Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/3944 |
Resumo: | Este artigo visa apresentar algumas reflexões a partir de uma pesquisa de doutorado realizada em três escolas, situadas em comunidades quilombolas do município de Bom Jesus da Lapa-BA, no Território de Identidade do Velho Chico. Buscamos analisar de que modo a educação escolar dialoga com as especificidades étnicoculturais das comunidades quilombolas. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas com professores, gestores, coordenadora pedagógica, pais e lideranças quilombolas, grupos focais com os alunos, análises dos projetos político-pedagógicos das escolas, observações de eventos, registros fotográficos e anotações em diário de campo. Os resultados demonstram que as escolas tratam as especificidades étnico-culturais das comunidades quilombolas de maneira pontual, descontextualizada e superficial, em datas comemorativas, no componente curricular de história, gincanas e outros eventos. Todavia, constatamos algumas experiências pedagógicas significativas que vêm transgredindo os currículos escolares para dialogarcom o universo sociocultural dos alunos |
id |
UNEB-3_e36990c95fbfb6d2a8291266b962b402 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3944 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BAEducação escolar quilombolaPráticas curricularesRelações étnico-raciaisInterculturalidadeEste artigo visa apresentar algumas reflexões a partir de uma pesquisa de doutorado realizada em três escolas, situadas em comunidades quilombolas do município de Bom Jesus da Lapa-BA, no Território de Identidade do Velho Chico. Buscamos analisar de que modo a educação escolar dialoga com as especificidades étnicoculturais das comunidades quilombolas. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas com professores, gestores, coordenadora pedagógica, pais e lideranças quilombolas, grupos focais com os alunos, análises dos projetos político-pedagógicos das escolas, observações de eventos, registros fotográficos e anotações em diário de campo. Os resultados demonstram que as escolas tratam as especificidades étnico-culturais das comunidades quilombolas de maneira pontual, descontextualizada e superficial, em datas comemorativas, no componente curricular de história, gincanas e outros eventos. Todavia, constatamos algumas experiências pedagógicas significativas que vêm transgredindo os currículos escolares para dialogarcom o universo sociocultural dos alunosUNEB2017-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/394410.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p103-118Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 49 (2017): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 103-1182358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v26.n49reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/3944/2476Copyright (c) 2017 Dinalva de Jesus Santana Macêdo, Marcos Luciano Lopes Messeder, Delcele Mascarenhas Queirozinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacêdo, Dinalva de Jesus SantanaMesseder, Marcos Luciano LopesQueiroz, Delcele Mascarenhas2023-04-18T01:01:52Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3944Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:01:52Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA |
title |
Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA |
spellingShingle |
Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA Macêdo, Dinalva de Jesus Santana Educação escolar quilombola Práticas curriculares Relações étnico-raciais Interculturalidade |
title_short |
Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA |
title_full |
Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA |
title_fullStr |
Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA |
title_full_unstemmed |
Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA |
title_sort |
Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA |
author |
Macêdo, Dinalva de Jesus Santana |
author_facet |
Macêdo, Dinalva de Jesus Santana Messeder, Marcos Luciano Lopes Queiroz, Delcele Mascarenhas |
author_role |
author |
author2 |
Messeder, Marcos Luciano Lopes Queiroz, Delcele Mascarenhas |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macêdo, Dinalva de Jesus Santana Messeder, Marcos Luciano Lopes Queiroz, Delcele Mascarenhas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação escolar quilombola Práticas curriculares Relações étnico-raciais Interculturalidade |
topic |
Educação escolar quilombola Práticas curriculares Relações étnico-raciais Interculturalidade |
description |
Este artigo visa apresentar algumas reflexões a partir de uma pesquisa de doutorado realizada em três escolas, situadas em comunidades quilombolas do município de Bom Jesus da Lapa-BA, no Território de Identidade do Velho Chico. Buscamos analisar de que modo a educação escolar dialoga com as especificidades étnicoculturais das comunidades quilombolas. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas com professores, gestores, coordenadora pedagógica, pais e lideranças quilombolas, grupos focais com os alunos, análises dos projetos político-pedagógicos das escolas, observações de eventos, registros fotográficos e anotações em diário de campo. Os resultados demonstram que as escolas tratam as especificidades étnico-culturais das comunidades quilombolas de maneira pontual, descontextualizada e superficial, em datas comemorativas, no componente curricular de história, gincanas e outros eventos. Todavia, constatamos algumas experiências pedagógicas significativas que vêm transgredindo os currículos escolares para dialogarcom o universo sociocultural dos alunos |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/3944 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p103-118 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/3944 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p103-118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/3944/2476 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 49 (2017): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 103-118 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v26.n49 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210956332040192 |