O ENSINO NUMA ESCOLA PLURAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Miguel Corrêa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1037
Resumo: É inegável que a educação inter/multicultural tem vindo a ganhar uma importância cada vez maior devido, em parte, ao próprio fenômeno do racismo na Europa, que tem sido, no nosso entender, provocado pelas políticas de imigração mal reguladas e não integradoras, em parte derivadas da própria lógica cega de mercado associada ao fenômeno da globalização. A mudança que a escola confronta é correlativa da mudança em curso nas sociedades ocidentais – a passagem de sociedades de figurino predominantemente nacional e relativamente estáveis na sua fisionomia sociocultural da primeira metade do século XX, às sociedades características do pós anos 1960, crescentemente multiculturais e multiétnicas, numa sociedade global onde as fronteiras se esbatem, onde a circulação de informação e de pessoas é uma constante, onde os níveis de bem-estar subiram, mas os fenômenos de exclusão se agravaram.
id UNEB-3_a54755fc8c88214bdfa1e32604089d4b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1037
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling O ENSINO NUMA ESCOLA PLURALFormação de professoresMulticulturalismoFormação pluralÉ inegável que a educação inter/multicultural tem vindo a ganhar uma importância cada vez maior devido, em parte, ao próprio fenômeno do racismo na Europa, que tem sido, no nosso entender, provocado pelas políticas de imigração mal reguladas e não integradoras, em parte derivadas da própria lógica cega de mercado associada ao fenômeno da globalização. A mudança que a escola confronta é correlativa da mudança em curso nas sociedades ocidentais – a passagem de sociedades de figurino predominantemente nacional e relativamente estáveis na sua fisionomia sociocultural da primeira metade do século XX, às sociedades características do pós anos 1960, crescentemente multiculturais e multiétnicas, numa sociedade global onde as fronteiras se esbatem, onde a circulação de informação e de pessoas é uma constante, onde os níveis de bem-estar subiram, mas os fenômenos de exclusão se agravaram.UNEB2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/103710.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p153-162Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 153-1622358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v23.n42reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1037/715Copyright (c) 2022 Miguel Corrêa Monteiro (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Miguel Corrêa2022-02-11T17:51:31Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1037Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-02-11T17:51:31Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO NUMA ESCOLA PLURAL
title O ENSINO NUMA ESCOLA PLURAL
spellingShingle O ENSINO NUMA ESCOLA PLURAL
Monteiro, Miguel Corrêa
Formação de professores
Multiculturalismo
Formação plural
title_short O ENSINO NUMA ESCOLA PLURAL
title_full O ENSINO NUMA ESCOLA PLURAL
title_fullStr O ENSINO NUMA ESCOLA PLURAL
title_full_unstemmed O ENSINO NUMA ESCOLA PLURAL
title_sort O ENSINO NUMA ESCOLA PLURAL
author Monteiro, Miguel Corrêa
author_facet Monteiro, Miguel Corrêa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Miguel Corrêa
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Multiculturalismo
Formação plural
topic Formação de professores
Multiculturalismo
Formação plural
description É inegável que a educação inter/multicultural tem vindo a ganhar uma importância cada vez maior devido, em parte, ao próprio fenômeno do racismo na Europa, que tem sido, no nosso entender, provocado pelas políticas de imigração mal reguladas e não integradoras, em parte derivadas da própria lógica cega de mercado associada ao fenômeno da globalização. A mudança que a escola confronta é correlativa da mudança em curso nas sociedades ocidentais – a passagem de sociedades de figurino predominantemente nacional e relativamente estáveis na sua fisionomia sociocultural da primeira metade do século XX, às sociedades características do pós anos 1960, crescentemente multiculturais e multiétnicas, numa sociedade global onde as fronteiras se esbatem, onde a circulação de informação e de pessoas é uma constante, onde os níveis de bem-estar subiram, mas os fenômenos de exclusão se agravaram.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1037
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p153-162
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1037
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p153-162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1037/715
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Miguel Corrêa Monteiro (Autor)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Miguel Corrêa Monteiro (Autor)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 153-162
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v23.n42
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955951407104