Entre significar e decifrar a escrita: a alfabetização de Ivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6186 |
Resumo: | Este artigo analisa gestos da escrita de uma criança de seis anos que frequenta o primeiro ano do Ensino Fundamental, período inicial de sua alfabetização, em 2015. Os dados coletados em uma entrevista informal fazem parte de um projeto de pesquisa institucional em andamento denominado A formação da atitude autora e leitora no processo de apropriação da escrita na educação infantil, que se estendeu aos primeiros anos do ensino fundamental, tendo como objetivo compreender como as crianças se apropriam da escrita em contextos educativos formais e informais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, realizada por meio de observações, entrevistas e experimentos pedagógicos. Neste artigo analisamos os resultados de uma entrevista com Ivo, uma criança de seis anos cujos registros escritos analisados evidenciam o paradoxo entre significar a escrita na vida e decifrar o código alfabético na escola. Conclui-se que, embora a escola alfabetize priorizando o ensino do código alfabético, portanto o aspecto externo da escrita, a criança busca apropriar-se de sua significação social, atribuindo-lhe sentidos que são construídos no entorno da família e de outros contextos. |
id |
UNEB-3_95e544cc4119548179e1435cd3208a73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/6186 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Entre significar e decifrar a escrita: a alfabetização de IvoLiteracyWritten cultureMeaning and senseEarly years of primary schoolAlfabetizaçãoCultura escritaSignificado e sentidoAnos iniciais do ensino fundamentalEste artigo analisa gestos da escrita de uma criança de seis anos que frequenta o primeiro ano do Ensino Fundamental, período inicial de sua alfabetização, em 2015. Os dados coletados em uma entrevista informal fazem parte de um projeto de pesquisa institucional em andamento denominado A formação da atitude autora e leitora no processo de apropriação da escrita na educação infantil, que se estendeu aos primeiros anos do ensino fundamental, tendo como objetivo compreender como as crianças se apropriam da escrita em contextos educativos formais e informais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, realizada por meio de observações, entrevistas e experimentos pedagógicos. Neste artigo analisamos os resultados de uma entrevista com Ivo, uma criança de seis anos cujos registros escritos analisados evidenciam o paradoxo entre significar a escrita na vida e decifrar o código alfabético na escola. Conclui-se que, embora a escola alfabetize priorizando o ensino do código alfabético, portanto o aspecto externo da escrita, a criança busca apropriar-se de sua significação social, atribuindo-lhe sentidos que são construídos no entorno da família e de outros contextos.UNEB2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/618610.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p139-154Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 28 n. 54 (2019): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 139-1542358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v28.n54reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6186/3945Copyright (c) 2019 Ana Maria Esteves Bortolanza, Renata Teixeira Junqueira Freireinfo:eu-repo/semantics/openAccessBortolanza, Ana Maria EstevesFreire, Renata Teixeira Junqueira2021-06-05T16:49:22Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/6186Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-06-05T16:49:22Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre significar e decifrar a escrita: a alfabetização de Ivo |
title |
Entre significar e decifrar a escrita: a alfabetização de Ivo |
spellingShingle |
Entre significar e decifrar a escrita: a alfabetização de Ivo Bortolanza, Ana Maria Esteves Literacy Written culture Meaning and sense Early years of primary school Alfabetização Cultura escrita Significado e sentido Anos iniciais do ensino fundamental |
title_short |
Entre significar e decifrar a escrita: a alfabetização de Ivo |
title_full |
Entre significar e decifrar a escrita: a alfabetização de Ivo |
title_fullStr |
Entre significar e decifrar a escrita: a alfabetização de Ivo |
title_full_unstemmed |
Entre significar e decifrar a escrita: a alfabetização de Ivo |
title_sort |
Entre significar e decifrar a escrita: a alfabetização de Ivo |
author |
Bortolanza, Ana Maria Esteves |
author_facet |
Bortolanza, Ana Maria Esteves Freire, Renata Teixeira Junqueira |
author_role |
author |
author2 |
Freire, Renata Teixeira Junqueira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bortolanza, Ana Maria Esteves Freire, Renata Teixeira Junqueira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacy Written culture Meaning and sense Early years of primary school Alfabetização Cultura escrita Significado e sentido Anos iniciais do ensino fundamental |
topic |
Literacy Written culture Meaning and sense Early years of primary school Alfabetização Cultura escrita Significado e sentido Anos iniciais do ensino fundamental |
description |
Este artigo analisa gestos da escrita de uma criança de seis anos que frequenta o primeiro ano do Ensino Fundamental, período inicial de sua alfabetização, em 2015. Os dados coletados em uma entrevista informal fazem parte de um projeto de pesquisa institucional em andamento denominado A formação da atitude autora e leitora no processo de apropriação da escrita na educação infantil, que se estendeu aos primeiros anos do ensino fundamental, tendo como objetivo compreender como as crianças se apropriam da escrita em contextos educativos formais e informais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter etnográfico, realizada por meio de observações, entrevistas e experimentos pedagógicos. Neste artigo analisamos os resultados de uma entrevista com Ivo, uma criança de seis anos cujos registros escritos analisados evidenciam o paradoxo entre significar a escrita na vida e decifrar o código alfabético na escola. Conclui-se que, embora a escola alfabetize priorizando o ensino do código alfabético, portanto o aspecto externo da escrita, a criança busca apropriar-se de sua significação social, atribuindo-lhe sentidos que são construídos no entorno da família e de outros contextos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6186 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p139-154 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6186 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n54.p139-154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/6186/3945 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ana Maria Esteves Bortolanza, Renata Teixeira Junqueira Freire info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ana Maria Esteves Bortolanza, Renata Teixeira Junqueira Freire |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 28 n. 54 (2019): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 139-154 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v28.n54 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210956782927872 |