Diálogo e performatividade no drama

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Cleise Furtado
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/153
Resumo: O artigo discute estratégias de composição do diálogo dramático, em textos contemporâneos, sob a ótica das teorias da enunciação e da linguística pragmática, com ênfase nos atos de fala (speech acts) e nos efeitos ilocucionários das interações verbais. Essa abordagem implica o deslocamento de hábitos correntes na análise de peças teatrais, por levar em conta menos o sentido referencial das réplicas do que o particular modo de ação dos seres dramáticos, em suas trocas intersubjetivas, por meio da linguagem. O texto também aborda a noção de dialogismo, tanto como interação discursiva quanto confronto de vozes sociais e históricas. O diálogo dramático tem sido objeto de atenção em vários campos de pesquisa, em especial nos estudos linguísticos dos fenômenos da enunciação. Mas o conceito de dialogismo, desenvolvido por Mikhail Bakhtin no contexto de sua teoria do romance, ainda é pouco presente nas análises da escrita dramatúrgica. A partir de exemplos da dramaturgia contemporânea, propõe-se aqui uma visão da forma dramática como espaço privilegiado para a representação das trocas enunciativas, da interação dialógica pela qual os sujeitos ganham existência graças ao discurso do outro.
id UNEB-4_26bcb7ef63d70570dbdca091703ce8c1
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/153
network_acronym_str UNEB-4
network_name_str Tabuleiro de Letras
repository_id_str
spelling Diálogo e performatividade no dramaDiálogo dramáticoEnunciaçãoAtos de fala O artigo discute estratégias de composição do diálogo dramático, em textos contemporâneos, sob a ótica das teorias da enunciação e da linguística pragmática, com ênfase nos atos de fala (speech acts) e nos efeitos ilocucionários das interações verbais. Essa abordagem implica o deslocamento de hábitos correntes na análise de peças teatrais, por levar em conta menos o sentido referencial das réplicas do que o particular modo de ação dos seres dramáticos, em suas trocas intersubjetivas, por meio da linguagem. O texto também aborda a noção de dialogismo, tanto como interação discursiva quanto confronto de vozes sociais e históricas. O diálogo dramático tem sido objeto de atenção em vários campos de pesquisa, em especial nos estudos linguísticos dos fenômenos da enunciação. Mas o conceito de dialogismo, desenvolvido por Mikhail Bakhtin no contexto de sua teoria do romance, ainda é pouco presente nas análises da escrita dramatúrgica. A partir de exemplos da dramaturgia contemporânea, propõe-se aqui uma visão da forma dramática como espaço privilegiado para a representação das trocas enunciativas, da interação dialógica pela qual os sujeitos ganham existência graças ao discurso do outro. Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2012-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/15310.35499/tl.v0i3.153Tabuleiro de Letras; n. 3 (2011): LINGUAGENS: IDENTIDADE, DIVERSIDADE2176-578210.35499/tl.v0i3reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/153/104Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Cleise Furtado2019-06-02T02:55:39Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/153Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2019-06-02T02:55:39Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogo e performatividade no drama
title Diálogo e performatividade no drama
spellingShingle Diálogo e performatividade no drama
Mendes, Cleise Furtado
Diálogo dramático
Enunciação
Atos de fala
title_short Diálogo e performatividade no drama
title_full Diálogo e performatividade no drama
title_fullStr Diálogo e performatividade no drama
title_full_unstemmed Diálogo e performatividade no drama
title_sort Diálogo e performatividade no drama
author Mendes, Cleise Furtado
author_facet Mendes, Cleise Furtado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Cleise Furtado
dc.subject.por.fl_str_mv Diálogo dramático
Enunciação
Atos de fala
topic Diálogo dramático
Enunciação
Atos de fala
description O artigo discute estratégias de composição do diálogo dramático, em textos contemporâneos, sob a ótica das teorias da enunciação e da linguística pragmática, com ênfase nos atos de fala (speech acts) e nos efeitos ilocucionários das interações verbais. Essa abordagem implica o deslocamento de hábitos correntes na análise de peças teatrais, por levar em conta menos o sentido referencial das réplicas do que o particular modo de ação dos seres dramáticos, em suas trocas intersubjetivas, por meio da linguagem. O texto também aborda a noção de dialogismo, tanto como interação discursiva quanto confronto de vozes sociais e históricas. O diálogo dramático tem sido objeto de atenção em vários campos de pesquisa, em especial nos estudos linguísticos dos fenômenos da enunciação. Mas o conceito de dialogismo, desenvolvido por Mikhail Bakhtin no contexto de sua teoria do romance, ainda é pouco presente nas análises da escrita dramatúrgica. A partir de exemplos da dramaturgia contemporânea, propõe-se aqui uma visão da forma dramática como espaço privilegiado para a representação das trocas enunciativas, da interação dialógica pela qual os sujeitos ganham existência graças ao discurso do outro.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/153
10.35499/tl.v0i3.153
url https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/153
identifier_str_mv 10.35499/tl.v0i3.153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/153/104
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
dc.source.none.fl_str_mv Tabuleiro de Letras; n. 3 (2011): LINGUAGENS: IDENTIDADE, DIVERSIDADE
2176-5782
10.35499/tl.v0i3
reponame:Tabuleiro de Letras
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Tabuleiro de Letras
collection Tabuleiro de Letras
repository.name.fl_str_mv Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv nlopes@uneb.br
_version_ 1800211678963433472