IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA:ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1041 |
Resumo: | O presente texto investe na análise da produção de discursos sobre a atratividade da carreira docente em textos jornalísticos que abordam diversos assuntos relacionados à educação básica, com vistas a compreender, a partir da intersecção entre “imagem do professor na mídia” e “atratividade da docência”, práticas discursivas de produção de representações da docência enunciadas em textos de reportagem sobre a atratividade da carreira docente divulgados pela mídia impressa. Para o exame de 04 reportagens veiculadas entre 2010 e 2013 sobre a carreira docente no Brasil do arquivo on-line da Fundação Victor Civita sobre a importância dos professores e a qualidade da educação, opera com a analítica foucaultiana do discurso com vistas a ler, descrever e discutir “como o discurso atua e como se revela” (FOUCAULT, 2006). A análise dos enunciados da mídia impressa permite afirmar que as formações discursivas produzidas selecionam e orientam processos de representação da docência e de valorização do professor como práticas de significação. |
id |
UNEB-3_de34c88ad9fa65a511e54254e28ba704 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1041 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA:ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSAAtratividade da docênciaDiscursoImagem do professorO presente texto investe na análise da produção de discursos sobre a atratividade da carreira docente em textos jornalísticos que abordam diversos assuntos relacionados à educação básica, com vistas a compreender, a partir da intersecção entre “imagem do professor na mídia” e “atratividade da docência”, práticas discursivas de produção de representações da docência enunciadas em textos de reportagem sobre a atratividade da carreira docente divulgados pela mídia impressa. Para o exame de 04 reportagens veiculadas entre 2010 e 2013 sobre a carreira docente no Brasil do arquivo on-line da Fundação Victor Civita sobre a importância dos professores e a qualidade da educação, opera com a analítica foucaultiana do discurso com vistas a ler, descrever e discutir “como o discurso atua e como se revela” (FOUCAULT, 2006). A análise dos enunciados da mídia impressa permite afirmar que as formações discursivas produzidas selecionam e orientam processos de representação da docência e de valorização do professor como práticas de significação.UNEB2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/104110.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p197-206Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 197-2062358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v23.n42reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1041/719Copyright (c) 2022 Ana Paula Rufino dos Santos (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ana Paula Rufino dos2022-02-11T17:50:40Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1041Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-02-11T17:50:40Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA:ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA |
title |
IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA:ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA |
spellingShingle |
IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA:ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA Santos, Ana Paula Rufino dos Atratividade da docência Discurso Imagem do professor |
title_short |
IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA:ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA |
title_full |
IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA:ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA |
title_fullStr |
IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA:ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA |
title_full_unstemmed |
IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA:ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA |
title_sort |
IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA:ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA |
author |
Santos, Ana Paula Rufino dos |
author_facet |
Santos, Ana Paula Rufino dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ana Paula Rufino dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atratividade da docência Discurso Imagem do professor |
topic |
Atratividade da docência Discurso Imagem do professor |
description |
O presente texto investe na análise da produção de discursos sobre a atratividade da carreira docente em textos jornalísticos que abordam diversos assuntos relacionados à educação básica, com vistas a compreender, a partir da intersecção entre “imagem do professor na mídia” e “atratividade da docência”, práticas discursivas de produção de representações da docência enunciadas em textos de reportagem sobre a atratividade da carreira docente divulgados pela mídia impressa. Para o exame de 04 reportagens veiculadas entre 2010 e 2013 sobre a carreira docente no Brasil do arquivo on-line da Fundação Victor Civita sobre a importância dos professores e a qualidade da educação, opera com a analítica foucaultiana do discurso com vistas a ler, descrever e discutir “como o discurso atua e como se revela” (FOUCAULT, 2006). A análise dos enunciados da mídia impressa permite afirmar que as formações discursivas produzidas selecionam e orientam processos de representação da docência e de valorização do professor como práticas de significação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1041 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p197-206 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1041 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p197-206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1041/719 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ana Paula Rufino dos Santos (Autor) info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ana Paula Rufino dos Santos (Autor) |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 197-206 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v23.n42 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210955957698560 |