“Escola sem partido”:os (des)caminhos do movimento e dos Projetos de Lei

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Tânia Parolin da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Flach, Simone de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9031
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir os fundamentos que orientam o Movimento e os Projetos de Lei autodenominados “Escola Sem Partido” e seus possíveis impactos para a oferta educacional e para o trabalho autônomo de professores no Brasil. Para tanto, a partir de pesquisa bibliográfica e documental e, ainda, tendo como base teórico-metodológica o materialismo histórico e dialético, o texto apresenta alguns fundamentos que orientam Projetos de Lei, contextualiza os condicionantes sociais e políticos que fortalecem as propostas e tece considerações a respeito de seus impactos para a educação e para o trabalho dos professores. Conclui-se que é preciso fortalecer a luta em prol de uma educação voltada aos fundamentos da democracia em detrimento dos conservadores que trazem em seu bojo o autoritarismo, o controle, a subserviência e, consequentemente, o medo.
id UNEB-3_ec9ad994d7baa13d6dd9e4ee1e6fa453
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9031
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling “Escola sem partido”:os (des)caminhos do movimento e dos Projetos de LeiEste artigo tem por objetivo discutir os fundamentos que orientam o Movimento e os Projetos de Lei autodenominados “Escola Sem Partido” e seus possíveis impactos para a oferta educacional e para o trabalho autônomo de professores no Brasil. Para tanto, a partir de pesquisa bibliográfica e documental e, ainda, tendo como base teórico-metodológica o materialismo histórico e dialético, o texto apresenta alguns fundamentos que orientam Projetos de Lei, contextualiza os condicionantes sociais e políticos que fortalecem as propostas e tece considerações a respeito de seus impactos para a educação e para o trabalho dos professores. Conclui-se que é preciso fortalecer a luta em prol de uma educação voltada aos fundamentos da democracia em detrimento dos conservadores que trazem em seu bojo o autoritarismo, o controle, a subserviência e, consequentemente, o medo.UNEB2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/903110.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p17-31Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 58 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 17-312358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n58reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9031/5990Copyright (c) 2020 Tânia Parolin da Cruz, Simone de Fátima Flachinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Tânia Parolin daFlach, Simone de Fátima2023-04-18T01:25:08Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9031Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:25:08Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv “Escola sem partido”:os (des)caminhos do movimento e dos Projetos de Lei
title “Escola sem partido”:os (des)caminhos do movimento e dos Projetos de Lei
spellingShingle “Escola sem partido”:os (des)caminhos do movimento e dos Projetos de Lei
Cruz, Tânia Parolin da
title_short “Escola sem partido”:os (des)caminhos do movimento e dos Projetos de Lei
title_full “Escola sem partido”:os (des)caminhos do movimento e dos Projetos de Lei
title_fullStr “Escola sem partido”:os (des)caminhos do movimento e dos Projetos de Lei
title_full_unstemmed “Escola sem partido”:os (des)caminhos do movimento e dos Projetos de Lei
title_sort “Escola sem partido”:os (des)caminhos do movimento e dos Projetos de Lei
author Cruz, Tânia Parolin da
author_facet Cruz, Tânia Parolin da
Flach, Simone de Fátima
author_role author
author2 Flach, Simone de Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Tânia Parolin da
Flach, Simone de Fátima
description Este artigo tem por objetivo discutir os fundamentos que orientam o Movimento e os Projetos de Lei autodenominados “Escola Sem Partido” e seus possíveis impactos para a oferta educacional e para o trabalho autônomo de professores no Brasil. Para tanto, a partir de pesquisa bibliográfica e documental e, ainda, tendo como base teórico-metodológica o materialismo histórico e dialético, o texto apresenta alguns fundamentos que orientam Projetos de Lei, contextualiza os condicionantes sociais e políticos que fortalecem as propostas e tece considerações a respeito de seus impactos para a educação e para o trabalho dos professores. Conclui-se que é preciso fortalecer a luta em prol de uma educação voltada aos fundamentos da democracia em detrimento dos conservadores que trazem em seu bojo o autoritarismo, o controle, a subserviência e, consequentemente, o medo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9031
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p17-31
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9031
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p17-31
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9031/5990
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Tânia Parolin da Cruz, Simone de Fátima Flach
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Tânia Parolin da Cruz, Simone de Fátima Flach
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 58 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 17-31
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v29.n58
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210957257932800