Produção textual, forma e função dos gêneros textuais a partir de jogos didáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Aline Maria
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/1864
Resumo: O objetivo geral desse trabalho é elaborar jogos didáticos que envolvam gêneros textuais e a produção textual visando o desenvolvimento da competência discursiva no Ensino de Língua Portuguesa do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Como embasamento teórico, utilizamos os pressupostos de Marcuschi (2005;2008), Geraldi (2011), Bezerra (2005), Bakhtin (1992), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Antunes (2003) e Bazerman (2006). A pesquisa é bibliográfica, qualitativa, envolve leitura de referencial teórico e elaboração de seis jogos didáticos: dominó, boliche, perguntas e respostas, memória, quebra-cabeça e baralho; os quais envolvem a interface forma e função dos gêneros textuais e produção textual a partir dos mesmos. Os jogos didáticos se constituem como ferramentas pertinentes no ensino de língua portuguesa, pois propicia o aprendizado de forma lúdica, prazerosa e significativa.
id UNEB-4_77d527bbd5229f10f10233bbb78cab5f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/1864
network_acronym_str UNEB-4
network_name_str Tabuleiro de Letras
repository_id_str
spelling Produção textual, forma e função dos gêneros textuais a partir de jogos didáticosJogos didáticosEnsinoGêneros textuaisProdução textualO objetivo geral desse trabalho é elaborar jogos didáticos que envolvam gêneros textuais e a produção textual visando o desenvolvimento da competência discursiva no Ensino de Língua Portuguesa do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Como embasamento teórico, utilizamos os pressupostos de Marcuschi (2005;2008), Geraldi (2011), Bezerra (2005), Bakhtin (1992), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Antunes (2003) e Bazerman (2006). A pesquisa é bibliográfica, qualitativa, envolve leitura de referencial teórico e elaboração de seis jogos didáticos: dominó, boliche, perguntas e respostas, memória, quebra-cabeça e baralho; os quais envolvem a interface forma e função dos gêneros textuais e produção textual a partir dos mesmos. Os jogos didáticos se constituem como ferramentas pertinentes no ensino de língua portuguesa, pois propicia o aprendizado de forma lúdica, prazerosa e significativa.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2016-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/186410.35499/tl.v10i1.1864Tabuleiro de Letras; v. 10 n. 1 (2016); 9-202176-578210.35499/tl.v10i1reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/1864/1752https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/1864/6643Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Aline Maria2019-06-02T02:55:54Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/1864Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2019-06-02T02:55:54Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção textual, forma e função dos gêneros textuais a partir de jogos didáticos
title Produção textual, forma e função dos gêneros textuais a partir de jogos didáticos
spellingShingle Produção textual, forma e função dos gêneros textuais a partir de jogos didáticos
Pereira, Aline Maria
Jogos didáticos
Ensino
Gêneros textuais
Produção textual
title_short Produção textual, forma e função dos gêneros textuais a partir de jogos didáticos
title_full Produção textual, forma e função dos gêneros textuais a partir de jogos didáticos
title_fullStr Produção textual, forma e função dos gêneros textuais a partir de jogos didáticos
title_full_unstemmed Produção textual, forma e função dos gêneros textuais a partir de jogos didáticos
title_sort Produção textual, forma e função dos gêneros textuais a partir de jogos didáticos
author Pereira, Aline Maria
author_facet Pereira, Aline Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Aline Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos didáticos
Ensino
Gêneros textuais
Produção textual
topic Jogos didáticos
Ensino
Gêneros textuais
Produção textual
description O objetivo geral desse trabalho é elaborar jogos didáticos que envolvam gêneros textuais e a produção textual visando o desenvolvimento da competência discursiva no Ensino de Língua Portuguesa do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Como embasamento teórico, utilizamos os pressupostos de Marcuschi (2005;2008), Geraldi (2011), Bezerra (2005), Bakhtin (1992), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Antunes (2003) e Bazerman (2006). A pesquisa é bibliográfica, qualitativa, envolve leitura de referencial teórico e elaboração de seis jogos didáticos: dominó, boliche, perguntas e respostas, memória, quebra-cabeça e baralho; os quais envolvem a interface forma e função dos gêneros textuais e produção textual a partir dos mesmos. Os jogos didáticos se constituem como ferramentas pertinentes no ensino de língua portuguesa, pois propicia o aprendizado de forma lúdica, prazerosa e significativa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/1864
10.35499/tl.v10i1.1864
url https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/1864
identifier_str_mv 10.35499/tl.v10i1.1864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/1864/1752
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/1864/6643
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
dc.source.none.fl_str_mv Tabuleiro de Letras; v. 10 n. 1 (2016); 9-20
2176-5782
10.35499/tl.v10i1
reponame:Tabuleiro de Letras
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Tabuleiro de Letras
collection Tabuleiro de Letras
repository.name.fl_str_mv Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv nlopes@uneb.br
_version_ 1800211679345115136