Interculturalidade no ensino de ciências : uma revisão sistemática de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14029 |
Resumo: | This article is theoretical in nature and aims to reflect on the importance of implementing Law 11,645/08 and the intercultural perspective in science teaching. For this, we resorted to the central arguments of epistemological pluralism and the methodology of systematic literature review called Methodi Ordinatio, to select the most recent articles on the subject, in addition to contemplating the other works presented in the literature on the subject. Thus, the article presents itself as a bibliographic portfolio, which deals with important works that deal with the teaching-learning process in science and its relationship with an intercultural perspective. |
id |
UNEB-3_d24f4bd48b34a69c1ef8d4a08a3c1f16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/14029 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Interculturalidade no ensino de ciências : uma revisão sistemática de literaturascience teachinginterculturalitysystematic literature reviewLaw 11,645/08ensino de ciênciasinterculturalidaderevisão sistemática de literaturaLei 11.645/08This article is theoretical in nature and aims to reflect on the importance of implementing Law 11,645/08 and the intercultural perspective in science teaching. For this, we resorted to the central arguments of epistemological pluralism and the methodology of systematic literature review called Methodi Ordinatio, to select the most recent articles on the subject, in addition to contemplating the other works presented in the literature on the subject. Thus, the article presents itself as a bibliographic portfolio, which deals with important works that deal with the teaching-learning process in science and its relationship with an intercultural perspective.Este artigo é de natureza teórica e tem por objetivo fazer uma reflexão acerca da importância da implementação da Lei 11.645/08 e da perspectiva intercultural no ensino de ciências. Para isso, recorreu-se aos argumentos centrais do pluralismo epistemológico e na metodologia de revisão sistemática de literatura chamada Methodi Ordinatio, para selecionar os artigos mais recentes sobre a temática, além de contemplar os demais trabalhos presentes na literatura sobre a temática. Assim, o artigo apresenta-se como um portfólio bibliográfico, que versa sobre importantes trabalhos e pesquisas que tratam sobre o processo de ensino-aprendizagem em ciências e a sua relação com a perspectiva intercultural.UNEB2022-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1402910.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p325-340Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 67 (2022): Educação, Etnogênese Indígena e Interculturalidade ; 325-3402358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v31.n67reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14029/10070Copyright (c) 2022 Jéssica Gaudêncioinfo:eu-repo/semantics/openAccessGaudêncio, Jéssica da Silva2023-02-02T18:48:33Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/14029Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-02-02T18:48:33Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interculturalidade no ensino de ciências : uma revisão sistemática de literatura |
title |
Interculturalidade no ensino de ciências : uma revisão sistemática de literatura |
spellingShingle |
Interculturalidade no ensino de ciências : uma revisão sistemática de literatura Gaudêncio, Jéssica da Silva science teaching interculturality systematic literature review Law 11,645/08 ensino de ciências interculturalidade revisão sistemática de literatura Lei 11.645/08 |
title_short |
Interculturalidade no ensino de ciências : uma revisão sistemática de literatura |
title_full |
Interculturalidade no ensino de ciências : uma revisão sistemática de literatura |
title_fullStr |
Interculturalidade no ensino de ciências : uma revisão sistemática de literatura |
title_full_unstemmed |
Interculturalidade no ensino de ciências : uma revisão sistemática de literatura |
title_sort |
Interculturalidade no ensino de ciências : uma revisão sistemática de literatura |
author |
Gaudêncio, Jéssica da Silva |
author_facet |
Gaudêncio, Jéssica da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaudêncio, Jéssica da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
science teaching interculturality systematic literature review Law 11,645/08 ensino de ciências interculturalidade revisão sistemática de literatura Lei 11.645/08 |
topic |
science teaching interculturality systematic literature review Law 11,645/08 ensino de ciências interculturalidade revisão sistemática de literatura Lei 11.645/08 |
description |
This article is theoretical in nature and aims to reflect on the importance of implementing Law 11,645/08 and the intercultural perspective in science teaching. For this, we resorted to the central arguments of epistemological pluralism and the methodology of systematic literature review called Methodi Ordinatio, to select the most recent articles on the subject, in addition to contemplating the other works presented in the literature on the subject. Thus, the article presents itself as a bibliographic portfolio, which deals with important works that deal with the teaching-learning process in science and its relationship with an intercultural perspective. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14029 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p325-340 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14029 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p325-340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14029/10070 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Jéssica Gaudêncio info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Jéssica Gaudêncio |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 67 (2022): Educação, Etnogênese Indígena e Interculturalidade ; 325-340 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v31.n67 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210958383054848 |