Linguística Aplicada e Estudos discursivos: ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira num cursinho popular voltado para o Enem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tabuleiro de Letras |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/3672 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar questões relacionadas ao ensino de língua espanhola tendo como foco a preparação dos alunos para a avaliação do Enem. Tais questões nasceram do projeto desenvolvido durante o meu Estágio Supervisionado de Prática de Ensino de Língua Estrangeira, juntamente com meu grupo, ocorrido no ano de 2012. Ao mesmo tempo, o espaço aqui oportunizado traz reflexões teóricas entre a Linguística Aplicada e os estudos discursivos. O referido projeto foi aplicado aos alunos de um cursinho pré-vestibular mantido pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, na condição de optativa. O minicurso, com carga horária de 30 horas, que foi ministrado por mim e colegas da turma, teve como objetivos 1) possibilitar aos vestibulandos a aproximação de reflexões sobre culturas diferentes e fazer com que eles relacionassem o sistema linguístico-discursivo da língua portuguesa ao sistema da língua espanhola, utilizando para tal, atividades de leitura e interpretação de diferentes tipos de textos escritos em língua espanhola; 2) desenvolver a competência linguístico-discursiva do público-alvo; e 3) preparar o vestibulando para a avaliação do Enem 2012. Ao final do minicurso, o grupo considerou como aspectos positivos as reflexões ocorridas sobre as variedades linguísticas na língua espanhola e as discussões sobre as semelhanças entre a língua materna e a língua estrangeira e ainda as adequações de elementos linguísticos aos diferentes gêneros discursivos estudados. |
id |
UNEB-4_06d0ae83b71208a7c79a5f6ca5496541 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/3672 |
network_acronym_str |
UNEB-4 |
network_name_str |
Tabuleiro de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Linguística Aplicada e Estudos discursivos: ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira num cursinho popular voltado para o EnemEnsinoLíngua espanholaVestibularEnem.O objetivo deste artigo é apresentar questões relacionadas ao ensino de língua espanhola tendo como foco a preparação dos alunos para a avaliação do Enem. Tais questões nasceram do projeto desenvolvido durante o meu Estágio Supervisionado de Prática de Ensino de Língua Estrangeira, juntamente com meu grupo, ocorrido no ano de 2012. Ao mesmo tempo, o espaço aqui oportunizado traz reflexões teóricas entre a Linguística Aplicada e os estudos discursivos. O referido projeto foi aplicado aos alunos de um cursinho pré-vestibular mantido pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, na condição de optativa. O minicurso, com carga horária de 30 horas, que foi ministrado por mim e colegas da turma, teve como objetivos 1) possibilitar aos vestibulandos a aproximação de reflexões sobre culturas diferentes e fazer com que eles relacionassem o sistema linguístico-discursivo da língua portuguesa ao sistema da língua espanhola, utilizando para tal, atividades de leitura e interpretação de diferentes tipos de textos escritos em língua espanhola; 2) desenvolver a competência linguístico-discursiva do público-alvo; e 3) preparar o vestibulando para a avaliação do Enem 2012. Ao final do minicurso, o grupo considerou como aspectos positivos as reflexões ocorridas sobre as variedades linguísticas na língua espanhola e as discussões sobre as semelhanças entre a língua materna e a língua estrangeira e ainda as adequações de elementos linguísticos aos diferentes gêneros discursivos estudados. Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2018-04-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/367210.35499/tl.v11i1.3672Tabuleiro de Letras; v. 11 n. 1 (2017); 115-1332176-578210.35499/tl.v11i1reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/3672/2421Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Carlos Eduardo da Silva2021-05-06T22:15:46Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/3672Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2021-05-06T22:15:46Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linguística Aplicada e Estudos discursivos: ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira num cursinho popular voltado para o Enem |
title |
Linguística Aplicada e Estudos discursivos: ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira num cursinho popular voltado para o Enem |
spellingShingle |
Linguística Aplicada e Estudos discursivos: ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira num cursinho popular voltado para o Enem Ferreira, Carlos Eduardo da Silva Ensino Língua espanhola Vestibular Enem. |
title_short |
Linguística Aplicada e Estudos discursivos: ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira num cursinho popular voltado para o Enem |
title_full |
Linguística Aplicada e Estudos discursivos: ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira num cursinho popular voltado para o Enem |
title_fullStr |
Linguística Aplicada e Estudos discursivos: ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira num cursinho popular voltado para o Enem |
title_full_unstemmed |
Linguística Aplicada e Estudos discursivos: ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira num cursinho popular voltado para o Enem |
title_sort |
Linguística Aplicada e Estudos discursivos: ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira num cursinho popular voltado para o Enem |
author |
Ferreira, Carlos Eduardo da Silva |
author_facet |
Ferreira, Carlos Eduardo da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Carlos Eduardo da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Língua espanhola Vestibular Enem. |
topic |
Ensino Língua espanhola Vestibular Enem. |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar questões relacionadas ao ensino de língua espanhola tendo como foco a preparação dos alunos para a avaliação do Enem. Tais questões nasceram do projeto desenvolvido durante o meu Estágio Supervisionado de Prática de Ensino de Língua Estrangeira, juntamente com meu grupo, ocorrido no ano de 2012. Ao mesmo tempo, o espaço aqui oportunizado traz reflexões teóricas entre a Linguística Aplicada e os estudos discursivos. O referido projeto foi aplicado aos alunos de um cursinho pré-vestibular mantido pela Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, na condição de optativa. O minicurso, com carga horária de 30 horas, que foi ministrado por mim e colegas da turma, teve como objetivos 1) possibilitar aos vestibulandos a aproximação de reflexões sobre culturas diferentes e fazer com que eles relacionassem o sistema linguístico-discursivo da língua portuguesa ao sistema da língua espanhola, utilizando para tal, atividades de leitura e interpretação de diferentes tipos de textos escritos em língua espanhola; 2) desenvolver a competência linguístico-discursiva do público-alvo; e 3) preparar o vestibulando para a avaliação do Enem 2012. Ao final do minicurso, o grupo considerou como aspectos positivos as reflexões ocorridas sobre as variedades linguísticas na língua espanhola e as discussões sobre as semelhanças entre a língua materna e a língua estrangeira e ainda as adequações de elementos linguísticos aos diferentes gêneros discursivos estudados. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/3672 10.35499/tl.v11i1.3672 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/3672 |
identifier_str_mv |
10.35499/tl.v11i1.3672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/3672/2421 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras; v. 11 n. 1 (2017); 115-133 2176-5782 10.35499/tl.v11i1 reponame:Tabuleiro de Letras instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Tabuleiro de Letras |
collection |
Tabuleiro de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
nlopes@uneb.br |
_version_ |
1800211679386009600 |