A publicação da obra literária de José de Almada Negreiros: breves considerações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Celina
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/162
Resumo: O presente artigo aborda o estado atual da publicação da obra literária de José de Almada Negreiros nas diversas edições existentes até a data – Estampa (anos 70), Imprensa-Nacional, Casa da Moeda (anos 80), Nova Aguilar (anos 90), Assírio & Alvim (2000-2005) –, constatando-se lacunas de cárater múltiplo. Desde a enorme diferença do corpus da obra, à variabilidade quase inexplicável e inexplicada dos critérios de fixação de texto, passando pela organização dos vários volumes, as edições existentes revelam tanto uma ausência de planificação rigorosa no tocante à quantidade de volumes a dar à estampa, à seleção dos textos quanto a adoção de metodologias incoerentes, do ponto de vista documental, no tratamento da matéria textual, por vezes até dentro de uma única edição. Com efeito, até à presente data desconhece-se, de fato, a extensão da referida obra, verificando-se um progressivo aumento da quantidade de textos publicados. Por outro lado, existindo, relativamente a alguns textos, várias edições surgidas em vida do autor, nem sempre esse fato é tido em conta. Dada a importância da obra e atendendo ao atual estado da sua publicação, ressalta o imperativo de uma edição crítica dessa última a fim de apresentá-la a público sob uma forma rigorosa.
id UNEB-4_0e83fe0a60d6392a289506c71142914b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/162
network_acronym_str UNEB-4
network_name_str Tabuleiro de Letras
repository_id_str
spelling A publicação da obra literária de José de Almada Negreiros: breves consideraçõesPublicaçãoObra literária de Almada NegreirosRevisão crítica O presente artigo aborda o estado atual da publicação da obra literária de José de Almada Negreiros nas diversas edições existentes até a data – Estampa (anos 70), Imprensa-Nacional, Casa da Moeda (anos 80), Nova Aguilar (anos 90), Assírio & Alvim (2000-2005) –, constatando-se lacunas de cárater múltiplo. Desde a enorme diferença do corpus da obra, à variabilidade quase inexplicável e inexplicada dos critérios de fixação de texto, passando pela organização dos vários volumes, as edições existentes revelam tanto uma ausência de planificação rigorosa no tocante à quantidade de volumes a dar à estampa, à seleção dos textos quanto a adoção de metodologias incoerentes, do ponto de vista documental, no tratamento da matéria textual, por vezes até dentro de uma única edição. Com efeito, até à presente data desconhece-se, de fato, a extensão da referida obra, verificando-se um progressivo aumento da quantidade de textos publicados. Por outro lado, existindo, relativamente a alguns textos, várias edições surgidas em vida do autor, nem sempre esse fato é tido em conta. Dada a importância da obra e atendendo ao atual estado da sua publicação, ressalta o imperativo de uma edição crítica dessa última a fim de apresentá-la a público sob uma forma rigorosa.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2012-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/16210.35499/tl.v0i4.162Tabuleiro de Letras; n. 4 (2012): LINGUAGENS, CULTURA E SOCIEDADE2176-578210.35499/tl.v0i4reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/162/113Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Celina2019-06-02T02:55:40Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/162Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2019-06-02T02:55:40Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A publicação da obra literária de José de Almada Negreiros: breves considerações
title A publicação da obra literária de José de Almada Negreiros: breves considerações
spellingShingle A publicação da obra literária de José de Almada Negreiros: breves considerações
Silva, Celina
Publicação
Obra literária de Almada Negreiros
Revisão crítica
title_short A publicação da obra literária de José de Almada Negreiros: breves considerações
title_full A publicação da obra literária de José de Almada Negreiros: breves considerações
title_fullStr A publicação da obra literária de José de Almada Negreiros: breves considerações
title_full_unstemmed A publicação da obra literária de José de Almada Negreiros: breves considerações
title_sort A publicação da obra literária de José de Almada Negreiros: breves considerações
author Silva, Celina
author_facet Silva, Celina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Celina
dc.subject.por.fl_str_mv Publicação
Obra literária de Almada Negreiros
Revisão crítica
topic Publicação
Obra literária de Almada Negreiros
Revisão crítica
description O presente artigo aborda o estado atual da publicação da obra literária de José de Almada Negreiros nas diversas edições existentes até a data – Estampa (anos 70), Imprensa-Nacional, Casa da Moeda (anos 80), Nova Aguilar (anos 90), Assírio & Alvim (2000-2005) –, constatando-se lacunas de cárater múltiplo. Desde a enorme diferença do corpus da obra, à variabilidade quase inexplicável e inexplicada dos critérios de fixação de texto, passando pela organização dos vários volumes, as edições existentes revelam tanto uma ausência de planificação rigorosa no tocante à quantidade de volumes a dar à estampa, à seleção dos textos quanto a adoção de metodologias incoerentes, do ponto de vista documental, no tratamento da matéria textual, por vezes até dentro de uma única edição. Com efeito, até à presente data desconhece-se, de fato, a extensão da referida obra, verificando-se um progressivo aumento da quantidade de textos publicados. Por outro lado, existindo, relativamente a alguns textos, várias edições surgidas em vida do autor, nem sempre esse fato é tido em conta. Dada a importância da obra e atendendo ao atual estado da sua publicação, ressalta o imperativo de uma edição crítica dessa última a fim de apresentá-la a público sob uma forma rigorosa.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/162
10.35499/tl.v0i4.162
url https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/162
identifier_str_mv 10.35499/tl.v0i4.162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/162/113
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
dc.source.none.fl_str_mv Tabuleiro de Letras; n. 4 (2012): LINGUAGENS, CULTURA E SOCIEDADE
2176-5782
10.35499/tl.v0i4
reponame:Tabuleiro de Letras
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Tabuleiro de Letras
collection Tabuleiro de Letras
repository.name.fl_str_mv Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv nlopes@uneb.br
_version_ 1800211678979162112