História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4027 |
Resumo: | Este texto se caracteriza, sobretudo, como um exercício pelo qual se tentou perceber algumas relações entre duas áreas relevantes no âmbito da educação: história da educação e políticas educacionais. Para tanto, foram escolhidos quatro artigos publicados na revista História da Educação entre 2013 e 2015, selecionados a partir do critério de inserção internacional dos seus proponentes e porque potencializam perceber a perspectiva de circulação internacional de discursos no âmbito da formulação de políticas educacionais. Por esses textos procura-se demonstrar como aquilo que estamos acostumados a dizer é resultado de uma ampla rede de relações cuja autoria não é necessariamente nacional ou, em outros termos, que aquilo que conseguimos pensar acerca das políticas educacionais é circunscrito pelos discursos que circulam internacionalmente. Assim, o texto é atravessado por uma ideia geral: a circulação de discursos que, de um modo ou de outro, tem o potencial de estruturar, fixar, delimitar, circunscrever aquilo que pode ser considerado correto e verdadeiro. O esforço foi no sentido de perceber que ideias criadas, pensadas, fundamentadas pela pesquisa, pela ciência, propostas por intelectuais, lograram visibilidade e, além de contribuir para a estruturação de todo um campo de ação denominado políticas educacionais, têm o potencial de demonstrar que a formação dos sistemas escolares nacionais emergiu a partir de um amplo leque de relações internacionais. |
id |
UNEB-3_94d5e252154473d242ca5a87a4e2b666 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4027 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursosHistória da educaçãoPolíticas educacionaisCirculação de discursosIntelectuaisEste texto se caracteriza, sobretudo, como um exercício pelo qual se tentou perceber algumas relações entre duas áreas relevantes no âmbito da educação: história da educação e políticas educacionais. Para tanto, foram escolhidos quatro artigos publicados na revista História da Educação entre 2013 e 2015, selecionados a partir do critério de inserção internacional dos seus proponentes e porque potencializam perceber a perspectiva de circulação internacional de discursos no âmbito da formulação de políticas educacionais. Por esses textos procura-se demonstrar como aquilo que estamos acostumados a dizer é resultado de uma ampla rede de relações cuja autoria não é necessariamente nacional ou, em outros termos, que aquilo que conseguimos pensar acerca das políticas educacionais é circunscrito pelos discursos que circulam internacionalmente. Assim, o texto é atravessado por uma ideia geral: a circulação de discursos que, de um modo ou de outro, tem o potencial de estruturar, fixar, delimitar, circunscrever aquilo que pode ser considerado correto e verdadeiro. O esforço foi no sentido de perceber que ideias criadas, pensadas, fundamentadas pela pesquisa, pela ciência, propostas por intelectuais, lograram visibilidade e, além de contribuir para a estruturação de todo um campo de ação denominado políticas educacionais, têm o potencial de demonstrar que a formação dos sistemas escolares nacionais emergiu a partir de um amplo leque de relações internacionais.UNEB2017-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/402710.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p157-167Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 49 (2017): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 157-1672358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v26.n49reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4027/2547Copyright (c) 2017 Claudemir Quadrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuadros, Claudemir2023-04-18T00:59:41Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4027Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:59:41Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursos |
title |
História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursos |
spellingShingle |
História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursos Quadros, Claudemir História da educação Políticas educacionais Circulação de discursos Intelectuais |
title_short |
História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursos |
title_full |
História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursos |
title_fullStr |
História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursos |
title_full_unstemmed |
História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursos |
title_sort |
História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursos |
author |
Quadros, Claudemir |
author_facet |
Quadros, Claudemir |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quadros, Claudemir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da educação Políticas educacionais Circulação de discursos Intelectuais |
topic |
História da educação Políticas educacionais Circulação de discursos Intelectuais |
description |
Este texto se caracteriza, sobretudo, como um exercício pelo qual se tentou perceber algumas relações entre duas áreas relevantes no âmbito da educação: história da educação e políticas educacionais. Para tanto, foram escolhidos quatro artigos publicados na revista História da Educação entre 2013 e 2015, selecionados a partir do critério de inserção internacional dos seus proponentes e porque potencializam perceber a perspectiva de circulação internacional de discursos no âmbito da formulação de políticas educacionais. Por esses textos procura-se demonstrar como aquilo que estamos acostumados a dizer é resultado de uma ampla rede de relações cuja autoria não é necessariamente nacional ou, em outros termos, que aquilo que conseguimos pensar acerca das políticas educacionais é circunscrito pelos discursos que circulam internacionalmente. Assim, o texto é atravessado por uma ideia geral: a circulação de discursos que, de um modo ou de outro, tem o potencial de estruturar, fixar, delimitar, circunscrever aquilo que pode ser considerado correto e verdadeiro. O esforço foi no sentido de perceber que ideias criadas, pensadas, fundamentadas pela pesquisa, pela ciência, propostas por intelectuais, lograram visibilidade e, além de contribuir para a estruturação de todo um campo de ação denominado políticas educacionais, têm o potencial de demonstrar que a formação dos sistemas escolares nacionais emergiu a partir de um amplo leque de relações internacionais. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Double-blinded peer reviewed Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4027 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p157-167 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4027 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p157-167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4027/2547 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Claudemir Quadros info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Claudemir Quadros |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 49 (2017): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 157-167 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v26.n49 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210956347768832 |