SURREALISMO E MARXISMO: A necessidade contra o desejo de ortodoxia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tabuleiro de Letras |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/368 |
Resumo: | Entre 1925 e 1935 os surrealistas franceses travaram um debate intenso e nada harmonioso com o Partido Comunista Francês (PCF). Acreditando haver pontos de convergência entre os ideais de esquerda e os ideais libertários que pontuavam a busca surrealista, alguns membros do Grupo de Paris tão logo aceitos pelo PCF passam a divergir abertamente em relação às práticas revolucionárias do partido, de quem não aceitam ingerência alguma no interior do movimento surrealista. O presente artigo procura discutir a atribulada relação do surrealismo com o PCF, a qual passa pela recusa à chamada “lógica de estado” e à arte de propaganda, além da concepção surrealista de arte e do seu papel no processo revolucionário, o que culminaria na aproximação com Trostky e no Manifesto por uma arte revolucionária independente, escrito a quatro mãos por André Breton e o revolucionário russo no México. |
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SURREALISMO E MARXISMO: A necessidade contra o desejo de ortodoxiaSurrealismoPartido Comunista FrancêsArte de PropagandaAndré BretonLeon TrotskyEntre 1925 e 1935 os surrealistas franceses travaram um debate intenso e nada harmonioso com o Partido Comunista Francês (PCF). Acreditando haver pontos de convergência entre os ideais de esquerda e os ideais libertários que pontuavam a busca surrealista, alguns membros do Grupo de Paris tão logo aceitos pelo PCF passam a divergir abertamente em relação às práticas revolucionárias do partido, de quem não aceitam ingerência alguma no interior do movimento surrealista. O presente artigo procura discutir a atribulada relação do surrealismo com o PCF, a qual passa pela recusa à chamada “lógica de estado” e à arte de propaganda, além da concepção surrealista de arte e do seu papel no processo revolucionário, o que culminaria na aproximação com Trostky e no Manifesto por uma arte revolucionária independente, escrito a quatro mãos por André Breton e o revolucionário russo no México.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2013-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/36810.35499/tl.v0i6.368Tabuleiro de Letras; n. 6 (2013); 141-1602176-578210.35499/tl.v0i6reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/368/324Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Costa, Anderson2019-06-19T17:20:08Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/368Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2019-06-19T17:20:08Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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Entre 1925 e 1935 os surrealistas franceses travaram um debate intenso e nada harmonioso com o Partido Comunista Francês (PCF). Acreditando haver pontos de convergência entre os ideais de esquerda e os ideais libertários que pontuavam a busca surrealista, alguns membros do Grupo de Paris tão logo aceitos pelo PCF passam a divergir abertamente em relação às práticas revolucionárias do partido, de quem não aceitam ingerência alguma no interior do movimento surrealista. O presente artigo procura discutir a atribulada relação do surrealismo com o PCF, a qual passa pela recusa à chamada “lógica de estado” e à arte de propaganda, além da concepção surrealista de arte e do seu papel no processo revolucionário, o que culminaria na aproximação com Trostky e no Manifesto por uma arte revolucionária independente, escrito a quatro mãos por André Breton e o revolucionário russo no México. |
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