Interculturalidade no ensino de ciências : uma revisão sistemática de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaudêncio, Jéssica da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14029
Resumo: This article is theoretical in nature and aims to reflect on the importance of implementing Law 11,645/08 and the intercultural perspective in science teaching. For this, we resorted to the central arguments of epistemological pluralism and the methodology of systematic literature review called Methodi Ordinatio, to select the most recent articles on the subject, in addition to contemplating the other works presented in the literature on the subject. Thus, the article presents itself as a bibliographic portfolio, which deals with important works that deal with the teaching-learning process in science and its relationship with an intercultural perspective.
id UNEB-3_d24f4bd48b34a69c1ef8d4a08a3c1f16
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/14029
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Interculturalidade no ensino de ciências : uma revisão sistemática de literaturascience teachinginterculturalitysystematic literature reviewLaw 11,645/08ensino de ciênciasinterculturalidaderevisão sistemática de literaturaLei 11.645/08This article is theoretical in nature and aims to reflect on the importance of implementing Law 11,645/08 and the intercultural perspective in science teaching. For this, we resorted to the central arguments of epistemological pluralism and the methodology of systematic literature review called Methodi Ordinatio, to select the most recent articles on the subject, in addition to contemplating the other works presented in the literature on the subject. Thus, the article presents itself as a bibliographic portfolio, which deals with important works that deal with the teaching-learning process in science and its relationship with an intercultural perspective.Este artigo é de natureza teórica e tem por objetivo fazer uma reflexão acerca da importância da implementação da Lei 11.645/08 e da perspectiva intercultural no ensino de ciências. Para isso, recorreu-se aos argumentos centrais do pluralismo epistemológico e na metodologia de revisão sistemática de literatura chamada Methodi Ordinatio, para selecionar os artigos mais recentes sobre a temática, além de contemplar os demais trabalhos presentes na literatura sobre a temática. Assim, o artigo apresenta-se como um portfólio bibliográfico, que versa sobre importantes trabalhos e pesquisas que tratam sobre o processo de ensino-aprendizagem em ciências e a sua relação com a perspectiva intercultural.UNEB2022-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1402910.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p325-340Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 67 (2022): Educação, Etnogênese Indígena e Interculturalidade ; 325-3402358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v31.n67reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14029/10070Copyright (c) 2022 Jéssica Gaudêncioinfo:eu-repo/semantics/openAccessGaudêncio, Jéssica da Silva2023-02-02T18:48:33Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/14029Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-02-02T18:48:33Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Interculturalidade no ensino de ciências : uma revisão sistemática de literatura
title Interculturalidade no ensino de ciências : uma revisão sistemática de literatura
spellingShingle Interculturalidade no ensino de ciências : uma revisão sistemática de literatura
Gaudêncio, Jéssica da Silva
science teaching
interculturality
systematic literature review
Law 11,645/08
ensino de ciências
interculturalidade
revisão sistemática de literatura
Lei 11.645/08
title_short Interculturalidade no ensino de ciências : uma revisão sistemática de literatura
title_full Interculturalidade no ensino de ciências : uma revisão sistemática de literatura
title_fullStr Interculturalidade no ensino de ciências : uma revisão sistemática de literatura
title_full_unstemmed Interculturalidade no ensino de ciências : uma revisão sistemática de literatura
title_sort Interculturalidade no ensino de ciências : uma revisão sistemática de literatura
author Gaudêncio, Jéssica da Silva
author_facet Gaudêncio, Jéssica da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaudêncio, Jéssica da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv science teaching
interculturality
systematic literature review
Law 11,645/08
ensino de ciências
interculturalidade
revisão sistemática de literatura
Lei 11.645/08
topic science teaching
interculturality
systematic literature review
Law 11,645/08
ensino de ciências
interculturalidade
revisão sistemática de literatura
Lei 11.645/08
description This article is theoretical in nature and aims to reflect on the importance of implementing Law 11,645/08 and the intercultural perspective in science teaching. For this, we resorted to the central arguments of epistemological pluralism and the methodology of systematic literature review called Methodi Ordinatio, to select the most recent articles on the subject, in addition to contemplating the other works presented in the literature on the subject. Thus, the article presents itself as a bibliographic portfolio, which deals with important works that deal with the teaching-learning process in science and its relationship with an intercultural perspective.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14029
10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p325-340
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14029
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p325-340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/14029/10070
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Jéssica Gaudêncio
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Jéssica Gaudêncio
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 31 n. 67 (2022): Educação, Etnogênese Indígena e Interculturalidade ; 325-340
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v31.n67
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210958383054848