Uma proposta para classificação das inferências: Teorias revistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tabuleiro de Letras |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5184 |
Resumo: | Desde a década de 1950 os estudos sobre o aprendizado da leitura vêm mudando consideravelmente, ora focando na tradução de signos em sons, ora destacando seu caráter cognitivo e sociocultural. Especificamente sobre os fatores cognitivos, destaca-se que a Psicolinguística aportou grandes contribuições para o entendimento da tarefa leitora e vários são os autores que se dedicam a elucidar o funcionamento da mente no entendimento de textos, tais como Fauconnier (1994;2002), Trabasso e Magliano (1996); León (2003); Cassany (2006); León e Escudero (2007) e Escudero (2010). Esses estudiosos têm em comum a visão das inferências como centro da compreensão leitora e elemento imprescindível na depreensão de significados, portanto busca-se neste trabalho oferecer uma revisão teórica sobre conceitos chave para compreender o que são as inferências, como os tipos de memórias envolvidos na leitura, os espaços mentais, o conceito de frames e os tipos de inferências que se pode elaborar ao longo de uma leitura. Elabora-se, igualmente, uma representação esquemática e um fluxograma para explicitar, de maneira didática, as teorias visitadas no trabalho. Por fim, pode-se verificar como as inferências estão no núcleo dos processos de construção que realiza o leitor para alcançar uma leitura bem-sucedida. |
id |
UNEB-4_93022ed7ea019fd3ffef94bb69c0aee9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5184 |
network_acronym_str |
UNEB-4 |
network_name_str |
Tabuleiro de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma proposta para classificação das inferências: Teorias revistasInferênciasLeituraEspaços mentaisDesde a década de 1950 os estudos sobre o aprendizado da leitura vêm mudando consideravelmente, ora focando na tradução de signos em sons, ora destacando seu caráter cognitivo e sociocultural. Especificamente sobre os fatores cognitivos, destaca-se que a Psicolinguística aportou grandes contribuições para o entendimento da tarefa leitora e vários são os autores que se dedicam a elucidar o funcionamento da mente no entendimento de textos, tais como Fauconnier (1994;2002), Trabasso e Magliano (1996); León (2003); Cassany (2006); León e Escudero (2007) e Escudero (2010). Esses estudiosos têm em comum a visão das inferências como centro da compreensão leitora e elemento imprescindível na depreensão de significados, portanto busca-se neste trabalho oferecer uma revisão teórica sobre conceitos chave para compreender o que são as inferências, como os tipos de memórias envolvidos na leitura, os espaços mentais, o conceito de frames e os tipos de inferências que se pode elaborar ao longo de uma leitura. Elabora-se, igualmente, uma representação esquemática e um fluxograma para explicitar, de maneira didática, as teorias visitadas no trabalho. Por fim, pode-se verificar como as inferências estão no núcleo dos processos de construção que realiza o leitor para alcançar uma leitura bem-sucedida.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2018-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/518410.35499/tl.v12i2.5184Tabuleiro de Letras; v. 12 n. 2 (2018); 42-562176-578210.35499/tl.v12i2reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5184/3474Copyright (c) 2018 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessDe Abreu Silva, Geraldo Emanuel2021-05-06T21:54:15Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5184Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2021-05-06T21:54:15Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta para classificação das inferências: Teorias revistas |
title |
Uma proposta para classificação das inferências: Teorias revistas |
spellingShingle |
Uma proposta para classificação das inferências: Teorias revistas De Abreu Silva, Geraldo Emanuel Inferências Leitura Espaços mentais |
title_short |
Uma proposta para classificação das inferências: Teorias revistas |
title_full |
Uma proposta para classificação das inferências: Teorias revistas |
title_fullStr |
Uma proposta para classificação das inferências: Teorias revistas |
title_full_unstemmed |
Uma proposta para classificação das inferências: Teorias revistas |
title_sort |
Uma proposta para classificação das inferências: Teorias revistas |
author |
De Abreu Silva, Geraldo Emanuel |
author_facet |
De Abreu Silva, Geraldo Emanuel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
De Abreu Silva, Geraldo Emanuel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inferências Leitura Espaços mentais |
topic |
Inferências Leitura Espaços mentais |
description |
Desde a década de 1950 os estudos sobre o aprendizado da leitura vêm mudando consideravelmente, ora focando na tradução de signos em sons, ora destacando seu caráter cognitivo e sociocultural. Especificamente sobre os fatores cognitivos, destaca-se que a Psicolinguística aportou grandes contribuições para o entendimento da tarefa leitora e vários são os autores que se dedicam a elucidar o funcionamento da mente no entendimento de textos, tais como Fauconnier (1994;2002), Trabasso e Magliano (1996); León (2003); Cassany (2006); León e Escudero (2007) e Escudero (2010). Esses estudiosos têm em comum a visão das inferências como centro da compreensão leitora e elemento imprescindível na depreensão de significados, portanto busca-se neste trabalho oferecer uma revisão teórica sobre conceitos chave para compreender o que são as inferências, como os tipos de memórias envolvidos na leitura, os espaços mentais, o conceito de frames e os tipos de inferências que se pode elaborar ao longo de uma leitura. Elabora-se, igualmente, uma representação esquemática e um fluxograma para explicitar, de maneira didática, as teorias visitadas no trabalho. Por fim, pode-se verificar como as inferências estão no núcleo dos processos de construção que realiza o leitor para alcançar uma leitura bem-sucedida. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5184 10.35499/tl.v12i2.5184 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5184 |
identifier_str_mv |
10.35499/tl.v12i2.5184 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5184/3474 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Tabuleiro de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Tabuleiro de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras; v. 12 n. 2 (2018); 42-56 2176-5782 10.35499/tl.v12i2 reponame:Tabuleiro de Letras instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Tabuleiro de Letras |
collection |
Tabuleiro de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
nlopes@uneb.br |
_version_ |
1800211679684853760 |