Escrita, universidade e sociedade: formação de leitores em ambiente de produção de conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Silvia Aparecida José e
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Barzotto, Valdir Heitor, Mesquita, André Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17955
Resumo: This article aims to reflect on the development of readers in higher education, for which we used chronicles produced by students of the Technology in Business Management course in the first semester of 2020. To carry out this work, students engaged with different texts and their possible interpretations. The proposal presented in the classroom sought to better understand the students, including a written production that allowed us to observe their writing skills, thematic choices, and how they relate to everyday events. In order to conduct the analysis presented in this work, we relied on the works of Freire (2008), Kock (2011), and Ducrot (1972; 1987; 1989; 1990). These analyses indicate that the students' production, resulting from their readings, generally reproduces what is conventionally referred to as 'common sense,' that is, the discourse of the dominant ideology. The texts not only reproduce this ideology but also reinforce it in the discursive process. We conclude that it is necessary to always return to one of the principles of Portuguese language teaching - that of promoting the development of readers who, through writing, can express something to the community they belong to and in accordance with the moment they are living, going beyond mere observation or reproduction of common sense.
id UNEB-4_521920bb5b2577ad7e6739a8d287a943
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/17955
network_acronym_str UNEB-4
network_name_str Tabuleiro de Letras
repository_id_str
spelling Escrita, universidade e sociedade: formação de leitores em ambiente de produção de conhecimentoLeituraEscritaPolifoniaFormação universitária.This article aims to reflect on the development of readers in higher education, for which we used chronicles produced by students of the Technology in Business Management course in the first semester of 2020. To carry out this work, students engaged with different texts and their possible interpretations. The proposal presented in the classroom sought to better understand the students, including a written production that allowed us to observe their writing skills, thematic choices, and how they relate to everyday events. In order to conduct the analysis presented in this work, we relied on the works of Freire (2008), Kock (2011), and Ducrot (1972; 1987; 1989; 1990). These analyses indicate that the students' production, resulting from their readings, generally reproduces what is conventionally referred to as 'common sense,' that is, the discourse of the dominant ideology. The texts not only reproduce this ideology but also reinforce it in the discursive process. We conclude that it is necessary to always return to one of the principles of Portuguese language teaching - that of promoting the development of readers who, through writing, can express something to the community they belong to and in accordance with the moment they are living, going beyond mere observation or reproduction of common sense.Este artigo tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre a formação de leitores no ensino superior e, para isso, utilizamos crônicas produzidas pelos alunos do curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial no primeiro semestre de 2020. Para realização deste trabalho, os alunos entraram em contato com diferentes textos e suas possíveis interpretações.  A proposta apresentada em sala de aula visava conhecer melhor os estudantes, contemplando também uma produção textual que permitisse observar as condições de sua escrita, suas escolhas temáticas e o modo como se relacionam com os fatos do cotidiano. A fim de realizar a análise presente neste trabalho, apoiamo-nos em Freire (2008), Kock (2011) e  Ducrot.(1972; 1987; 1989; 1990).  Essas análises apontam que a produção dos alunos, resultante de suas leituras, de modo geral, reproduzem o que convencionalmente é denominado por “senso comum”, ou seja: o discurso da ideologia dominante. Os textos tanto reproduzem essa ideologia como também a reforçam no processo discursivo. Concluímos que é necessário retornar sempre a um dos princípios do ensino de Língua Portuguesa - o de promover a formação de leitores que, por meio da escrita, possam dizer algo para a comunidade na qual estão inseridos e de acordo com o momento que estão vivendo, que vá além da constatação ou da reprodução do senso comum.  Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/1795510.35499/tl.v17i2.17955Tabuleiro de Letras; v. 17 n. 2 (2023); 163-1782176-578210.35499/tl.v17i2reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17955/12795Copyright (c) 2023 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Silvia Aparecida José eBarzotto, Valdir HeitorMesquita, André Campos2023-12-14T23:55:13Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/17955Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2023-12-14T23:55:13Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrita, universidade e sociedade: formação de leitores em ambiente de produção de conhecimento
title Escrita, universidade e sociedade: formação de leitores em ambiente de produção de conhecimento
spellingShingle Escrita, universidade e sociedade: formação de leitores em ambiente de produção de conhecimento
Silva, Silvia Aparecida José e
Leitura
Escrita
Polifonia
Formação universitária.
title_short Escrita, universidade e sociedade: formação de leitores em ambiente de produção de conhecimento
title_full Escrita, universidade e sociedade: formação de leitores em ambiente de produção de conhecimento
title_fullStr Escrita, universidade e sociedade: formação de leitores em ambiente de produção de conhecimento
title_full_unstemmed Escrita, universidade e sociedade: formação de leitores em ambiente de produção de conhecimento
title_sort Escrita, universidade e sociedade: formação de leitores em ambiente de produção de conhecimento
author Silva, Silvia Aparecida José e
author_facet Silva, Silvia Aparecida José e
Barzotto, Valdir Heitor
Mesquita, André Campos
author_role author
author2 Barzotto, Valdir Heitor
Mesquita, André Campos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Silvia Aparecida José e
Barzotto, Valdir Heitor
Mesquita, André Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Polifonia
Formação universitária.
topic Leitura
Escrita
Polifonia
Formação universitária.
description This article aims to reflect on the development of readers in higher education, for which we used chronicles produced by students of the Technology in Business Management course in the first semester of 2020. To carry out this work, students engaged with different texts and their possible interpretations. The proposal presented in the classroom sought to better understand the students, including a written production that allowed us to observe their writing skills, thematic choices, and how they relate to everyday events. In order to conduct the analysis presented in this work, we relied on the works of Freire (2008), Kock (2011), and Ducrot (1972; 1987; 1989; 1990). These analyses indicate that the students' production, resulting from their readings, generally reproduces what is conventionally referred to as 'common sense,' that is, the discourse of the dominant ideology. The texts not only reproduce this ideology but also reinforce it in the discursive process. We conclude that it is necessary to always return to one of the principles of Portuguese language teaching - that of promoting the development of readers who, through writing, can express something to the community they belong to and in accordance with the moment they are living, going beyond mere observation or reproduction of common sense.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17955
10.35499/tl.v17i2.17955
url https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17955
identifier_str_mv 10.35499/tl.v17i2.17955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17955/12795
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Tabuleiro de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Tabuleiro de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
dc.source.none.fl_str_mv Tabuleiro de Letras; v. 17 n. 2 (2023); 163-178
2176-5782
10.35499/tl.v17i2
reponame:Tabuleiro de Letras
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Tabuleiro de Letras
collection Tabuleiro de Letras
repository.name.fl_str_mv Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv nlopes@uneb.br
_version_ 1800211680488062976