Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macêdo, Dinalva de Jesus Santana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Messeder, Marcos Luciano Lopes, Queiroz, Delcele Mascarenhas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/3944
Resumo: Este artigo visa apresentar algumas reflexões a partir de uma pesquisa de doutorado realizada em três escolas, situadas em comunidades quilombolas do município de Bom Jesus da Lapa-BA, no Território de Identidade do Velho Chico. Buscamos analisar de que modo a educação escolar dialoga com as especificidades étnicoculturais das comunidades quilombolas. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas com professores, gestores, coordenadora pedagógica, pais e lideranças quilombolas, grupos focais com os alunos, análises dos projetos político-pedagógicos das escolas, observações de eventos, registros fotográficos e anotações em diário de campo. Os resultados demonstram que as escolas tratam as especificidades étnico-culturais das comunidades quilombolas de maneira pontual, descontextualizada e superficial, em datas comemorativas, no componente curricular de história, gincanas e outros eventos. Todavia, constatamos algumas experiências pedagógicas significativas que vêm transgredindo os currículos escolares para dialogarcom o universo sociocultural dos alunos
id UNEB-3_e36990c95fbfb6d2a8291266b962b402
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3944
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BAEducação escolar quilombolaPráticas curricularesRelações étnico-raciaisInterculturalidadeEste artigo visa apresentar algumas reflexões a partir de uma pesquisa de doutorado realizada em três escolas, situadas em comunidades quilombolas do município de Bom Jesus da Lapa-BA, no Território de Identidade do Velho Chico. Buscamos analisar de que modo a educação escolar dialoga com as especificidades étnicoculturais das comunidades quilombolas. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas com professores, gestores, coordenadora pedagógica, pais e lideranças quilombolas, grupos focais com os alunos, análises dos projetos político-pedagógicos das escolas, observações de eventos, registros fotográficos e anotações em diário de campo. Os resultados demonstram que as escolas tratam as especificidades étnico-culturais das comunidades quilombolas de maneira pontual, descontextualizada e superficial, em datas comemorativas, no componente curricular de história, gincanas e outros eventos. Todavia, constatamos algumas experiências pedagógicas significativas que vêm transgredindo os currículos escolares para dialogarcom o universo sociocultural dos alunosUNEB2017-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/394410.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p103-118Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 49 (2017): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 103-1182358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v26.n49reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/3944/2476Copyright (c) 2017 Dinalva de Jesus Santana Macêdo, Marcos Luciano Lopes Messeder, Delcele Mascarenhas Queirozinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacêdo, Dinalva de Jesus SantanaMesseder, Marcos Luciano LopesQueiroz, Delcele Mascarenhas2023-04-18T01:01:52Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3944Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:01:52Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA
title Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA
spellingShingle Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA
Macêdo, Dinalva de Jesus Santana
Educação escolar quilombola
Práticas curriculares
Relações étnico-raciais
Interculturalidade
title_short Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA
title_full Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA
title_fullStr Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA
title_full_unstemmed Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA
title_sort Educação escolar em comunidades quilombolas do território de identidade do Velho Chico-BA
author Macêdo, Dinalva de Jesus Santana
author_facet Macêdo, Dinalva de Jesus Santana
Messeder, Marcos Luciano Lopes
Queiroz, Delcele Mascarenhas
author_role author
author2 Messeder, Marcos Luciano Lopes
Queiroz, Delcele Mascarenhas
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macêdo, Dinalva de Jesus Santana
Messeder, Marcos Luciano Lopes
Queiroz, Delcele Mascarenhas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação escolar quilombola
Práticas curriculares
Relações étnico-raciais
Interculturalidade
topic Educação escolar quilombola
Práticas curriculares
Relações étnico-raciais
Interculturalidade
description Este artigo visa apresentar algumas reflexões a partir de uma pesquisa de doutorado realizada em três escolas, situadas em comunidades quilombolas do município de Bom Jesus da Lapa-BA, no Território de Identidade do Velho Chico. Buscamos analisar de que modo a educação escolar dialoga com as especificidades étnicoculturais das comunidades quilombolas. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas com professores, gestores, coordenadora pedagógica, pais e lideranças quilombolas, grupos focais com os alunos, análises dos projetos político-pedagógicos das escolas, observações de eventos, registros fotográficos e anotações em diário de campo. Os resultados demonstram que as escolas tratam as especificidades étnico-culturais das comunidades quilombolas de maneira pontual, descontextualizada e superficial, em datas comemorativas, no componente curricular de história, gincanas e outros eventos. Todavia, constatamos algumas experiências pedagógicas significativas que vêm transgredindo os currículos escolares para dialogarcom o universo sociocultural dos alunos
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/3944
10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p103-118
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/3944
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n49.p103-118
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/3944/2476
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 49 (2017): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 103-118
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v26.n49
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210956332040192