Emmanuel Levinas: educação e interpelação ética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sidekum, Antonio
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/328
Resumo: Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a Educação a partir do pensamento de E. Levinas. O pensamento ético de Emmanuel Levinas abre novos horizontes edelineia novos caminhos na reconstrução de utopias para a História contemporânea.O que durante a Modernidade chegou ao fórum de uma subjetividade absoluta é aconstituição de um ideário que vem se desenvolvendo desde o cogito de Descartes e tem seu idealismo máximo em Kant. Essa perspectiva do ego absoluto é classificada por Levinas como egolatria. Da filosofia da alteridade de Levinas derivamos um humanismo e novos conceitos de educação. De Levinas recebemos a interpelação ética,conceito fundamental para uma nova compreensão da educação. A ética de Levinas possibilita o desenvolvimento de perspectivas da práxis libertadora pela educação.Na relação inter-humana, o Outro não é um objeto exposto a ser contemplado,nem tampouco um objeto de conhecimento a ser tematizado, mas ele é um rosto que inquieta, obriga, exige, ordena, enfim, sacode eticamente o eu exigindo-lhe responsabilidade. Educar para a responsabilidade significa sair do estado de indiferença frente às injustiças sofridas pelo Outro, questionar a espontaneidade da liberdade como princípio primordial da consciência moral e escutar a palavra que vem do Outro.
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