Do candomblé à Santeria, da Salsa ao Samba, da Habana vieja ao pelourinho, dos frijoles à feijoada, do Brasil a Cuba: Estratégias para trabalhar a interculturalidade e respeitar a presença da cultura de matriz africana nas aulas de espanhol como LE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tabuleiro de Letras |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/177 |
Resumo: | O presente artigo busca traçar reflexões sobre o lugar do negro nas aulas de espanhol para brasileiros, levantando observações sobre procedimentos metodológicos, bem como fazer uma análise dos livros didáticos utilizados no processo de ensino e aprendizagem. Buscamos também levar à conscientização acerca da importância da cultura de matriz africana para a formação do povo hispânico, e valemo-nos de Cuba como uma sugestão para que professor de espanhol possa trabalhar as contribuições da cultura africana na formação dos países hispano-americanos como também para desenvolver a interculturalidade em sala de aula. |
id |
UNEB-4_b35810f41bd0a98148b66e7135d7f8fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/177 |
network_acronym_str |
UNEB-4 |
network_name_str |
Tabuleiro de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Do candomblé à Santeria, da Salsa ao Samba, da Habana vieja ao pelourinho, dos frijoles à feijoada, do Brasil a Cuba: Estratégias para trabalhar a interculturalidade e respeitar a presença da cultura de matriz africana nas aulas de espanhol como LEEspanhol para brasileirosCulturas de matriz africanaEstratégias de ensinoInterculturalidadeCuba O presente artigo busca traçar reflexões sobre o lugar do negro nas aulas de espanhol para brasileiros, levantando observações sobre procedimentos metodológicos, bem como fazer uma análise dos livros didáticos utilizados no processo de ensino e aprendizagem. Buscamos também levar à conscientização acerca da importância da cultura de matriz africana para a formação do povo hispânico, e valemo-nos de Cuba como uma sugestão para que professor de espanhol possa trabalhar as contribuições da cultura africana na formação dos países hispano-americanos como também para desenvolver a interculturalidade em sala de aula.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2012-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17710.35499/tl.v0i5.177Tabuleiro de Letras; n. 5 (2012)2176-578210.35499/tl.v0i5reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/177/153Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessViñal Junior, José Veiga2019-06-02T02:55:42Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/177Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2019-06-02T02:55:42Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do candomblé à Santeria, da Salsa ao Samba, da Habana vieja ao pelourinho, dos frijoles à feijoada, do Brasil a Cuba: Estratégias para trabalhar a interculturalidade e respeitar a presença da cultura de matriz africana nas aulas de espanhol como LE |
title |
Do candomblé à Santeria, da Salsa ao Samba, da Habana vieja ao pelourinho, dos frijoles à feijoada, do Brasil a Cuba: Estratégias para trabalhar a interculturalidade e respeitar a presença da cultura de matriz africana nas aulas de espanhol como LE |
spellingShingle |
Do candomblé à Santeria, da Salsa ao Samba, da Habana vieja ao pelourinho, dos frijoles à feijoada, do Brasil a Cuba: Estratégias para trabalhar a interculturalidade e respeitar a presença da cultura de matriz africana nas aulas de espanhol como LE Viñal Junior, José Veiga Espanhol para brasileiros Culturas de matriz africana Estratégias de ensino Interculturalidade Cuba |
title_short |
Do candomblé à Santeria, da Salsa ao Samba, da Habana vieja ao pelourinho, dos frijoles à feijoada, do Brasil a Cuba: Estratégias para trabalhar a interculturalidade e respeitar a presença da cultura de matriz africana nas aulas de espanhol como LE |
title_full |
Do candomblé à Santeria, da Salsa ao Samba, da Habana vieja ao pelourinho, dos frijoles à feijoada, do Brasil a Cuba: Estratégias para trabalhar a interculturalidade e respeitar a presença da cultura de matriz africana nas aulas de espanhol como LE |
title_fullStr |
Do candomblé à Santeria, da Salsa ao Samba, da Habana vieja ao pelourinho, dos frijoles à feijoada, do Brasil a Cuba: Estratégias para trabalhar a interculturalidade e respeitar a presença da cultura de matriz africana nas aulas de espanhol como LE |
title_full_unstemmed |
Do candomblé à Santeria, da Salsa ao Samba, da Habana vieja ao pelourinho, dos frijoles à feijoada, do Brasil a Cuba: Estratégias para trabalhar a interculturalidade e respeitar a presença da cultura de matriz africana nas aulas de espanhol como LE |
title_sort |
Do candomblé à Santeria, da Salsa ao Samba, da Habana vieja ao pelourinho, dos frijoles à feijoada, do Brasil a Cuba: Estratégias para trabalhar a interculturalidade e respeitar a presença da cultura de matriz africana nas aulas de espanhol como LE |
author |
Viñal Junior, José Veiga |
author_facet |
Viñal Junior, José Veiga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viñal Junior, José Veiga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espanhol para brasileiros Culturas de matriz africana Estratégias de ensino Interculturalidade Cuba |
topic |
Espanhol para brasileiros Culturas de matriz africana Estratégias de ensino Interculturalidade Cuba |
description |
O presente artigo busca traçar reflexões sobre o lugar do negro nas aulas de espanhol para brasileiros, levantando observações sobre procedimentos metodológicos, bem como fazer uma análise dos livros didáticos utilizados no processo de ensino e aprendizagem. Buscamos também levar à conscientização acerca da importância da cultura de matriz africana para a formação do povo hispânico, e valemo-nos de Cuba como uma sugestão para que professor de espanhol possa trabalhar as contribuições da cultura africana na formação dos países hispano-americanos como também para desenvolver a interculturalidade em sala de aula. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/177 10.35499/tl.v0i5.177 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/177 |
identifier_str_mv |
10.35499/tl.v0i5.177 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/177/153 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras; n. 5 (2012) 2176-5782 10.35499/tl.v0i5 reponame:Tabuleiro de Letras instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Tabuleiro de Letras |
collection |
Tabuleiro de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
nlopes@uneb.br |
_version_ |
1800211678999085056 |