Produção textual, forma e função dos gêneros textuais a partir de jogos didáticos
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tabuleiro de Letras |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/1864 |
Resumo: | O objetivo geral desse trabalho é elaborar jogos didáticos que envolvam gêneros textuais e a produção textual visando o desenvolvimento da competência discursiva no Ensino de Língua Portuguesa do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental. Como embasamento teórico, utilizamos os pressupostos de Marcuschi (2005;2008), Geraldi (2011), Bezerra (2005), Bakhtin (1992), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Antunes (2003) e Bazerman (2006). A pesquisa é bibliográfica, qualitativa, envolve leitura de referencial teórico e elaboração de seis jogos didáticos: dominó, boliche, perguntas e respostas, memória, quebra-cabeça e baralho; os quais envolvem a interface forma e função dos gêneros textuais e produção textual a partir dos mesmos. Os jogos didáticos se constituem como ferramentas pertinentes no ensino de língua portuguesa, pois propicia o aprendizado de forma lúdica, prazerosa e significativa. |
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