APRESENTAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Kátia Maria Santos
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Borba, Valquíria Claudete Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/859
Resumo: Neste século XXI, com a evolução tecnológica, que permite o acesso aos processos cognitivos envolvidos na prendizagem, possibilitando analisar e compreender como o conhecimento se dá em termos neurocientíficos, fisiológicos, e que fatores influenciam no processamento da informação, na aprendizagem, os educadores têm a tarefa de estudar, pesquisar e se atualizar a partir desses novos parâmetros de estudo. Não há mais como o educador negar os estudos neurocientíficos, a relação entre o funcionamento do cérebro e a aprendizagem. A partir desse contexto, neste número 41 trazemos estudos que discutem questões voltadas para o debate em torno da cognição, da aprendizagem e da formação de professores. Tendo em vista a discussão proposta nesta edição – Cognição, Aprendizagem e Formação de Professores –, o primeiro artigo Leitura e escritura: processos cognitivos, aprendizagem e formação de professores, de Valquíria Claudete Machado Borba, Monalisa dos Reis Aguiar Pereira e Adelino Pereira dos Santos, traça um breve panorama das contribuições de pesquisas sobre os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escritura com base nos pressupostos científicos da neurociência, enfatizando a importância desses conhecimentos para uma prática pedagógica mais significativa no desenvolvimento da leitura e da escritura.
id UNEB-3_e1a67219baeef33bf12ca1c8cd9125e0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/859
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling APRESENTAÇÃONeste século XXI, com a evolução tecnológica, que permite o acesso aos processos cognitivos envolvidos na prendizagem, possibilitando analisar e compreender como o conhecimento se dá em termos neurocientíficos, fisiológicos, e que fatores influenciam no processamento da informação, na aprendizagem, os educadores têm a tarefa de estudar, pesquisar e se atualizar a partir desses novos parâmetros de estudo. Não há mais como o educador negar os estudos neurocientíficos, a relação entre o funcionamento do cérebro e a aprendizagem. A partir desse contexto, neste número 41 trazemos estudos que discutem questões voltadas para o debate em torno da cognição, da aprendizagem e da formação de professores. Tendo em vista a discussão proposta nesta edição – Cognição, Aprendizagem e Formação de Professores –, o primeiro artigo Leitura e escritura: processos cognitivos, aprendizagem e formação de professores, de Valquíria Claudete Machado Borba, Monalisa dos Reis Aguiar Pereira e Adelino Pereira dos Santos, traça um breve panorama das contribuições de pesquisas sobre os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escritura com base nos pressupostos científicos da neurociência, enfatizando a importância desses conhecimentos para uma prática pedagógica mais significativa no desenvolvimento da leitura e da escritura. UNEB2014-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/85910.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%pRevista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 41 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade2358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v23.n41reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/859/609Mota, Kátia Maria SantosBorba, Valquíria Claudete Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-18T01:30:27Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/859Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:30:27Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv APRESENTAÇÃO
title APRESENTAÇÃO
spellingShingle APRESENTAÇÃO
Mota, Kátia Maria Santos
title_short APRESENTAÇÃO
title_full APRESENTAÇÃO
title_fullStr APRESENTAÇÃO
title_full_unstemmed APRESENTAÇÃO
title_sort APRESENTAÇÃO
author Mota, Kátia Maria Santos
author_facet Mota, Kátia Maria Santos
Borba, Valquíria Claudete Machado
author_role author
author2 Borba, Valquíria Claudete Machado
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Kátia Maria Santos
Borba, Valquíria Claudete Machado
description Neste século XXI, com a evolução tecnológica, que permite o acesso aos processos cognitivos envolvidos na prendizagem, possibilitando analisar e compreender como o conhecimento se dá em termos neurocientíficos, fisiológicos, e que fatores influenciam no processamento da informação, na aprendizagem, os educadores têm a tarefa de estudar, pesquisar e se atualizar a partir desses novos parâmetros de estudo. Não há mais como o educador negar os estudos neurocientíficos, a relação entre o funcionamento do cérebro e a aprendizagem. A partir desse contexto, neste número 41 trazemos estudos que discutem questões voltadas para o debate em torno da cognição, da aprendizagem e da formação de professores. Tendo em vista a discussão proposta nesta edição – Cognição, Aprendizagem e Formação de Professores –, o primeiro artigo Leitura e escritura: processos cognitivos, aprendizagem e formação de professores, de Valquíria Claudete Machado Borba, Monalisa dos Reis Aguiar Pereira e Adelino Pereira dos Santos, traça um breve panorama das contribuições de pesquisas sobre os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem da leitura e da escritura com base nos pressupostos científicos da neurociência, enfatizando a importância desses conhecimentos para uma prática pedagógica mais significativa no desenvolvimento da leitura e da escritura.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/859
10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/859
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2014.v23.n41.p%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/859/609
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 23 n. 41 (2014): Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v23.n41
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210955929387008