Do candomblé à Santeria, da Salsa ao Samba, da Habana vieja ao pelourinho, dos frijoles à feijoada, do Brasil a Cuba: Estratégias para trabalhar a interculturalidade e respeitar a presença da cultura de matriz africana nas aulas de espanhol como LE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viñal Junior, José Veiga
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Tabuleiro de Letras
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/177
Resumo: O presente artigo busca traçar reflexões sobre o lugar do negro nas aulas de espanhol para brasileiros, levantando observações sobre procedimentos metodológicos, bem como fazer uma análise dos livros didáticos utilizados no processo de ensino e aprendizagem. Buscamos também levar à conscientização acerca da importância da cultura de matriz africana para a formação do povo hispânico, e valemo-nos de Cuba como uma sugestão para que professor de espanhol possa trabalhar as contribuições da cultura africana na formação dos países hispano-americanos como também para desenvolver a interculturalidade em sala de aula.
id UNEB-4_b35810f41bd0a98148b66e7135d7f8fa
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/177
network_acronym_str UNEB-4
network_name_str Tabuleiro de Letras
repository_id_str
spelling Do candomblé à Santeria, da Salsa ao Samba, da Habana vieja ao pelourinho, dos frijoles à feijoada, do Brasil a Cuba: Estratégias para trabalhar a interculturalidade e respeitar a presença da cultura de matriz africana nas aulas de espanhol como LEEspanhol para brasileirosCulturas de matriz africanaEstratégias de ensinoInterculturalidadeCuba O presente artigo busca traçar reflexões sobre o lugar do negro nas aulas de espanhol para brasileiros, levantando observações sobre procedimentos metodológicos, bem como fazer uma análise dos livros didáticos utilizados no processo de ensino e aprendizagem. Buscamos também levar à conscientização acerca da importância da cultura de matriz africana para a formação do povo hispânico, e valemo-nos de Cuba como uma sugestão para que professor de espanhol possa trabalhar as contribuições da cultura africana na formação dos países hispano-americanos como também para desenvolver a interculturalidade em sala de aula.Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2012-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/17710.35499/tl.v0i5.177Tabuleiro de Letras; n. 5 (2012)2176-578210.35499/tl.v0i5reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/177/153Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessViñal Junior, José Veiga2019-06-02T02:55:42Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/177Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2019-06-02T02:55:42Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Do candomblé à Santeria, da Salsa ao Samba, da Habana vieja ao pelourinho, dos frijoles à feijoada, do Brasil a Cuba: Estratégias para trabalhar a interculturalidade e respeitar a presença da cultura de matriz africana nas aulas de espanhol como LE
title Do candomblé à Santeria, da Salsa ao Samba, da Habana vieja ao pelourinho, dos frijoles à feijoada, do Brasil a Cuba: Estratégias para trabalhar a interculturalidade e respeitar a presença da cultura de matriz africana nas aulas de espanhol como LE
spellingShingle Do candomblé à Santeria, da Salsa ao Samba, da Habana vieja ao pelourinho, dos frijoles à feijoada, do Brasil a Cuba: Estratégias para trabalhar a interculturalidade e respeitar a presença da cultura de matriz africana nas aulas de espanhol como LE
Viñal Junior, José Veiga
Espanhol para brasileiros
Culturas de matriz africana
Estratégias de ensino
Interculturalidade
Cuba
title_short Do candomblé à Santeria, da Salsa ao Samba, da Habana vieja ao pelourinho, dos frijoles à feijoada, do Brasil a Cuba: Estratégias para trabalhar a interculturalidade e respeitar a presença da cultura de matriz africana nas aulas de espanhol como LE
title_full Do candomblé à Santeria, da Salsa ao Samba, da Habana vieja ao pelourinho, dos frijoles à feijoada, do Brasil a Cuba: Estratégias para trabalhar a interculturalidade e respeitar a presença da cultura de matriz africana nas aulas de espanhol como LE
title_fullStr Do candomblé à Santeria, da Salsa ao Samba, da Habana vieja ao pelourinho, dos frijoles à feijoada, do Brasil a Cuba: Estratégias para trabalhar a interculturalidade e respeitar a presença da cultura de matriz africana nas aulas de espanhol como LE
title_full_unstemmed Do candomblé à Santeria, da Salsa ao Samba, da Habana vieja ao pelourinho, dos frijoles à feijoada, do Brasil a Cuba: Estratégias para trabalhar a interculturalidade e respeitar a presença da cultura de matriz africana nas aulas de espanhol como LE
title_sort Do candomblé à Santeria, da Salsa ao Samba, da Habana vieja ao pelourinho, dos frijoles à feijoada, do Brasil a Cuba: Estratégias para trabalhar a interculturalidade e respeitar a presença da cultura de matriz africana nas aulas de espanhol como LE
author Viñal Junior, José Veiga
author_facet Viñal Junior, José Veiga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Viñal Junior, José Veiga
dc.subject.por.fl_str_mv Espanhol para brasileiros
Culturas de matriz africana
Estratégias de ensino
Interculturalidade
Cuba
topic Espanhol para brasileiros
Culturas de matriz africana
Estratégias de ensino
Interculturalidade
Cuba
description O presente artigo busca traçar reflexões sobre o lugar do negro nas aulas de espanhol para brasileiros, levantando observações sobre procedimentos metodológicos, bem como fazer uma análise dos livros didáticos utilizados no processo de ensino e aprendizagem. Buscamos também levar à conscientização acerca da importância da cultura de matriz africana para a formação do povo hispânico, e valemo-nos de Cuba como uma sugestão para que professor de espanhol possa trabalhar as contribuições da cultura africana na formação dos países hispano-americanos como também para desenvolver a interculturalidade em sala de aula.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/177
10.35499/tl.v0i5.177
url https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/177
identifier_str_mv 10.35499/tl.v0i5.177
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/177/153
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Tabuleiro de Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL
dc.source.none.fl_str_mv Tabuleiro de Letras; n. 5 (2012)
2176-5782
10.35499/tl.v0i5
reponame:Tabuleiro de Letras
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Tabuleiro de Letras
collection Tabuleiro de Letras
repository.name.fl_str_mv Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv nlopes@uneb.br
_version_ 1800211678999085056