APRESENTAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7830 |
Resumo: | O que significa “educar”? Muitos autores do campo da Educação e da Antropologia têm se aplicado, de diferentes maneiras, na compreensão dos diversos processos que envolvem a aprendizagem, o ensino, a transmissão, a socialização. Sabemos que a educação não se dá apenas na escola – instituição que segue um certo tipo de comunicação e de relação com a autoridade (escolar) preocupada com as possibilidades de progressão linear de estudantes (de uma classe para outra). Novas experiências na forma de aprender-e-ensinar, experiências pluridirecionais de transmissão (não apenas professor-aluno), incorporação de outros saberes ao currículo, dinâmicas contemporâneas de processos educativos são alguns temas que têm mobilizado pesquisas nos dois campos. Este dossiê, dedicado ao tema “Educação e Antropologia: questões de método e e epistemologia”, se organiza em torno de reflexões acerca do fazer científico e da relação entre dois campos de conhecimento, a Educação e a Antropologia. Os artigos aqui reunidos fazem pensar sobre o lugar que assume o método e os pressupostos epistemológicos na produção das questões que envolvem objetos que tocam aos dois campos do saber, tanto na perspectiva da interação/aproximação, quanto na perspectiva das fronteiras teórico-conceituais e uso do método etnográfico. Discutem, em diferentes perspectivas, como a Antropologia e a abordagem etnográfica constituem importantes aportes teóricos e metodológicos para a produção de conhecimento fundado na transformação de formas de investigação e de outras possibilidades de enunciação. As experiências de campo – pesquisas originais desenvolvidas em diferentes países – sobre processos educativos/culturais diversos, nos convida a refletir sobre o que o conhecimento “aproximado” da realidade pode nos revelar sobre o Outro e sobre Nós mesmos. |
id |
UNEB-3_d4bc27b737535a7295f3f9d749327c25 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/7830 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APRESENTAÇÃOO que significa “educar”? Muitos autores do campo da Educação e da Antropologia têm se aplicado, de diferentes maneiras, na compreensão dos diversos processos que envolvem a aprendizagem, o ensino, a transmissão, a socialização. Sabemos que a educação não se dá apenas na escola – instituição que segue um certo tipo de comunicação e de relação com a autoridade (escolar) preocupada com as possibilidades de progressão linear de estudantes (de uma classe para outra). Novas experiências na forma de aprender-e-ensinar, experiências pluridirecionais de transmissão (não apenas professor-aluno), incorporação de outros saberes ao currículo, dinâmicas contemporâneas de processos educativos são alguns temas que têm mobilizado pesquisas nos dois campos. Este dossiê, dedicado ao tema “Educação e Antropologia: questões de método e e epistemologia”, se organiza em torno de reflexões acerca do fazer científico e da relação entre dois campos de conhecimento, a Educação e a Antropologia. Os artigos aqui reunidos fazem pensar sobre o lugar que assume o método e os pressupostos epistemológicos na produção das questões que envolvem objetos que tocam aos dois campos do saber, tanto na perspectiva da interação/aproximação, quanto na perspectiva das fronteiras teórico-conceituais e uso do método etnográfico. Discutem, em diferentes perspectivas, como a Antropologia e a abordagem etnográfica constituem importantes aportes teóricos e metodológicos para a produção de conhecimento fundado na transformação de formas de investigação e de outras possibilidades de enunciação. As experiências de campo – pesquisas originais desenvolvidas em diferentes países – sobre processos educativos/culturais diversos, nos convida a refletir sobre o que o conhecimento “aproximado” da realidade pode nos revelar sobre o Outro e sobre Nós mesmos.UNEB2019-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/783010.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p09-11Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 28 n. 56 (2019): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 09-112358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v28.n56reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7830/5127Copyright (c) 2019 Lívia Fialho, Ricardo Castañoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFialho, LíviaCastaño, Ricardo2021-06-05T16:48:38Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/7830Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2021-06-05T16:48:38Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APRESENTAÇÃO |
title |
APRESENTAÇÃO |
spellingShingle |
APRESENTAÇÃO Fialho, Lívia |
title_short |
APRESENTAÇÃO |
title_full |
APRESENTAÇÃO |
title_fullStr |
APRESENTAÇÃO |
title_full_unstemmed |
APRESENTAÇÃO |
title_sort |
APRESENTAÇÃO |
author |
Fialho, Lívia |
author_facet |
Fialho, Lívia Castaño, Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Castaño, Ricardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fialho, Lívia Castaño, Ricardo |
description |
O que significa “educar”? Muitos autores do campo da Educação e da Antropologia têm se aplicado, de diferentes maneiras, na compreensão dos diversos processos que envolvem a aprendizagem, o ensino, a transmissão, a socialização. Sabemos que a educação não se dá apenas na escola – instituição que segue um certo tipo de comunicação e de relação com a autoridade (escolar) preocupada com as possibilidades de progressão linear de estudantes (de uma classe para outra). Novas experiências na forma de aprender-e-ensinar, experiências pluridirecionais de transmissão (não apenas professor-aluno), incorporação de outros saberes ao currículo, dinâmicas contemporâneas de processos educativos são alguns temas que têm mobilizado pesquisas nos dois campos. Este dossiê, dedicado ao tema “Educação e Antropologia: questões de método e e epistemologia”, se organiza em torno de reflexões acerca do fazer científico e da relação entre dois campos de conhecimento, a Educação e a Antropologia. Os artigos aqui reunidos fazem pensar sobre o lugar que assume o método e os pressupostos epistemológicos na produção das questões que envolvem objetos que tocam aos dois campos do saber, tanto na perspectiva da interação/aproximação, quanto na perspectiva das fronteiras teórico-conceituais e uso do método etnográfico. Discutem, em diferentes perspectivas, como a Antropologia e a abordagem etnográfica constituem importantes aportes teóricos e metodológicos para a produção de conhecimento fundado na transformação de formas de investigação e de outras possibilidades de enunciação. As experiências de campo – pesquisas originais desenvolvidas em diferentes países – sobre processos educativos/culturais diversos, nos convida a refletir sobre o que o conhecimento “aproximado” da realidade pode nos revelar sobre o Outro e sobre Nós mesmos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7830 10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p09-11 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7830 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2019.v28.n56.p09-11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7830/5127 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Lívia Fialho, Ricardo Castaño info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Lívia Fialho, Ricardo Castaño |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 28 n. 56 (2019): Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; 09-11 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v28.n56 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210957176143872 |