PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS: ações afirmativas na perspectiva de educação e diversidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5669 |
Resumo: | Este artigo focaliza a prática pedagógica dos professores que atuam em escolas de comunidades quilombola. Toma como ponto de partida uma pesquisa realizada em escolas quilombolas situadas nos estados do Maranhão e do Piauí. A questão orientadora do estudo se expressa como: As práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores das Comunidades Quilombolas expressam a articulação com essas comunidades com o movimento da educação e diversidade? Para a realização do estudo foi definido como objetivo geral analisar a prática pedagógica desenvolvida pelos professores das escolas em Comunidades Quilombolas, tendo em vista compreender essa prática na relação com os pressupostos da didática, considerando o contexto do movimento de educação e diversidade e as diretrizes da educação quilombola. A metodologia de abordagem qualitativa envolveu 11 professores em entrevistas, grupo focal, observação participante e análise documental. Nessas escolas a prática docente busca se aproximar da cultura das comunidades em que se situam e contém elementos didáticos recomendados nas diretrizes, ou seja, o estabelecimento de relação entre o conhecimento escolar e a cultura quilombola, ainda que em atividades eventuais que estão se inserindo no projeto pedagógico das escolas. |
id |
UNEB-3_8cdf2c104cce2ce37e43ccb76dee3b64 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5669 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS: ações afirmativas na perspectiva de educação e diversidadePedagogical practiceQuilombola educationGuidelines for quilombola educationEducation and diversityPrática pedagógicaEducação quilombolaDiretrizes para educação quilombolaEducação e diversidadeEste artigo focaliza a prática pedagógica dos professores que atuam em escolas de comunidades quilombola. Toma como ponto de partida uma pesquisa realizada em escolas quilombolas situadas nos estados do Maranhão e do Piauí. A questão orientadora do estudo se expressa como: As práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores das Comunidades Quilombolas expressam a articulação com essas comunidades com o movimento da educação e diversidade? Para a realização do estudo foi definido como objetivo geral analisar a prática pedagógica desenvolvida pelos professores das escolas em Comunidades Quilombolas, tendo em vista compreender essa prática na relação com os pressupostos da didática, considerando o contexto do movimento de educação e diversidade e as diretrizes da educação quilombola. A metodologia de abordagem qualitativa envolveu 11 professores em entrevistas, grupo focal, observação participante e análise documental. Nessas escolas a prática docente busca se aproximar da cultura das comunidades em que se situam e contém elementos didáticos recomendados nas diretrizes, ou seja, o estabelecimento de relação entre o conhecimento escolar e a cultura quilombola, ainda que em atividades eventuais que estão se inserindo no projeto pedagógico das escolas.UNEB2018-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/566910.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p187-202Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 27 n. 53 (2018): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 187-2022358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v27.n53reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5669/3614Copyright (c) 2018 Dalva de Araújo Menezes, Pura Lúcia Oliver Martins, Joana Paulin Romanowskiinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Dalva de AraújoMartins, Pura Lúcia OliverRomanowski, Joana Paulin2021-06-05T16:49:35Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5669Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-06-05T16:49:35Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS: ações afirmativas na perspectiva de educação e diversidade |
title |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS: ações afirmativas na perspectiva de educação e diversidade |
spellingShingle |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS: ações afirmativas na perspectiva de educação e diversidade Menezes, Dalva de Araújo Pedagogical practice Quilombola education Guidelines for quilombola education Education and diversity Prática pedagógica Educação quilombola Diretrizes para educação quilombola Educação e diversidade |
title_short |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS: ações afirmativas na perspectiva de educação e diversidade |
title_full |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS: ações afirmativas na perspectiva de educação e diversidade |
title_fullStr |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS: ações afirmativas na perspectiva de educação e diversidade |
title_full_unstemmed |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS: ações afirmativas na perspectiva de educação e diversidade |
title_sort |
PRÁTICA PEDAGÓGICA EM ESCOLAS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS: ações afirmativas na perspectiva de educação e diversidade |
author |
Menezes, Dalva de Araújo |
author_facet |
Menezes, Dalva de Araújo Martins, Pura Lúcia Oliver Romanowski, Joana Paulin |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Pura Lúcia Oliver Romanowski, Joana Paulin |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Dalva de Araújo Martins, Pura Lúcia Oliver Romanowski, Joana Paulin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogical practice Quilombola education Guidelines for quilombola education Education and diversity Prática pedagógica Educação quilombola Diretrizes para educação quilombola Educação e diversidade |
topic |
Pedagogical practice Quilombola education Guidelines for quilombola education Education and diversity Prática pedagógica Educação quilombola Diretrizes para educação quilombola Educação e diversidade |
description |
Este artigo focaliza a prática pedagógica dos professores que atuam em escolas de comunidades quilombola. Toma como ponto de partida uma pesquisa realizada em escolas quilombolas situadas nos estados do Maranhão e do Piauí. A questão orientadora do estudo se expressa como: As práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores das Comunidades Quilombolas expressam a articulação com essas comunidades com o movimento da educação e diversidade? Para a realização do estudo foi definido como objetivo geral analisar a prática pedagógica desenvolvida pelos professores das escolas em Comunidades Quilombolas, tendo em vista compreender essa prática na relação com os pressupostos da didática, considerando o contexto do movimento de educação e diversidade e as diretrizes da educação quilombola. A metodologia de abordagem qualitativa envolveu 11 professores em entrevistas, grupo focal, observação participante e análise documental. Nessas escolas a prática docente busca se aproximar da cultura das comunidades em que se situam e contém elementos didáticos recomendados nas diretrizes, ou seja, o estabelecimento de relação entre o conhecimento escolar e a cultura quilombola, ainda que em atividades eventuais que estão se inserindo no projeto pedagógico das escolas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5669 10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p187-202 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5669 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2018.v27.n53.p187-202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5669/3614 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Dalva de Araújo Menezes, Pura Lúcia Oliver Martins, Joana Paulin Romanowski info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Dalva de Araújo Menezes, Pura Lúcia Oliver Martins, Joana Paulin Romanowski |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 27 n. 53 (2018): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 187-202 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v27.n53 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210956755664896 |