Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4284 |
Resumo: | O presente trabalho aborda as políticas educativas de inclusão no âmbito do ensino médio e superior, no período de 2003 a 2014. O problema de investigação consiste em saber qual a resposta brasileira às recomendações internacionais em relação à inclusão de parcelas da população jovem no ensino médio e superior. O objetivo é analisar a influência das recomen-dações dos organismos internacionais sobre as políticas educacionais para os ensinos médio e superior brasileiros, na perspectiva de inclusão dos jovens em processos de escolarização e profissionalização. Para isto, realizamos um recorte histórico das políticas educacionais para os ensinos médio e superior nos governos de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2014); analisamos os principais documentos com recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e o ensino superior; e investigamos a influência das recomendações dos organismos internacionais sobre essas políticas educacionais,bem como a resposta a essas recomendações. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental. Adotamos como referencial teórico a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt |
id |
UNEB-3_a4b8067315286bf25b5461fcce5ae0ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4284 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no BrasilPolíticas educativasEnsino médio e ensino superiorOrganismos internacionaisO presente trabalho aborda as políticas educativas de inclusão no âmbito do ensino médio e superior, no período de 2003 a 2014. O problema de investigação consiste em saber qual a resposta brasileira às recomendações internacionais em relação à inclusão de parcelas da população jovem no ensino médio e superior. O objetivo é analisar a influência das recomen-dações dos organismos internacionais sobre as políticas educacionais para os ensinos médio e superior brasileiros, na perspectiva de inclusão dos jovens em processos de escolarização e profissionalização. Para isto, realizamos um recorte histórico das políticas educacionais para os ensinos médio e superior nos governos de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2014); analisamos os principais documentos com recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e o ensino superior; e investigamos a influência das recomendações dos organismos internacionais sobre essas políticas educacionais,bem como a resposta a essas recomendações. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental. Adotamos como referencial teórico a Teoria Crítica da Escola de FrankfurtUNEB2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/428410.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p241-252Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 50 (2017): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 241-2522358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v26.n50reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4284/2681Copyright (c) 2017 Rosemary Roggero, Aline Sarmento Coura Rocha, Geuid Cavalcante Silva Filhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRoggero, RosemaryRocha, Aline Sarmento CouraSilva Filho, Geuid Cavalcante2023-04-18T00:55:36Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4284Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:55:36Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no Brasil |
title |
Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no Brasil |
spellingShingle |
Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no Brasil Roggero, Rosemary Políticas educativas Ensino médio e ensino superior Organismos internacionais |
title_short |
Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no Brasil |
title_full |
Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no Brasil |
title_fullStr |
Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no Brasil |
title_full_unstemmed |
Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no Brasil |
title_sort |
Políticas de inclusão e as recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e superior no Brasil |
author |
Roggero, Rosemary |
author_facet |
Roggero, Rosemary Rocha, Aline Sarmento Coura Silva Filho, Geuid Cavalcante |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Aline Sarmento Coura Silva Filho, Geuid Cavalcante |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Roggero, Rosemary Rocha, Aline Sarmento Coura Silva Filho, Geuid Cavalcante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas educativas Ensino médio e ensino superior Organismos internacionais |
topic |
Políticas educativas Ensino médio e ensino superior Organismos internacionais |
description |
O presente trabalho aborda as políticas educativas de inclusão no âmbito do ensino médio e superior, no período de 2003 a 2014. O problema de investigação consiste em saber qual a resposta brasileira às recomendações internacionais em relação à inclusão de parcelas da população jovem no ensino médio e superior. O objetivo é analisar a influência das recomen-dações dos organismos internacionais sobre as políticas educacionais para os ensinos médio e superior brasileiros, na perspectiva de inclusão dos jovens em processos de escolarização e profissionalização. Para isto, realizamos um recorte histórico das políticas educacionais para os ensinos médio e superior nos governos de Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2014); analisamos os principais documentos com recomendações dos organismos internacionais para o ensino médio e o ensino superior; e investigamos a influência das recomendações dos organismos internacionais sobre essas políticas educacionais,bem como a resposta a essas recomendações. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental. Adotamos como referencial teórico a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4284 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p241-252 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4284 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p241-252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4284/2681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Rosemary Roggero, Aline Sarmento Coura Rocha, Geuid Cavalcante Silva Filho info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Rosemary Roggero, Aline Sarmento Coura Rocha, Geuid Cavalcante Silva Filho |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 50 (2017): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 241-252 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v26.n50 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210956379226112 |