ENSINAR E APRENER: DO UNIVERSO AO ÚNICO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/654 |
Resumo: | Ensinar e aprender, desde os gregos, são uma unidade designada por um único radical:"Mantheno". Assim, constituem-se coo polo indissociáveis d uma única práxis. a práxis pedagógica.Não há, pois, dicotomia possível entre o ato de ensinar e aprender. O ensino participa da natureza do fenomen educativo, embora a educação não se reduza a esse aspecto. o seu objetivo consiste na "identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos individuos da especie humana para que eles se tornem humanos e, de outro lado e concomitantemente, à descoberta das formas mas adequadas para atingir esse objetivo". |
id |
UNEB-3_bcb2336c9f556aa44952df0ae08be674 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/654 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINAR E APRENER: DO UNIVERSO AO ÚNICOEnsinar e aprender, desde os gregos, são uma unidade designada por um único radical:"Mantheno". Assim, constituem-se coo polo indissociáveis d uma única práxis. a práxis pedagógica.Não há, pois, dicotomia possível entre o ato de ensinar e aprender. O ensino participa da natureza do fenomen educativo, embora a educação não se reduza a esse aspecto. o seu objetivo consiste na "identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos individuos da especie humana para que eles se tornem humanos e, de outro lado e concomitantemente, à descoberta das formas mas adequadas para atingir esse objetivo".UNEB2014-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/65410.21879/faeeba2358-0194.1993.v2.n2.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 2 n. 2 (1993): Revista da FAEEBA2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v2.n2reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/654/491Teixeira, Cristina Maria d'Avilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:36:48Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/654Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:36:48Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINAR E APRENER: DO UNIVERSO AO ÚNICO |
title |
ENSINAR E APRENER: DO UNIVERSO AO ÚNICO |
spellingShingle |
ENSINAR E APRENER: DO UNIVERSO AO ÚNICO Teixeira, Cristina Maria d'Avila |
title_short |
ENSINAR E APRENER: DO UNIVERSO AO ÚNICO |
title_full |
ENSINAR E APRENER: DO UNIVERSO AO ÚNICO |
title_fullStr |
ENSINAR E APRENER: DO UNIVERSO AO ÚNICO |
title_full_unstemmed |
ENSINAR E APRENER: DO UNIVERSO AO ÚNICO |
title_sort |
ENSINAR E APRENER: DO UNIVERSO AO ÚNICO |
author |
Teixeira, Cristina Maria d'Avila |
author_facet |
Teixeira, Cristina Maria d'Avila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Cristina Maria d'Avila |
description |
Ensinar e aprender, desde os gregos, são uma unidade designada por um único radical:"Mantheno". Assim, constituem-se coo polo indissociáveis d uma única práxis. a práxis pedagógica.Não há, pois, dicotomia possível entre o ato de ensinar e aprender. O ensino participa da natureza do fenomen educativo, embora a educação não se reduza a esse aspecto. o seu objetivo consiste na "identificação dos elementos culturais que precisam ser assimilados pelos individuos da especie humana para que eles se tornem humanos e, de outro lado e concomitantemente, à descoberta das formas mas adequadas para atingir esse objetivo". |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/654 10.21879/faeeba2358-0194.1993.v2.n2.p%p |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/654 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.1993.v2.n2.p%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/654/491 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 2 n. 2 (1993): Revista da FAEEBA 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v2.n2 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955887443968 |