Um diálogo sobre (n)ação no narrado feminil em Memórias SOMânticas, de Abdulai Sila

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Jonh Jefferson do Nascimento
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cardoso, Sebastião Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4935
Resumo: O presente estudo versa sobre a narrativa da Nação como representação do desejo coletivo Bissau-guineense no romance Memórias SOMânticas (2016) de Abdulai Sila. O texto indaga o quanto os projetos e sonhos nacionalistas guineenses foram realmente alcançados passados 44 anos da independência do país e 20 anos da primeira guerra civil no estado africano tendo em vista a instabilidade política e os falhanços econômicos na atualidade. Na abordagem, buscaremos questionar as identidades e os artefatos que sugerem os conflitos internos e externos ressaltando ainda na temática pós-colonial a perspectiva do autor enquanto sujeito e voz coletiva de uma sociedade complexa e atual.
id UNEB-4_1aad206bb55830e0d4be6230b608f3f5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/4935
network_acronym_str UNEB-4
network_name_str Tabuleiro de Letras
repository_id_str
spelling Um diálogo sobre (n)ação no narrado feminil em Memórias SOMânticas, de Abdulai SilaPós-colonialismoNarrativa da NaçãoIdentidade NacionalGuiné-BissauAbdulai SilaO presente estudo versa sobre a narrativa da Nação como representação do desejo coletivo Bissau-guineense no romance Memórias SOMânticas (2016) de Abdulai Sila. O texto indaga o quanto os projetos e sonhos nacionalistas guineenses foram realmente alcançados passados 44 anos da independência do país e 20 anos da primeira guerra civil no estado africano tendo em vista a instabilidade política e os falhanços econômicos na atualidade. Na abordagem, buscaremos questionar as identidades e os artefatos que sugerem os conflitos internos e externos ressaltando ainda na temática pós-colonial a perspectiva do autor enquanto sujeito e voz coletiva de uma sociedade complexa e atual.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2018-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/493510.35499/tl.v12i1.4935Tabuleiro de Letras; v. 12 n. 1 (2018); 266-2872176-578210.35499/tl.v12i1reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4935/3258Copyright (c) 2018 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves, Jonh Jefferson do NascimentoCardoso, Sebastião Marques2021-05-06T21:57:15Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/4935Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2021-05-06T21:57:15Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Um diálogo sobre (n)ação no narrado feminil em Memórias SOMânticas, de Abdulai Sila
title Um diálogo sobre (n)ação no narrado feminil em Memórias SOMânticas, de Abdulai Sila
spellingShingle Um diálogo sobre (n)ação no narrado feminil em Memórias SOMânticas, de Abdulai Sila
Alves, Jonh Jefferson do Nascimento
Pós-colonialismo
Narrativa da Nação
Identidade Nacional
Guiné-Bissau
Abdulai Sila
title_short Um diálogo sobre (n)ação no narrado feminil em Memórias SOMânticas, de Abdulai Sila
title_full Um diálogo sobre (n)ação no narrado feminil em Memórias SOMânticas, de Abdulai Sila
title_fullStr Um diálogo sobre (n)ação no narrado feminil em Memórias SOMânticas, de Abdulai Sila
title_full_unstemmed Um diálogo sobre (n)ação no narrado feminil em Memórias SOMânticas, de Abdulai Sila
title_sort Um diálogo sobre (n)ação no narrado feminil em Memórias SOMânticas, de Abdulai Sila
author Alves, Jonh Jefferson do Nascimento
author_facet Alves, Jonh Jefferson do Nascimento
Cardoso, Sebastião Marques
author_role author
author2 Cardoso, Sebastião Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Jonh Jefferson do Nascimento
Cardoso, Sebastião Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-colonialismo
Narrativa da Nação
Identidade Nacional
Guiné-Bissau
Abdulai Sila
topic Pós-colonialismo
Narrativa da Nação
Identidade Nacional
Guiné-Bissau
Abdulai Sila
description O presente estudo versa sobre a narrativa da Nação como representação do desejo coletivo Bissau-guineense no romance Memórias SOMânticas (2016) de Abdulai Sila. O texto indaga o quanto os projetos e sonhos nacionalistas guineenses foram realmente alcançados passados 44 anos da independência do país e 20 anos da primeira guerra civil no estado africano tendo em vista a instabilidade política e os falhanços econômicos na atualidade. Na abordagem, buscaremos questionar as identidades e os artefatos que sugerem os conflitos internos e externos ressaltando ainda na temática pós-colonial a perspectiva do autor enquanto sujeito e voz coletiva de uma sociedade complexa e atual.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4935
10.35499/tl.v12i1.4935
url https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4935
identifier_str_mv 10.35499/tl.v12i1.4935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/4935/3258
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Tabuleiro de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Tabuleiro de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
dc.source.none.fl_str_mv Tabuleiro de Letras; v. 12 n. 1 (2018); 266-287
2176-5782
10.35499/tl.v12i1
reponame:Tabuleiro de Letras
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Tabuleiro de Letras
collection Tabuleiro de Letras
repository.name.fl_str_mv Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv nlopes@uneb.br
_version_ 1824504169973678080