Escola, Relações Locais e Construção de Comunidade: ensinar e aprender sobre o território municipal nos anos iniciais da escolarização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista da FAEEBA (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16308 |
Resumo: | O presente artigo visa analisar os modos pelos quais o ensino de Ciências Humanas nos anos iniciais da escolarização aborda o território municipal e as relações comunitárias em escolas situadas no Estado do Rio Grande do Sul, no Sul do Brasil. Analisa entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras atuantes no referido nível de ensino, aplicadas em formato remoto, privilegiando-se o uso de aplicativo de mensagens eletrônicas. Os resultados são analisados à luz das contribuições teóricas de Arjun Appadurai, bell hooks e Alexis Rancionero Ragué e evidenciam três considerações analíticas: (a) a maior parte das docentes afirma privilegiar, no âmbito de seus planos de aula, os contextos vividos pelos estudantes e comunidades; (b) ainda vigoram abordagens tradicionais de ensino orientadas por datas cívicas e comemorações promovidas no calendário oficial dos municípios; e (c) verifica-se que o ensino de Ciências Humanas nos primeiros anos da escolarização oportuniza condições para a realização de uma educação territorial, capaz de orientar práticas pedagógicas para a valorização de territórios e culturas e para o engajamento de atores escolares em projetos de desenvolvimento de comunidades. |
id |
UNEB-3_ff632984b570ee7998b54b8c4d468e28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/16308 |
network_acronym_str |
UNEB-3 |
network_name_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola, Relações Locais e Construção de Comunidade: ensinar e aprender sobre o território municipal nos anos iniciais da escolarizaçãoEscolaTerritórioComunidadeEnsino de Ciências HumanasO presente artigo visa analisar os modos pelos quais o ensino de Ciências Humanas nos anos iniciais da escolarização aborda o território municipal e as relações comunitárias em escolas situadas no Estado do Rio Grande do Sul, no Sul do Brasil. Analisa entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras atuantes no referido nível de ensino, aplicadas em formato remoto, privilegiando-se o uso de aplicativo de mensagens eletrônicas. Os resultados são analisados à luz das contribuições teóricas de Arjun Appadurai, bell hooks e Alexis Rancionero Ragué e evidenciam três considerações analíticas: (a) a maior parte das docentes afirma privilegiar, no âmbito de seus planos de aula, os contextos vividos pelos estudantes e comunidades; (b) ainda vigoram abordagens tradicionais de ensino orientadas por datas cívicas e comemorações promovidas no calendário oficial dos municípios; e (c) verifica-se que o ensino de Ciências Humanas nos primeiros anos da escolarização oportuniza condições para a realização de uma educação territorial, capaz de orientar práticas pedagógicas para a valorização de territórios e culturas e para o engajamento de atores escolares em projetos de desenvolvimento de comunidades.UNEB2023-04-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/1630810.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p76-90Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 32 n. 70 (2023): Educação Integral e Desenvolvimento Humano; 76-902358-01940104-704310.21879/faeeba2358-0194.v32.n70reponame:Revista da FAEEBA (Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporenghttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16308/11261https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16308/11280Copyright (c) 2023 Rodrigo Manoel Dias da Silva info:eu-repo/semantics/openAccessSilva , Rodrigo Manoel Dias da 2023-04-15T00:22:48Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/16308Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/PUBhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/oairevistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br2358-01940104-7043opendoar:2023-04-15T00:22:48Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola, Relações Locais e Construção de Comunidade: ensinar e aprender sobre o território municipal nos anos iniciais da escolarização |
title |
Escola, Relações Locais e Construção de Comunidade: ensinar e aprender sobre o território municipal nos anos iniciais da escolarização |
spellingShingle |
Escola, Relações Locais e Construção de Comunidade: ensinar e aprender sobre o território municipal nos anos iniciais da escolarização Silva , Rodrigo Manoel Dias da Escola Território Comunidade Ensino de Ciências Humanas |
title_short |
Escola, Relações Locais e Construção de Comunidade: ensinar e aprender sobre o território municipal nos anos iniciais da escolarização |
title_full |
Escola, Relações Locais e Construção de Comunidade: ensinar e aprender sobre o território municipal nos anos iniciais da escolarização |
title_fullStr |
Escola, Relações Locais e Construção de Comunidade: ensinar e aprender sobre o território municipal nos anos iniciais da escolarização |
title_full_unstemmed |
Escola, Relações Locais e Construção de Comunidade: ensinar e aprender sobre o território municipal nos anos iniciais da escolarização |
title_sort |
Escola, Relações Locais e Construção de Comunidade: ensinar e aprender sobre o território municipal nos anos iniciais da escolarização |
author |
Silva , Rodrigo Manoel Dias da |
author_facet |
Silva , Rodrigo Manoel Dias da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva , Rodrigo Manoel Dias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Território Comunidade Ensino de Ciências Humanas |
topic |
Escola Território Comunidade Ensino de Ciências Humanas |
description |
O presente artigo visa analisar os modos pelos quais o ensino de Ciências Humanas nos anos iniciais da escolarização aborda o território municipal e as relações comunitárias em escolas situadas no Estado do Rio Grande do Sul, no Sul do Brasil. Analisa entrevistas semiestruturadas realizadas com professoras atuantes no referido nível de ensino, aplicadas em formato remoto, privilegiando-se o uso de aplicativo de mensagens eletrônicas. Os resultados são analisados à luz das contribuições teóricas de Arjun Appadurai, bell hooks e Alexis Rancionero Ragué e evidenciam três considerações analíticas: (a) a maior parte das docentes afirma privilegiar, no âmbito de seus planos de aula, os contextos vividos pelos estudantes e comunidades; (b) ainda vigoram abordagens tradicionais de ensino orientadas por datas cívicas e comemorações promovidas no calendário oficial dos municípios; e (c) verifica-se que o ensino de Ciências Humanas nos primeiros anos da escolarização oportuniza condições para a realização de uma educação territorial, capaz de orientar práticas pedagógicas para a valorização de territórios e culturas e para o engajamento de atores escolares em projetos de desenvolvimento de comunidades. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16308 10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p76-90 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16308 |
identifier_str_mv |
10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n70.p76-90 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16308/11261 https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16308/11280 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rodrigo Manoel Dias da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rodrigo Manoel Dias da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade; v. 32 n. 70 (2023): Educação Integral e Desenvolvimento Humano; 76-90 2358-0194 0104-7043 10.21879/faeeba2358-0194.v32.n70 reponame:Revista da FAEEBA (Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Revista da FAEEBA (Online) |
collection |
Revista da FAEEBA (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da FAEEBA (Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistadafaeeba.uneb@gmail.com||esclementino@uol.com.br|| fialho2021@gmail.com|| mauraiclea@gmail.com||refaeeba.dedc1@listas.uneb.br |
_version_ |
1800210958669316096 |