Uma estranha instituição: novas vozes e os caminhos da crítica literária contemporânea:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Tabuleiro de Letras |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/9759 |
Resumo: | In this three-part article, we intend to speculate about the conflicts between the notions of textual / literary genres and gender - using the text Law of Genre (DERRIDA, 2019) as a starting point- and the policies of the body thought by some segments of the literary critic. To do so, we draw a parallel between Stela do Patrocínio's "babble", transcribed in Reino dos Animais e dos Bichos é o meu nome (2001), and two of Tatiana Nascimento's writings: 07 notas sobre o apocalipse ou poemas para o fim do mundo (2019a) and Cuírlombismo Literário (2019b). The aforementioned texts serve as reflective means for us to discuss the place of that Strange Institution called Literature (DERRIDA, 2014), a space which is not only about liberation, but also about the reproduction of stereotypes, as shown by studies carried out by researcher Regina Dalcastagnè (2012, 2018) on contemporary Brazilian criticism and literary production. We put emphasize, therefore, in line with The Master's Tools Will Never Dismantle the Master's House (LORDE, 2019) and in dialogue with bell hooks (2019), on the need to think of new modes for the literary criticism discourse which would act from an understanding of elements such as race, class and gender. |
id |
UNEB-4_e370fa83dfd16a33eb95ca8f4faecba1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9759 |
network_acronym_str |
UNEB-4 |
network_name_str |
Tabuleiro de Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma estranha instituição: novas vozes e os caminhos da crítica literária contemporânea: In this three-part article, we intend to speculate about the conflicts between the notions of textual / literary genres and gender - using the text Law of Genre (DERRIDA, 2019) as a starting point- and the policies of the body thought by some segments of the literary critic. To do so, we draw a parallel between Stela do Patrocínio's "babble", transcribed in Reino dos Animais e dos Bichos é o meu nome (2001), and two of Tatiana Nascimento's writings: 07 notas sobre o apocalipse ou poemas para o fim do mundo (2019a) and Cuírlombismo Literário (2019b). The aforementioned texts serve as reflective means for us to discuss the place of that Strange Institution called Literature (DERRIDA, 2014), a space which is not only about liberation, but also about the reproduction of stereotypes, as shown by studies carried out by researcher Regina Dalcastagnè (2012, 2018) on contemporary Brazilian criticism and literary production. We put emphasize, therefore, in line with The Master's Tools Will Never Dismantle the Master's House (LORDE, 2019) and in dialogue with bell hooks (2019), on the need to think of new modes for the literary criticism discourse which would act from an understanding of elements such as race, class and gender.Neste artigo, dividido em três partes, pretendemos especular sobre os conflitos entre as noções de gêneros textuais/ literários e gêneros sexuais a partir do texto A lei do gênero (DERRIDA, 2019) e das políticas do corpo pensadas por alguns segmentos da crítica literária. Para tanto, traçamos um paralelo entre o “falatório” de Stela do Patrocínio, transcrito no Reino dos Bichos e dos Animais é o meu nome (2001), e os escritos de Tatiana Nascimento, em 07 notas sobre o apocalipse ou poemas para o fim do mundo (2019a) e Cuírlombismo literário (2019b). Tais textos nos servem como meios reflexivos para debatermos o lugar dessa Estranha Instituição chamada Literatura (DERRIDA, 2014), espaço que não é apenas de libertação, mas também de reprodução de estereótipos, como demonstram os estudos realizados pela pesquisadora Regina Dalcastagnè (2012, 2018) sobre a crítica brasileira contemporânea e a produção literária. Ressaltamos, portanto, em consonância com “As ferramentas do senhor nunca derrubarão a casa-grande” (LORDE, 2019) e em diálogo com bell hooks (2019), a necessidade de pensar novos modos para o discurso da crítica literária que atuem a partir da compreensão de elementos como raça, classe e gênero. Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/975910.35499/tl.v14i2.9759Tabuleiro de Letras; v. 14 n. 2 (2020); 53-672176-578210.35499/tl.v14i2reponame:Tabuleiro de Letrasinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/9759/7175Copyright (c) 2020 Tabuleiro de Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Claudiana GoisSantos, Ariadne Catarine 2023-04-18T01:50:10Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9759Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletrasPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/oainlopes@uneb.br2176-57822176-5782opendoar:2023-04-18T01:50:10Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma estranha instituição: novas vozes e os caminhos da crítica literária contemporânea: |
title |
Uma estranha instituição: novas vozes e os caminhos da crítica literária contemporânea: |
spellingShingle |
Uma estranha instituição: novas vozes e os caminhos da crítica literária contemporânea: Santos, Claudiana Gois |
title_short |
Uma estranha instituição: novas vozes e os caminhos da crítica literária contemporânea: |
title_full |
Uma estranha instituição: novas vozes e os caminhos da crítica literária contemporânea: |
title_fullStr |
Uma estranha instituição: novas vozes e os caminhos da crítica literária contemporânea: |
title_full_unstemmed |
Uma estranha instituição: novas vozes e os caminhos da crítica literária contemporânea: |
title_sort |
Uma estranha instituição: novas vozes e os caminhos da crítica literária contemporânea: |
author |
Santos, Claudiana Gois |
author_facet |
Santos, Claudiana Gois Santos, Ariadne Catarine |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Ariadne Catarine |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Claudiana Gois Santos, Ariadne Catarine |
description |
In this three-part article, we intend to speculate about the conflicts between the notions of textual / literary genres and gender - using the text Law of Genre (DERRIDA, 2019) as a starting point- and the policies of the body thought by some segments of the literary critic. To do so, we draw a parallel between Stela do Patrocínio's "babble", transcribed in Reino dos Animais e dos Bichos é o meu nome (2001), and two of Tatiana Nascimento's writings: 07 notas sobre o apocalipse ou poemas para o fim do mundo (2019a) and Cuírlombismo Literário (2019b). The aforementioned texts serve as reflective means for us to discuss the place of that Strange Institution called Literature (DERRIDA, 2014), a space which is not only about liberation, but also about the reproduction of stereotypes, as shown by studies carried out by researcher Regina Dalcastagnè (2012, 2018) on contemporary Brazilian criticism and literary production. We put emphasize, therefore, in line with The Master's Tools Will Never Dismantle the Master's House (LORDE, 2019) and in dialogue with bell hooks (2019), on the need to think of new modes for the literary criticism discourse which would act from an understanding of elements such as race, class and gender. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/9759 10.35499/tl.v14i2.9759 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/9759 |
identifier_str_mv |
10.35499/tl.v14i2.9759 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/9759/7175 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Tabuleiro de Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Tabuleiro de Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens - PPGEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras; v. 14 n. 2 (2020); 53-67 2176-5782 10.35499/tl.v14i2 reponame:Tabuleiro de Letras instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Tabuleiro de Letras |
collection |
Tabuleiro de Letras |
repository.name.fl_str_mv |
Tabuleiro de Letras - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
nlopes@uneb.br |
_version_ |
1800211680085409792 |