APRESENTAÇÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4258 |
Resumo: | Distintas formas de diferenças individuais e culturais vêm sendo gradual-mente incorporadas aos espaços públicos de convivência, pautadas no princípio que busca garantir a todos a oportunidade de participação social como um direito humano, mesmo considerando as tensões sociais existen-tes para tal realização. O reconhecimento da necessária partilha do que é concebido como público é fundamental para o exercício da cidadania, sobre- tudo dos que historicamente foram colocados à margem das relações sociais, impedindo-lhes de se apropriarem, de forma espontânea, do que a cultura pode oferecer. Ter como propósito a inclusão social, pensando nas pessoas com deficiência, requer uma ação ampliada, para além da nstituição educacional, a fim de destituir obstáculos derivados de atitudes e do meio ambiente que dificultam ou impedem a participação na sociedade. A legis-lação brasileira e os documentos internacionais aos quais o Brasil é signa-tário contemplam recomendações pertinentes à acessibilidade, a exemplo da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto nº 186/2008), em conformi-dade com a concepção de deficiência que evidencia uma situação de des-vantagens em razão das barreiras e ambientes hostis e impeditivos para a independência das pessoas com deficiência. |
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APRESENTAÇÃODistintas formas de diferenças individuais e culturais vêm sendo gradual-mente incorporadas aos espaços públicos de convivência, pautadas no princípio que busca garantir a todos a oportunidade de participação social como um direito humano, mesmo considerando as tensões sociais existen-tes para tal realização. O reconhecimento da necessária partilha do que é concebido como público é fundamental para o exercício da cidadania, sobre- tudo dos que historicamente foram colocados à margem das relações sociais, impedindo-lhes de se apropriarem, de forma espontânea, do que a cultura pode oferecer. Ter como propósito a inclusão social, pensando nas pessoas com deficiência, requer uma ação ampliada, para além da nstituição educacional, a fim de destituir obstáculos derivados de atitudes e do meio ambiente que dificultam ou impedem a participação na sociedade. A legis-lação brasileira e os documentos internacionais aos quais o Brasil é signa-tário contemplam recomendações pertinentes à acessibilidade, a exemplo da Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (Decreto nº 186/2008), em conformi-dade com a concepção de deficiência que evidencia uma situação de des-vantagens em razão das barreiras e ambientes hostis e impeditivos para a independência das pessoas com deficiência.UNEB2017-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/425810.21879/faeeba2358-0194.2017.v26.n50.p15-18Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 26 n. 50 (2017): Revista da FAEEBA. Educação e Contemporaneidade; 15-182358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v26.n50reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/4258/2656Copyright (c) 2017 Admilson Santos, Luciene Maria da Silva, Sandra Regina Rosa Fariasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, AdmilsonSilva, Luciene Maria daFarias, Sandra Regina Rosa2023-04-18T00:58:51Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4258Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-18T00:58:51Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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