Apresentação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Adailton Ferreira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, Luciano Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/321
Resumo: No ano em que completa seu 21º aniversário, a Revista da FAEEBA oferece ao público esta edição de número 39, dedicada à interface de Educação e Filosofia, justo quando tramita o projeto de criação do Curso de Graduação em Filosofia no CampusI da UNEB, com o que a nossa Universidade afinal se junta às outras quatro universidades públicas baianas que já dão abrigo à Coruja em seus domínios.Além de pôr fim a uma decisão arbitrária perpetrada pelo Regime Militar, a retomadada obrigatoriedade da Filosofia no Ensino Médio nos anos 2000, aliada à franca expansão da abertura de cursos universitários de Filosofia em instituições públicas e privadas, sinaliza para a sociedade brasileira a possibilidade de uma virada histórica,caso a oportunidade seja bem aproveitada.Com efeito, mais do que prover um amplo repertório de matrizes conceituais que estão na base da construção das ciências nas mais diversas áreas – o que não épouco –, a Filosofia compromete o educando de todos os níveis com uma exigência epistemológica irrecusável: a de submeter o conjunto de seus saberes a uma profunda apropriação reflexiva e rigorosa justificação argumentativa. Sem esse apurado crivo reflexivo, o cabedal informativo a que se tem acesso pode vir a depositar-se na zona morta das falsas certezas e das “meias verdades”, ensejando a indesejada proliferaçãode sujeitos institucionalmente capitalizados e pedagogicamente mal formados. Nesse sentido de educação do pensar e para o pensar, a Filosofia é não somente condição propedêutica da Educação, mas garantia de seu próprio escopo. Nesses tempos em que as instituições de ensino são pressionadas a se converterem em bancos de dadosa serviço de demandas mercadológicas, tal exigência inscrita no labor filosófico transcende sua relevância educacional e ganha status de imperativo civilizatório.
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