APRESENTAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Schlindwein, Luciane Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8264
Resumo: É com grande satisfação que apresentamos o dossiê Educação Básica: Processos de Formação Docente, neste número 57 da Revista da FAEEBA, Educação e Contemporaneidade. Trata-se de um dossiê que expressa pesquisas de duas redes de pesquisa, aproximando estudos de diferentes regiões brasileiras. Os autores e autoras, pesquisadores no campo da formação de professores, engajam-se na Rede Interinstitucional de Pesquisadores em Formação e Prática Docente (RIPEFOR) e na Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad), redes que vêm se consolidando como espaços de discussões ampliadas no campo da formação e prática docente. A essas redes se somam pesquisadores que contribuem com artigos que ampliam e aprofundam a discussão em torno dos processos de formação de professores da educação básica. A finalidade é cooperar com as propostas para a melhoria da formação docente, refletindo na atuação desses professores na educação básica. Os artigos expressam pesquisas sobre a formação de professores que atuam nas escolas da educação básica no contexto nacional e internacional, em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. As pesquisas sobre formação e práticas de docentes requerem contínuo debate e proposição de ações que possam atender às demandas institucionais e de desenvolvimento profissional docente. O contexto atual requer um fortalecimento das instâncias de organização no campo da pesquisa inseridas no cenário das políticas públicas de formação.
id UNEB-3_9b951c5a95dfca5b31660d2e74d214e7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/8264
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling APRESENTAÇÃOÉ com grande satisfação que apresentamos o dossiê Educação Básica: Processos de Formação Docente, neste número 57 da Revista da FAEEBA, Educação e Contemporaneidade. Trata-se de um dossiê que expressa pesquisas de duas redes de pesquisa, aproximando estudos de diferentes regiões brasileiras. Os autores e autoras, pesquisadores no campo da formação de professores, engajam-se na Rede Interinstitucional de Pesquisadores em Formação e Prática Docente (RIPEFOR) e na Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad), redes que vêm se consolidando como espaços de discussões ampliadas no campo da formação e prática docente. A essas redes se somam pesquisadores que contribuem com artigos que ampliam e aprofundam a discussão em torno dos processos de formação de professores da educação básica. A finalidade é cooperar com as propostas para a melhoria da formação docente, refletindo na atuação desses professores na educação básica. Os artigos expressam pesquisas sobre a formação de professores que atuam nas escolas da educação básica no contexto nacional e internacional, em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. As pesquisas sobre formação e práticas de docentes requerem contínuo debate e proposição de ações que possam atender às demandas institucionais e de desenvolvimento profissional docente. O contexto atual requer um fortalecimento das instâncias de organização no campo da pesquisa inseridas no cenário das políticas públicas de formação.UNEB2020-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/826410.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p12-14Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 57 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 12-142358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n57reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8264/5326Copyright (c) 2020 Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Luciane Maria Schlindweininfo:eu-repo/semantics/openAccessRios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoSchlindwein, Luciane Maria2021-06-05T16:48:27Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/8264Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-06-05T16:48:27Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv APRESENTAÇÃO
title APRESENTAÇÃO
spellingShingle APRESENTAÇÃO
Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
title_short APRESENTAÇÃO
title_full APRESENTAÇÃO
title_fullStr APRESENTAÇÃO
title_full_unstemmed APRESENTAÇÃO
title_sort APRESENTAÇÃO
author Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
author_facet Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
Schlindwein, Luciane Maria
author_role author
author2 Schlindwein, Luciane Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco
Schlindwein, Luciane Maria
description É com grande satisfação que apresentamos o dossiê Educação Básica: Processos de Formação Docente, neste número 57 da Revista da FAEEBA, Educação e Contemporaneidade. Trata-se de um dossiê que expressa pesquisas de duas redes de pesquisa, aproximando estudos de diferentes regiões brasileiras. Os autores e autoras, pesquisadores no campo da formação de professores, engajam-se na Rede Interinstitucional de Pesquisadores em Formação e Prática Docente (RIPEFOR) e na Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad), redes que vêm se consolidando como espaços de discussões ampliadas no campo da formação e prática docente. A essas redes se somam pesquisadores que contribuem com artigos que ampliam e aprofundam a discussão em torno dos processos de formação de professores da educação básica. A finalidade é cooperar com as propostas para a melhoria da formação docente, refletindo na atuação desses professores na educação básica. Os artigos expressam pesquisas sobre a formação de professores que atuam nas escolas da educação básica no contexto nacional e internacional, em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. As pesquisas sobre formação e práticas de docentes requerem contínuo debate e proposição de ações que possam atender às demandas institucionais e de desenvolvimento profissional docente. O contexto atual requer um fortalecimento das instâncias de organização no campo da pesquisa inseridas no cenário das políticas públicas de formação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8264
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p12-14
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8264
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n57.p12-14
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8264/5326
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Luciane Maria Schlindwein
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios, Luciane Maria Schlindwein
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 57 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 12-14
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v29.n57
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210957218086912