O ENSINO NUMA ESCOLA PLURAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1037 |
Resumo: | É inegável que a educação inter/multicultural tem vindo a ganhar uma importância cada vez maior devido, em parte, ao próprio fenômeno do racismo na Europa, que tem sido, no nosso entender, provocado pelas políticas de imigração mal reguladas e não integradoras, em parte derivadas da própria lógica cega de mercado associada ao fenômeno da globalização. A mudança que a escola confronta é correlativa da mudança em curso nas sociedades ocidentais – a passagem de sociedades de figurino predominantemente nacional e relativamente estáveis na sua fisionomia sociocultural da primeira metade do século XX, às sociedades características do pós anos 1960, crescentemente multiculturais e multiétnicas, numa sociedade global onde as fronteiras se esbatem, onde a circulação de informação e de pessoas é uma constante, onde os níveis de bem-estar subiram, mas os fenômenos de exclusão se agravaram. |
id |
UNEB-3_a54755fc8c88214bdfa1e32604089d4b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1037 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO NUMA ESCOLA PLURALFormação de professoresMulticulturalismoFormação pluralÉ inegável que a educação inter/multicultural tem vindo a ganhar uma importância cada vez maior devido, em parte, ao próprio fenômeno do racismo na Europa, que tem sido, no nosso entender, provocado pelas políticas de imigração mal reguladas e não integradoras, em parte derivadas da própria lógica cega de mercado associada ao fenômeno da globalização. A mudança que a escola confronta é correlativa da mudança em curso nas sociedades ocidentais – a passagem de sociedades de figurino predominantemente nacional e relativamente estáveis na sua fisionomia sociocultural da primeira metade do século XX, às sociedades características do pós anos 1960, crescentemente multiculturais e multiétnicas, numa sociedade global onde as fronteiras se esbatem, onde a circulação de informação e de pessoas é uma constante, onde os níveis de bem-estar subiram, mas os fenômenos de exclusão se agravaram.UNEB2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/103710.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p153-162Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 153-1622358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v23.n42reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1037/715Copyright (c) 2022 Miguel Corrêa Monteiro (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Miguel Corrêa2022-02-11T17:51:31Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1037Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-02-11T17:51:31Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO NUMA ESCOLA PLURAL |
title |
O ENSINO NUMA ESCOLA PLURAL |
spellingShingle |
O ENSINO NUMA ESCOLA PLURAL Monteiro, Miguel Corrêa Formação de professores Multiculturalismo Formação plural |
title_short |
O ENSINO NUMA ESCOLA PLURAL |
title_full |
O ENSINO NUMA ESCOLA PLURAL |
title_fullStr |
O ENSINO NUMA ESCOLA PLURAL |
title_full_unstemmed |
O ENSINO NUMA ESCOLA PLURAL |
title_sort |
O ENSINO NUMA ESCOLA PLURAL |
author |
Monteiro, Miguel Corrêa |
author_facet |
Monteiro, Miguel Corrêa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Miguel Corrêa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Multiculturalismo Formação plural |
topic |
Formação de professores Multiculturalismo Formação plural |
description |
É inegável que a educação inter/multicultural tem vindo a ganhar uma importância cada vez maior devido, em parte, ao próprio fenômeno do racismo na Europa, que tem sido, no nosso entender, provocado pelas políticas de imigração mal reguladas e não integradoras, em parte derivadas da própria lógica cega de mercado associada ao fenômeno da globalização. A mudança que a escola confronta é correlativa da mudança em curso nas sociedades ocidentais – a passagem de sociedades de figurino predominantemente nacional e relativamente estáveis na sua fisionomia sociocultural da primeira metade do século XX, às sociedades características do pós anos 1960, crescentemente multiculturais e multiétnicas, numa sociedade global onde as fronteiras se esbatem, onde a circulação de informação e de pessoas é uma constante, onde os níveis de bem-estar subiram, mas os fenômenos de exclusão se agravaram. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1037 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p153-162 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1037 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p153-162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1037/715 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Miguel Corrêa Monteiro (Autor) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Miguel Corrêa Monteiro (Autor) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 153-162 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v23.n42 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955951407104 |