Escola, Relações Locais e Construção de Comunidade: ensinar e aprender sobre o território municipal nos anos iniciais da escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva , Rodrigo Manoel Dias da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista da FAEEBA (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16308
Resumo: O presente artigo visa analisar os modos pelos quais o ensino de Ciências Humanas nos anos iniciais da escolarização aborda o território municipal e as relações comunitárias em escolas situadas no Estado do Rio Grande do Sul, no Sul do Brasil. Analisa entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras atuantes no referido nível de ensino, aplicadas em formato remoto, privilegiando-se o uso de aplicativo de mensagens eletrônicas. Os resultados são analisados à luz das contribuições teóricas de Arjun Appadurai, bell hooks e Alexis Rancionero Ragué e evidenciam três considerações analíticas: (a) a maior parte das docentes afirma privilegiar, no âmbito de seus planos de aula, os contextos vividos pelos estudantes e comunidades; (b) ainda vigoram abordagens tradicionais de ensino orientadas por datas cívicas e comemorações promovidas no calendário oficial dos municípios; e (c) verifica-se que o ensino de Ciências Humanas nos primeiros anos da escolarização oportuniza condições para a realização de uma educação territorial, capaz de orientar práticas pedagógicas para a valorização de territórios e culturas e para o engajamento de atores escolares em projetos de desenvolvimento de comunidades.
id UNEB-3_ff632984b570ee7998b54b8c4d468e28
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/16308
network_acronym_str UNEB-3
network_name_str Revista da FAEEBA (Online)
repository_id_str
spelling Escola, Relações Locais e Construção de Comunidade: ensinar e aprender sobre o território municipal nos anos iniciais da escolarizaçãoEscolaTerritórioComunidadeEnsino de Ciências HumanasO presente artigo visa analisar os modos pelos quais o ensino de Ciências Humanas nos anos iniciais da escolarização aborda o território municipal e as relações comunitárias em escolas situadas no Estado do Rio Grande do Sul, no Sul do Brasil. Analisa entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras atuantes no referido nível de ensino, aplicadas em formato remoto, privilegiando-se o uso de aplicativo de mensagens eletrônicas. Os resultados são analisados à luz das contribuições teóricas de Arjun Appadurai, bell hooks e Alexis Rancionero Ragué e evidenciam três considerações analíticas: (a) a maior parte das docentes afirma privilegiar, no âmbito de seus planos de aula, os contextos vividos pelos estudantes e comunidades; (b) ainda vigoram abordagens tradicionais de ensino orientadas por datas cívicas e comemorações promovidas no calendário oficial dos municípios; e (c) verifica-se que o ensino de Ciências Humanas nos primeiros anos da escolarização oportuniza condições para a realização de uma educação territorial, capaz de orientar práticas pedagógicas para a valorização de territórios e culturas e para o engajamento de atores escolares em projetos de desenvolvimento de comunidades.UNEB2023-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1630810.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p76-90Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 32 n. 70 (2023): Educação Integral e Desenvolvimento Humano; 76-902358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v32.n70reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporenghttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16308/11261https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16308/11280Copyright (c) 2023 Rodrigo Manoel Dias da Silva info:eu-repo/semantics/openAccessSilva , Rodrigo Manoel Dias da 2023-04-15T00:22:48Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/16308Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-15T00:22:48Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola, Relações Locais e Construção de Comunidade: ensinar e aprender sobre o território municipal nos anos iniciais da escolarização
title Escola, Relações Locais e Construção de Comunidade: ensinar e aprender sobre o território municipal nos anos iniciais da escolarização
spellingShingle Escola, Relações Locais e Construção de Comunidade: ensinar e aprender sobre o território municipal nos anos iniciais da escolarização
Silva , Rodrigo Manoel Dias da
Escola
Território
Comunidade
Ensino de Ciências Humanas
title_short Escola, Relações Locais e Construção de Comunidade: ensinar e aprender sobre o território municipal nos anos iniciais da escolarização
title_full Escola, Relações Locais e Construção de Comunidade: ensinar e aprender sobre o território municipal nos anos iniciais da escolarização
title_fullStr Escola, Relações Locais e Construção de Comunidade: ensinar e aprender sobre o território municipal nos anos iniciais da escolarização
title_full_unstemmed Escola, Relações Locais e Construção de Comunidade: ensinar e aprender sobre o território municipal nos anos iniciais da escolarização
title_sort Escola, Relações Locais e Construção de Comunidade: ensinar e aprender sobre o território municipal nos anos iniciais da escolarização
author Silva , Rodrigo Manoel Dias da
author_facet Silva , Rodrigo Manoel Dias da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva , Rodrigo Manoel Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Escola
Território
Comunidade
Ensino de Ciências Humanas
topic Escola
Território
Comunidade
Ensino de Ciências Humanas
description O presente artigo visa analisar os modos pelos quais o ensino de Ciências Humanas nos anos iniciais da escolarização aborda o território municipal e as relações comunitárias em escolas situadas no Estado do Rio Grande do Sul, no Sul do Brasil. Analisa entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras atuantes no referido nível de ensino, aplicadas em formato remoto, privilegiando-se o uso de aplicativo de mensagens eletrônicas. Os resultados são analisados à luz das contribuições teóricas de Arjun Appadurai, bell hooks e Alexis Rancionero Ragué e evidenciam três considerações analíticas: (a) a maior parte das docentes afirma privilegiar, no âmbito de seus planos de aula, os contextos vividos pelos estudantes e comunidades; (b) ainda vigoram abordagens tradicionais de ensino orientadas por datas cívicas e comemorações promovidas no calendário oficial dos municípios; e (c) verifica-se que o ensino de Ciências Humanas nos primeiros anos da escolarização oportuniza condições para a realização de uma educação territorial, capaz de orientar práticas pedagógicas para a valorização de territórios e culturas e para o engajamento de atores escolares em projetos de desenvolvimento de comunidades.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16308
10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p76-90
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16308
identifier_str_mv 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p76-90
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16308/11261
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16308/11280
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rodrigo Manoel Dias da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rodrigo Manoel Dias da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 32 n. 70 (2023): Educação Integral e Desenvolvimento Humano; 76-90
2358-0194
0104-7043
10.21879/faeeba2358-0194.v32.n70
reponame:Revista da FAEEBA (Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Revista da FAEEBA (Online)
collection Revista da FAEEBA (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br
_version_ 1800210958669316096