Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roggero, Rosemary
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rocha, Aline Sarmento Coura, Silva Filho, Geuid Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4284
Resumo: O presente trabalho aborda as políticas educativas de inclusão no âmbito do ensino médio e superior, no período de 2003 a 2014. O problema de investigação consiste em saber qual a resposta brasileira às recomendações internacionais em relação à inclusão de parcelas da população jovem no ensino médio e superior. O objetivo é analisar a influência das recomen-dações dos organismos internacionais sobre as políticas educacionais para os ensinos médio e superior brasileiros, na perspectiva de inclusão dos jovens em processos de escolarização e profissionalização. Para isto, realizamos um recorte histórico das políticas educacionais para os ensinos médio e superior nos governos de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2014); analisamos os principais documentos com recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e o ensino superior; e investigamos a influência das recomendações dos organismos internacionais sobre essas políticas educacionais,bem como a resposta a essas recomendações. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental. Adotamos como referencial teórico a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt
id UNEB-3_a4b8067315286bf25b5461fcce5ae0ff
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4284
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no BrasilPolíticas educativasEnsino médio e ensino superiorOrganismos internacionaisO presente trabalho aborda as políticas educativas de inclusão no âmbito do ensino médio e superior, no período de 2003 a 2014. O problema de investigação consiste em saber qual a resposta brasileira às recomendações internacionais em relação à inclusão de parcelas da população jovem no ensino médio e superior. O objetivo é analisar a influência das recomen-dações dos organismos internacionais sobre as políticas educacionais para os ensinos médio e superior brasileiros, na perspectiva de inclusão dos jovens em processos de escolarização e profissionalização. Para isto, realizamos um recorte histórico das políticas educacionais para os ensinos médio e superior nos governos de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2014); analisamos os principais documentos com recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e o ensino superior; e investigamos a influência das recomendações dos organismos internacionais sobre essas políticas educacionais,bem como a resposta a essas recomendações. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental. Adotamos como referencial teórico a Teoria Crítica da Escola de FrankfurtUNEB2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/428410.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p241-252Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 50 (2017): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 241-2522358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v26.n50reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4284/2681Copyright (c) 2017 Rosemary Roggero, Aline Sarmento Coura Rocha, Geuid Cavalcante Silva Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoggero, RosemaryRocha, Aline Sarmento CouraSilva Filho, Geuid Cavalcante2023-04-18T00:55:36Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4284Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:55:36Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no Brasil
title Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no Brasil
spellingShingle Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no Brasil
Roggero, Rosemary
Políticas educativas
Ensino médio e ensino superior
Organismos internacionais
title_short Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no Brasil
title_full Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no Brasil
title_fullStr Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no Brasil
title_full_unstemmed Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no Brasil
title_sort Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no Brasil
author Roggero, Rosemary
author_facet Roggero, Rosemary
Rocha, Aline Sarmento Coura
Silva Filho, Geuid Cavalcante
author_role author
author2 Rocha, Aline Sarmento Coura
Silva Filho, Geuid Cavalcante
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Roggero, Rosemary
Rocha, Aline Sarmento Coura
Silva Filho, Geuid Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas educativas
Ensino médio e ensino superior
Organismos internacionais
topic Políticas educativas
Ensino médio e ensino superior
Organismos internacionais
description O presente trabalho aborda as políticas educativas de inclusão no âmbito do ensino médio e superior, no período de 2003 a 2014. O problema de investigação consiste em saber qual a resposta brasileira às recomendações internacionais em relação à inclusão de parcelas da população jovem no ensino médio e superior. O objetivo é analisar a influência das recomen-dações dos organismos internacionais sobre as políticas educacionais para os ensinos médio e superior brasileiros, na perspectiva de inclusão dos jovens em processos de escolarização e profissionalização. Para isto, realizamos um recorte histórico das políticas educacionais para os ensinos médio e superior nos governos de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2014); analisamos os principais documentos com recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e o ensino superior; e investigamos a influência das recomendações dos organismos internacionais sobre essas políticas educacionais,bem como a resposta a essas recomendações. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental. Adotamos como referencial teórico a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4284
10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p241-252
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4284
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p241-252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4284/2681
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Rosemary Roggero, Aline Sarmento Coura Rocha, Geuid Cavalcante Silva Filho
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Rosemary Roggero, Aline Sarmento Coura Rocha, Geuid Cavalcante Silva Filho
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 50 (2017): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 241-252
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v26.n50
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956379226112