“Escola sem partido”:os (des)caminhos do movimento e dos Projetos de Lei
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9031 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo discutir os fundamentos que orientam o Movimento e os Projetos de Lei autodenominados “Escola Sem Partido” e seus possíveis impactos para a oferta educacional e para o trabalho autônomo de professores no Brasil. Para tanto, a partir de pesquisa bibliográfica e documental e, ainda, tendo como base teórico-metodológica o materialismo histórico e dialético, o texto apresenta alguns fundamentos que orientam Projetos de Lei, contextualiza os condicionantes sociais e políticos que fortalecem as propostas e tece considerações a respeito de seus impactos para a educação e para o trabalho dos professores. Conclui-se que é preciso fortalecer a luta em prol de uma educação voltada aos fundamentos da democracia em detrimento dos conservadores que trazem em seu bojo o autoritarismo, o controle, a subserviência e, consequentemente, o medo. |
id |
UNEB-3_ec9ad994d7baa13d6dd9e4ee1e6fa453 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9031 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Escola sem partido”:os (des)caminhos do movimento e dos Projetos de LeiEste artigo tem por objetivo discutir os fundamentos que orientam o Movimento e os Projetos de Lei autodenominados “Escola Sem Partido” e seus possíveis impactos para a oferta educacional e para o trabalho autônomo de professores no Brasil. Para tanto, a partir de pesquisa bibliográfica e documental e, ainda, tendo como base teórico-metodológica o materialismo histórico e dialético, o texto apresenta alguns fundamentos que orientam Projetos de Lei, contextualiza os condicionantes sociais e políticos que fortalecem as propostas e tece considerações a respeito de seus impactos para a educação e para o trabalho dos professores. Conclui-se que é preciso fortalecer a luta em prol de uma educação voltada aos fundamentos da democracia em detrimento dos conservadores que trazem em seu bojo o autoritarismo, o controle, a subserviência e, consequentemente, o medo.UNEB2020-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/903110.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p17-31Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 58 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 17-312358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v29.n58reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9031/5990Copyright (c) 2020 Tânia Parolin da Cruz, Simone de Fátima Flachinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Tânia Parolin daFlach, Simone de Fátima2023-04-18T01:25:08Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9031Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T01:25:08Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Escola sem partido”:os (des)caminhos do movimento e dos Projetos de Lei |
title |
“Escola sem partido”:os (des)caminhos do movimento e dos Projetos de Lei |
spellingShingle |
“Escola sem partido”:os (des)caminhos do movimento e dos Projetos de Lei Cruz, Tânia Parolin da |
title_short |
“Escola sem partido”:os (des)caminhos do movimento e dos Projetos de Lei |
title_full |
“Escola sem partido”:os (des)caminhos do movimento e dos Projetos de Lei |
title_fullStr |
“Escola sem partido”:os (des)caminhos do movimento e dos Projetos de Lei |
title_full_unstemmed |
“Escola sem partido”:os (des)caminhos do movimento e dos Projetos de Lei |
title_sort |
“Escola sem partido”:os (des)caminhos do movimento e dos Projetos de Lei |
author |
Cruz, Tânia Parolin da |
author_facet |
Cruz, Tânia Parolin da Flach, Simone de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Flach, Simone de Fátima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Tânia Parolin da Flach, Simone de Fátima |
description |
Este artigo tem por objetivo discutir os fundamentos que orientam o Movimento e os Projetos de Lei autodenominados “Escola Sem Partido” e seus possíveis impactos para a oferta educacional e para o trabalho autônomo de professores no Brasil. Para tanto, a partir de pesquisa bibliográfica e documental e, ainda, tendo como base teórico-metodológica o materialismo histórico e dialético, o texto apresenta alguns fundamentos que orientam Projetos de Lei, contextualiza os condicionantes sociais e políticos que fortalecem as propostas e tece considerações a respeito de seus impactos para a educação e para o trabalho dos professores. Conclui-se que é preciso fortalecer a luta em prol de uma educação voltada aos fundamentos da democracia em detrimento dos conservadores que trazem em seu bojo o autoritarismo, o controle, a subserviência e, consequentemente, o medo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9031 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p17-31 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9031 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p17-31 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/9031/5990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Tânia Parolin da Cruz, Simone de Fátima Flach info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Tânia Parolin da Cruz, Simone de Fátima Flach |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 29 n. 58 (2020): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 17-31 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v29.n58 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210957257932800 |