Educação do campo e seus reflexos no contexto amapaense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pantoja, Leandro de Freitas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Custódio, Elivaldo Serrão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9347
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo trazer reflexões acerca da educação do campo e seus reflexos no contexto amapaense, mais precisamente sobre o Distrito do Anauerapucu localizado na zona rural de Santana-AP, com destaque para a Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho. A investigação orientou-se no paradigma qualitativo, através do método de abordagem indutiva, bem como através de pesquisa bibliográfica e documental. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram observações in situ, registros fotográficos e diálogos informais - alunos, professores e moradores locais mais antigos - como forma de investigação. Os resultados revelam certo distanciamento entre o discurso, teorias e ações no espaço escolar. As questões que norteiam o debate sobre Educação do Campo não têm ecoado no seio da comunidade, assim como há uma extrema necessidade de fomento de políticas públicas na formação continuada de professores, estrutura física adequada, bem como material didático específico.
id UNEB-3_965cd234ed1ef2f2d70189acb463bc46
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9347
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Educação do campo e seus reflexos no contexto amapaenseEducação do campo. Distrito de Anauerapucu em Santana-AP. Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho.O presente trabalho tem por objetivo trazer reflexões acerca da educação do campo e seus reflexos no contexto amapaense, mais precisamente sobre o Distrito do Anauerapucu localizado na zona rural de Santana-AP, com destaque para a Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho. A investigação orientou-se no paradigma qualitativo, através do método de abordagem indutiva, bem como através de pesquisa bibliográfica e documental. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram observações in situ, registros fotográficos e diálogos informais - alunos, professores e moradores locais mais antigos - como forma de investigação. Os resultados revelam certo distanciamento entre o discurso, teorias e ações no espaço escolar. As questões que norteiam o debate sobre Educação do Campo não têm ecoado no seio da comunidade, assim como há uma extrema necessidade de fomento de políticas públicas na formação continuada de professores, estrutura física adequada, bem como material didático específico.UNEB2021-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDouble-blinded peer reviewedAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/934710.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p286-303Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 30 n. 64 (2021): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 286-3032358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v30.n64reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9347/8985Copyright (c) 2021 Leandro de Freitas Pantoja, Elivaldo Serrão Custódioinfo:eu-repo/semantics/openAccessPantoja, Leandro de FreitasCustódio, Elivaldo Serrão2022-02-18T00:34:34Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9347Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-02-18T00:34:34Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação do campo e seus reflexos no contexto amapaense
title Educação do campo e seus reflexos no contexto amapaense
spellingShingle Educação do campo e seus reflexos no contexto amapaense
Pantoja, Leandro de Freitas
Educação do campo. Distrito de Anauerapucu em Santana-AP. Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho.
title_short Educação do campo e seus reflexos no contexto amapaense
title_full Educação do campo e seus reflexos no contexto amapaense
title_fullStr Educação do campo e seus reflexos no contexto amapaense
title_full_unstemmed Educação do campo e seus reflexos no contexto amapaense
title_sort Educação do campo e seus reflexos no contexto amapaense
author Pantoja, Leandro de Freitas
author_facet Pantoja, Leandro de Freitas
Custódio, Elivaldo Serrão
author_role author
author2 Custódio, Elivaldo Serrão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pantoja, Leandro de Freitas
Custódio, Elivaldo Serrão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo. Distrito de Anauerapucu em Santana-AP. Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho.
topic Educação do campo. Distrito de Anauerapucu em Santana-AP. Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho.
description O presente trabalho tem por objetivo trazer reflexões acerca da educação do campo e seus reflexos no contexto amapaense, mais precisamente sobre o Distrito do Anauerapucu localizado na zona rural de Santana-AP, com destaque para a Escola Estadual Francisco de Oliveira Filho. A investigação orientou-se no paradigma qualitativo, através do método de abordagem indutiva, bem como através de pesquisa bibliográfica e documental. As técnicas utilizadas para coleta de dados foram observações in situ, registros fotográficos e diálogos informais - alunos, professores e moradores locais mais antigos - como forma de investigação. Os resultados revelam certo distanciamento entre o discurso, teorias e ações no espaço escolar. As questões que norteiam o debate sobre Educação do Campo não têm ecoado no seio da comunidade, assim como há uma extrema necessidade de fomento de políticas públicas na formação continuada de professores, estrutura física adequada, bem como material didático específico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Double-blinded peer reviewed
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9347
10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p286-303
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9347
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p286-303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9347/8985
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Leandro de Freitas Pantoja, Elivaldo Serrão Custódio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Leandro de Freitas Pantoja, Elivaldo Serrão Custódio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 30 n. 64 (2021): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 286-303
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v30.n64
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210957274710016