A importância do Atlas linguístico do Brasil para o ensino de português
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Tabuleiro de Letras |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5584 |
Resumo: | Este artigo trata da importância dos atlas linguísticos para o ensino, destacando a publicação do Atlas linguístico do Brasil, que objetiva oferecer subsídios para o aprimoramento do ensino/aprendizagem de língua portuguesa e para uma melhor interpretação do caráter multidialetal do Brasil, além de proporcionar aos interessados, sobretudo aos professores, nos estudos linguísticos um considerável volume de dados que permita aprofundar o conhecimento da realidade linguística do português brasileiro, refletindo sobre as variantes de que se reveste a nossa língua, bem como encontrar meios de, sem desprestigiar os seus dialetos de origem, levar os estudantes ao domínio de uma variedade tida como culta. Assim, discute-se a significativa contribuição dessa obra para o conhecimento da realidade linguística do português do Brasil, visto que o atlas pode otimizar e motivar atividades em sala de aula, podendo também ser explorado nas demais disciplinas do currículo escolar. |
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A importância do Atlas linguístico do Brasil para o ensino de portuguêsVariação linguísticaEnsino de Língua PortuguesaAtlas linguísticosEste artigo trata da importância dos atlas linguísticos para o ensino, destacando a publicação do Atlas linguístico do Brasil, que objetiva oferecer subsídios para o aprimoramento do ensino/aprendizagem de língua portuguesa e para uma melhor interpretação do caráter multidialetal do Brasil, além de proporcionar aos interessados, sobretudo aos professores, nos estudos linguísticos um considerável volume de dados que permita aprofundar o conhecimento da realidade linguística do português brasileiro, refletindo sobre as variantes de que se reveste a nossa língua, bem como encontrar meios de, sem desprestigiar os seus dialetos de origem, levar os estudantes ao domínio de uma variedade tida como culta. Assim, discute-se a significativa contribuição dessa obra para o conhecimento da realidade linguística do português do Brasil, visto que o atlas pode otimizar e motivar atividades em sala de aula, podendo também ser explorado nas demais disciplinas do currículo escolar.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2019-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/558410.35499/tl.v12i0.5584Tabuleiro de Letras; v. 12 (2018): Especial; 212-2212176-578210.35499/tl.v12i0reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5584/3518Copyright (c) 2018 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Josane Moreira dePaim, Marcela Moura TorresRibeiro, Silvana Soares Costa2021-05-06T21:39:10Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5584Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2021-05-06T21:39:10Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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