IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA:ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Paula Rufino dos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1041
Resumo: O presente texto investe na análise da produção de discursos sobre a atratividade da carreira docente em textos jornalísticos que abordam diversos assuntos relacionados à educação básica, com vistas a compreender, a partir da intersecção entre “imagem do professor na mídia” e “atratividade da docência”, práticas discursivas de produção de representações da docência enunciadas em textos de reportagem sobre a atratividade da carreira docente divulgados pela mídia impressa. Para o exame de 04 reportagens veiculadas entre 2010 e 2013 sobre a carreira docente no Brasil do arquivo on-line da Fundação Victor Civita sobre a importância dos professores e a qualidade da educação, opera com a analítica foucaultiana do discurso com vistas a ler, descrever e discutir “como o discurso atua e como se revela” (FOUCAULT, 2006). A análise dos enunciados da mídia impressa permite afirmar que as formações discursivas produzidas selecionam e orientam processos de representação da docência e de valorização do professor como práticas de significação.
id UNEB-3_de34c88ad9fa65a511e54254e28ba704
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1041
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA:ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSAAtratividade da docênciaDiscursoImagem do professorO presente texto investe na análise da produção de discursos sobre a atratividade da carreira docente em textos jornalísticos que abordam diversos assuntos relacionados à educação básica, com vistas a compreender, a partir da intersecção entre “imagem do professor na mídia” e “atratividade da docência”, práticas discursivas de produção de representações da docência enunciadas em textos de reportagem sobre a atratividade da carreira docente divulgados pela mídia impressa. Para o exame de 04 reportagens veiculadas entre 2010 e 2013 sobre a carreira docente no Brasil do arquivo on-line da Fundação Victor Civita sobre a importância dos professores e a qualidade da educação, opera com a analítica foucaultiana do discurso com vistas a ler, descrever e discutir “como o discurso atua e como se revela” (FOUCAULT, 2006). A análise dos enunciados da mídia impressa permite afirmar que as formações discursivas produzidas selecionam e orientam processos de representação da docência e de valorização do professor como práticas de significação.UNEB2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/104110.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p197-206Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 197-2062358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v23.n42reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1041/719Copyright (c) 2022 Ana Paula Rufino dos Santos (Autor)info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ana Paula Rufino dos2022-02-11T17:50:40Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1041Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2022-02-11T17:50:40Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA:ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA
title IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA:ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA
spellingShingle IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA:ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA
Santos, Ana Paula Rufino dos
Atratividade da docência
Discurso
Imagem do professor
title_short IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA:ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA
title_full IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA:ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA
title_fullStr IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA:ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA
title_full_unstemmed IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA:ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA
title_sort IMAGEM DO PROFESSOR E ATRATIVIDADE DA DOCÊNCIA:ENUNCIADOS SOBRE CARREIRA DOCENTE NA MÍDIA IMPRESSA
author Santos, Ana Paula Rufino dos
author_facet Santos, Ana Paula Rufino dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Paula Rufino dos
dc.subject.por.fl_str_mv Atratividade da docência
Discurso
Imagem do professor
topic Atratividade da docência
Discurso
Imagem do professor
description O presente texto investe na análise da produção de discursos sobre a atratividade da carreira docente em textos jornalísticos que abordam diversos assuntos relacionados à educação básica, com vistas a compreender, a partir da intersecção entre “imagem do professor na mídia” e “atratividade da docência”, práticas discursivas de produção de representações da docência enunciadas em textos de reportagem sobre a atratividade da carreira docente divulgados pela mídia impressa. Para o exame de 04 reportagens veiculadas entre 2010 e 2013 sobre a carreira docente no Brasil do arquivo on-line da Fundação Victor Civita sobre a importância dos professores e a qualidade da educação, opera com a analítica foucaultiana do discurso com vistas a ler, descrever e discutir “como o discurso atua e como se revela” (FOUCAULT, 2006). A análise dos enunciados da mídia impressa permite afirmar que as formações discursivas produzidas selecionam e orientam processos de representação da docência e de valorização do professor como práticas de significação.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1041
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p197-206
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1041
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n42.p197-206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1041/719
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Paula Rufino dos Santos (Autor)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Paula Rufino dos Santos (Autor)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 42 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade; 197-206
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v23.n42
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955957698560