História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quadros, Claudemir
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4027
Resumo: Este texto se caracteriza, sobretudo, como um exercício pelo qual se tentou perceber algumas relações entre duas áreas relevantes no âmbito da educação: história da educação e políticas educacionais. Para tanto, foram escolhidos quatro artigos publicados na revista História da Educação entre 2013 e 2015, selecionados a partir do critério de inserção internacional dos seus proponentes e porque potencializam perceber a perspectiva de circulação internacional de discursos no âmbito da formulação de políticas educacionais. Por esses textos procura-se demonstrar como aquilo que estamos acostumados a dizer é resultado de uma ampla rede de relações cuja autoria não é necessariamente nacional ou, em outros termos, que aquilo que conseguimos pensar acerca das políticas educacionais é circunscrito pelos discursos que circulam internacionalmente. Assim, o texto é atravessado por uma ideia geral: a circulação de discursos que, de um modo ou de outro, tem o potencial de estruturar, fixar, delimitar, circunscrever aquilo que pode ser considerado correto e verdadeiro. O esforço foi no sentido de perceber que ideias criadas, pensadas, fundamentadas pela pesquisa, pela ciência, propostas por intelectuais, lograram visibilidade e, além de contribuir para a estruturação de todo um campo de ação denominado políticas educacionais, têm o potencial de demonstrar que a formação dos sistemas escolares nacionais emergiu a partir de um amplo leque de relações internacionais.
id UNEB-3_94d5e252154473d242ca5a87a4e2b666
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4027
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursosHistória da educaçãoPolíticas educacionaisCirculação de discursosIntelectuaisEste texto se caracteriza, sobretudo, como um exercício pelo qual se tentou perceber algumas relações entre duas áreas relevantes no âmbito da educação: história da educação e políticas educacionais. Para tanto, foram escolhidos quatro artigos publicados na revista História da Educação entre 2013 e 2015, selecionados a partir do critério de inserção internacional dos seus proponentes e porque potencializam perceber a perspectiva de circulação internacional de discursos no âmbito da formulação de políticas educacionais. Por esses textos procura-se demonstrar como aquilo que estamos acostumados a dizer é resultado de uma ampla rede de relações cuja autoria não é necessariamente nacional ou, em outros termos, que aquilo que conseguimos pensar acerca das políticas educacionais é circunscrito pelos discursos que circulam internacionalmente. Assim, o texto é atravessado por uma ideia geral: a circulação de discursos que, de um modo ou de outro, tem o potencial de estruturar, fixar, delimitar, circunscrever aquilo que pode ser considerado correto e verdadeiro. O esforço foi no sentido de perceber que ideias criadas, pensadas, fundamentadas pela pesquisa, pela ciência, propostas por intelectuais, lograram visibilidade e, além de contribuir para a estruturação de todo um campo de ação denominado políticas educacionais, têm o potencial de demonstrar que a formação dos sistemas escolares nacionais emergiu a partir de um amplo leque de relações internacionais.UNEB2017-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/402710.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p157-167Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 49 (2017): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 157-1672358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v26.n49reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4027/2547Copyright (c) 2017 Claudemir Quadrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessQuadros, Claudemir2023-04-18T00:59:41Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4027Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:59:41Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursos
title História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursos
spellingShingle História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursos
Quadros, Claudemir
História da educação
Políticas educacionais
Circulação de discursos
Intelectuais
title_short História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursos
title_full História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursos
title_fullStr História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursos
title_full_unstemmed História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursos
title_sort História da educação e políticas educacionais entre saberes, conhecimentos e circulação internacional de discursos
author Quadros, Claudemir
author_facet Quadros, Claudemir
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quadros, Claudemir
dc.subject.por.fl_str_mv História da educação
Políticas educacionais
Circulação de discursos
Intelectuais
topic História da educação
Políticas educacionais
Circulação de discursos
Intelectuais
description Este texto se caracteriza, sobretudo, como um exercício pelo qual se tentou perceber algumas relações entre duas áreas relevantes no âmbito da educação: história da educação e políticas educacionais. Para tanto, foram escolhidos quatro artigos publicados na revista História da Educação entre 2013 e 2015, selecionados a partir do critério de inserção internacional dos seus proponentes e porque potencializam perceber a perspectiva de circulação internacional de discursos no âmbito da formulação de políticas educacionais. Por esses textos procura-se demonstrar como aquilo que estamos acostumados a dizer é resultado de uma ampla rede de relações cuja autoria não é necessariamente nacional ou, em outros termos, que aquilo que conseguimos pensar acerca das políticas educacionais é circunscrito pelos discursos que circulam internacionalmente. Assim, o texto é atravessado por uma ideia geral: a circulação de discursos que, de um modo ou de outro, tem o potencial de estruturar, fixar, delimitar, circunscrever aquilo que pode ser considerado correto e verdadeiro. O esforço foi no sentido de perceber que ideias criadas, pensadas, fundamentadas pela pesquisa, pela ciência, propostas por intelectuais, lograram visibilidade e, além de contribuir para a estruturação de todo um campo de ação denominado políticas educacionais, têm o potencial de demonstrar que a formação dos sistemas escolares nacionais emergiu a partir de um amplo leque de relações internacionais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blinded peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4027
10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p157-167
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4027
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p157-167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4027/2547
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Claudemir Quadros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Claudemir Quadros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 49 (2017): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 157-167
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v26.n49
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956347768832