização de um paralelo entre a estrutura do sujeito e o que corresponde a ela no social, pode ser um operador conceitual potente para uma abordagem do impacto da ideologia neoliberal no campo da educação e nos destinos das instituições de ensino.
id UNEB-3_8137b3c35ca893296b8dd5f8687e3f93
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/498
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling DISCURSO CAPITALISTA, GESTÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAS DE SUBJETIVAÇÃOA emergência de formas de mal-estar no campo do trabalho docente e de sua relação com as novas formas de organiza-ção do trabalho convoca a abordar os modelos de gestão e suas implicações nas novas formas de subjetivação. O dis-curso, tal como proposto por Lacan, a sistematização de um paralelo entre a estrutura do sujeito e o que corresponde a ela no social, pode ser um operador conceitual potente para uma abordagem do impacto da ideologia neoliberal no campo da educação e nos destinos das instituições de ensino.UNEB2013-10-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/49810.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 38 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v21.n38reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/498/421Pepe, Ana Laurainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:44:08Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/498Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:44:08Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv DISCURSO CAPITALISTA, GESTÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO
title DISCURSO CAPITALISTA, GESTÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO
spellingShingle DISCURSO CAPITALISTA, GESTÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO
Pepe, Ana Laura
title_short DISCURSO CAPITALISTA, GESTÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO
title_full DISCURSO CAPITALISTA, GESTÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO
title_fullStr DISCURSO CAPITALISTA, GESTÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO
title_full_unstemmed DISCURSO CAPITALISTA, GESTÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO
title_sort DISCURSO CAPITALISTA, GESTÃO UNIVERSITÁRIA E FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO
author Pepe, Ana Laura
author_facet Pepe, Ana Laura
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pepe, Ana Laura
description A emergência de formas de mal-estar no campo do trabalho docente e de sua relação com as novas formas de organiza-ção do trabalho convoca a abordar os modelos de gestão e suas implicações nas novas formas de subjetivação. O dis-curso, tal como proposto por Lacan, a sistematização de um paralelo entre a estrutura do sujeito e o que corresponde a ela no social, pode ser um operador conceitual potente para uma abordagem do impacto da ideologia neoliberal no campo da educação e nos destinos das instituições de ensino.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/498
10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/498
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n38.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/498/421
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 21 n. 38 (2012): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v21.n38
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955492130816