Entre significar e decifrar a escrita: a alfabetização de Ivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bortolanza, Ana Maria Esteves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Freire, Renata Teixeira Junqueira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6186
Resumo: Este artigo analisa gestos da escrita de uma criança de seis anos que frequenta o primeiro ano do Ensino Fundamental, período inicial de sua alfabetização, em 2015. Os dados coletados em uma entrevista informal fazem parte de um projeto de pesquisa institucional em andamento denominado A formação da atitude autora e leitora no processo de apropriação da escrita na educação infantil, que se estendeu aos primeiros anos do ensino fundamental, tendo como objetivo compreender como as crianças se apropriam da escrita em contextos educativos formais e informais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, realizada por meio de observações, entrevistas e experimentos pedagógicos. Neste artigo analisamos os resultados de uma entrevista com Ivo, uma criança de seis anos cujos registros escritos analisados evidenciam o paradoxo entre significar a escrita na vida e decifrar o código alfabético na escola. Conclui-se que, embora a escola alfabetize priorizando o ensino do código alfabético, portanto o aspecto externo da escrita, a criança busca apropriar-se de sua significação social, atribuindo-lhe sentidos que são construídos no entorno da família e de outros contextos.
id UNEB-3_95e544cc4119548179e1435cd3208a73
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/6186
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Entre significar e decifrar a escrita: a alfabetização de IvoLiteracyWritten cultureMeaning and senseEarly years of primary schoolAlfabetizaçãoCultura escritaSignificado e sentidoAnos iniciais do ensino fundamentalEste artigo analisa gestos da escrita de uma criança de seis anos que frequenta o primeiro ano do Ensino Fundamental, período inicial de sua alfabetização, em 2015. Os dados coletados em uma entrevista informal fazem parte de um projeto de pesquisa institucional em andamento denominado A formação da atitude autora e leitora no processo de apropriação da escrita na educação infantil, que se estendeu aos primeiros anos do ensino fundamental, tendo como objetivo compreender como as crianças se apropriam da escrita em contextos educativos formais e informais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, realizada por meio de observações, entrevistas e experimentos pedagógicos. Neste artigo analisamos os resultados de uma entrevista com Ivo, uma criança de seis anos cujos registros escritos analisados evidenciam o paradoxo entre significar a escrita na vida e decifrar o código alfabético na escola. Conclui-se que, embora a escola alfabetize priorizando o ensino do código alfabético, portanto o aspecto externo da escrita, a criança busca apropriar-se de sua significação social, atribuindo-lhe sentidos que são construídos no entorno da família e de outros contextos.UNEB2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/618610.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p139-154Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 28 n. 54 (2019): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 139-1542358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v28.n54reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6186/3945Copyright (c) 2019 Ana Maria Esteves Bortolanza, Renata Teixeira Junqueira Freireinfo:eu-repo/semantics/openAccessBortolanza, Ana Maria EstevesFreire, Renata Teixeira Junqueira2021-06-05T16:49:22Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/6186Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-06-05T16:49:22Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre significar e decifrar a escrita: a alfabetização de Ivo
title Entre significar e decifrar a escrita: a alfabetização de Ivo
spellingShingle Entre significar e decifrar a escrita: a alfabetização de Ivo
Bortolanza, Ana Maria Esteves
Literacy
Written culture
Meaning and sense
Early years of primary school
Alfabetização
Cultura escrita
Significado e sentido
Anos iniciais do ensino fundamental
title_short Entre significar e decifrar a escrita: a alfabetização de Ivo
title_full Entre significar e decifrar a escrita: a alfabetização de Ivo
title_fullStr Entre significar e decifrar a escrita: a alfabetização de Ivo
title_full_unstemmed Entre significar e decifrar a escrita: a alfabetização de Ivo
title_sort Entre significar e decifrar a escrita: a alfabetização de Ivo
author Bortolanza, Ana Maria Esteves
author_facet Bortolanza, Ana Maria Esteves
Freire, Renata Teixeira Junqueira
author_role author
author2 Freire, Renata Teixeira Junqueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bortolanza, Ana Maria Esteves
Freire, Renata Teixeira Junqueira
dc.subject.por.fl_str_mv Literacy
Written culture
Meaning and sense
Early years of primary school
Alfabetização
Cultura escrita
Significado e sentido
Anos iniciais do ensino fundamental
topic Literacy
Written culture
Meaning and sense
Early years of primary school
Alfabetização
Cultura escrita
Significado e sentido
Anos iniciais do ensino fundamental
description Este artigo analisa gestos da escrita de uma criança de seis anos que frequenta o primeiro ano do Ensino Fundamental, período inicial de sua alfabetização, em 2015. Os dados coletados em uma entrevista informal fazem parte de um projeto de pesquisa institucional em andamento denominado A formação da atitude autora e leitora no processo de apropriação da escrita na educação infantil, que se estendeu aos primeiros anos do ensino fundamental, tendo como objetivo compreender como as crianças se apropriam da escrita em contextos educativos formais e informais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, realizada por meio de observações, entrevistas e experimentos pedagógicos. Neste artigo analisamos os resultados de uma entrevista com Ivo, uma criança de seis anos cujos registros escritos analisados evidenciam o paradoxo entre significar a escrita na vida e decifrar o código alfabético na escola. Conclui-se que, embora a escola alfabetize priorizando o ensino do código alfabético, portanto o aspecto externo da escrita, a criança busca apropriar-se de sua significação social, atribuindo-lhe sentidos que são construídos no entorno da família e de outros contextos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6186
10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p139-154
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6186
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p139-154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6186/3945
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ana Maria Esteves Bortolanza, Renata Teixeira Junqueira Freire
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ana Maria Esteves Bortolanza, Renata Teixeira Junqueira Freire
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 28 n. 54 (2019): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 139-154
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v28.n54
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956782927872