MESTRADO PROFISSIONAL: cenários e singularidades em intervenções na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Lúcia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sá, Maria Roseli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2302
Resumo: O texto em tela apresenta, de modo panorâmico, o Mestrado Profissional em Educação – MPE no cenário da educação brasileira e suas singularidades na formação de profissionais da Educação no que tange a Universidade no contexto da Educação Básica, aproximando as preocupações da academia às das redes educativas. As questões sobre as especificidades e as singularidades dos Mestrados Profissionais em Educação são discutidas a partir de ações formativas desenvolvidas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia – PPED/Uneb e em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas da Universidade Federal da Bahia – Ufba, parceiros que tecem em rede sua articulação com a Educação Básica. Os referidos Programas objetivam consolidar a convergência de suas trajetórias acadêmicas e profissionais em torno do campo da formação de professores da Educação Básica, e do fortalecimento das relações entre instituições educacionais das redes de ensino pública por meio do desenvolvimento de ações coletivas, da realização de projetos de pesquisa colaborativa e interventiva e a pesquisa devidamente articulada com os demais componentes curriculares. Apresenta, ainda, algumas atividades curriculares que articulam ensino e pesquisa cujas dinâmicas conferem singularidade a cada um dos Programas, ao privilegiar a ação colaborativa e empoderamento nos Ateliês de Pesquisa e da investigação em/com redes nas Oficinas. Conclui-se que os Mestrados Profissionais enfocados demarcam suas singularidades na dinâmica dos acontecimentos a partir da ação cotidiana de discentes e docentes, das relações institucionais, do entorno das intervenções realizadas ou em andamento, que se atualizam continuamente, deixando emergir seus modos de ser, de aprender e de fazer pesquisa, ensino e extensão e que se torna necessário fazer circular e dar visibilidade às pesquisas produzidas cujos objetivos centrais são intervir pedagogicamente em contextos pedagógicos de diversidade, buscando contribuir de modo qualificado e contextualizado para a melhoria da Educação Básica baiana e brasileira.
id UNEB-5_03a35e39b51cf4ada6e0f27b8040e602
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/2302
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling MESTRADO PROFISSIONAL: cenários e singularidades em intervenções na educaçãoMestrado Profissional em Educação. Educação Básica. Pesquisa em rede. Singularidades.O texto em tela apresenta, de modo panorâmico, o Mestrado Profissional em Educação – MPE no cenário da educação brasileira e suas singularidades na formação de profissionais da Educação no que tange a Universidade no contexto da Educação Básica, aproximando as preocupações da academia às das redes educativas. As questões sobre as especificidades e as singularidades dos Mestrados Profissionais em Educação são discutidas a partir de ações formativas desenvolvidas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia – PPED/Uneb e em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas da Universidade Federal da Bahia – Ufba, parceiros que tecem em rede sua articulação com a Educação Básica. Os referidos Programas objetivam consolidar a convergência de suas trajetórias acadêmicas e profissionais em torno do campo da formação de professores da Educação Básica, e do fortalecimento das relações entre instituições educacionais das redes de ensino pública por meio do desenvolvimento de ações coletivas, da realização de projetos de pesquisa colaborativa e interventiva e a pesquisa devidamente articulada com os demais componentes curriculares. Apresenta, ainda, algumas atividades curriculares que articulam ensino e pesquisa cujas dinâmicas conferem singularidade a cada um dos Programas, ao privilegiar a ação colaborativa e empoderamento nos Ateliês de Pesquisa e da investigação em/com redes nas Oficinas. Conclui-se que os Mestrados Profissionais enfocados demarcam suas singularidades na dinâmica dos acontecimentos a partir da ação cotidiana de discentes e docentes, das relações institucionais, do entorno das intervenções realizadas ou em andamento, que se atualizam continuamente, deixando emergir seus modos de ser, de aprender e de fazer pesquisa, ensino e extensão e que se torna necessário fazer circular e dar visibilidade às pesquisas produzidas cujos objetivos centrais são intervir pedagogicamente em contextos pedagógicos de diversidade, buscando contribuir de modo qualificado e contextualizado para a melhoria da Educação Básica baiana e brasileira.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2018-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/230210.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n1.%pPlurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 1 (2016): Mestrado Profissional em Educação2177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v1.n1reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2302/1606Silva, Ana LúciaSá, Maria Roseliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-05T02:23:44Zoai:ojs.192.168.5.50:article/2302Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-09-05T02:23:44Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv MESTRADO PROFISSIONAL: cenários e singularidades em intervenções na educação
title MESTRADO PROFISSIONAL: cenários e singularidades em intervenções na educação
spellingShingle MESTRADO PROFISSIONAL: cenários e singularidades em intervenções na educação
Silva, Ana Lúcia
Mestrado Profissional em Educação. Educação Básica. Pesquisa em rede. Singularidades.
title_short MESTRADO PROFISSIONAL: cenários e singularidades em intervenções na educação
title_full MESTRADO PROFISSIONAL: cenários e singularidades em intervenções na educação
title_fullStr MESTRADO PROFISSIONAL: cenários e singularidades em intervenções na educação
title_full_unstemmed MESTRADO PROFISSIONAL: cenários e singularidades em intervenções na educação
title_sort MESTRADO PROFISSIONAL: cenários e singularidades em intervenções na educação
author Silva, Ana Lúcia
author_facet Silva, Ana Lúcia
Sá, Maria Roseli
author_role author
author2 Sá, Maria Roseli
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Lúcia
Sá, Maria Roseli
dc.subject.por.fl_str_mv Mestrado Profissional em Educação. Educação Básica. Pesquisa em rede. Singularidades.
topic Mestrado Profissional em Educação. Educação Básica. Pesquisa em rede. Singularidades.
description O texto em tela apresenta, de modo panorâmico, o Mestrado Profissional em Educação – MPE no cenário da educação brasileira e suas singularidades na formação de profissionais da Educação no que tange a Universidade no contexto da Educação Básica, aproximando as preocupações da academia às das redes educativas. As questões sobre as especificidades e as singularidades dos Mestrados Profissionais em Educação são discutidas a partir de ações formativas desenvolvidas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Diversidade da Universidade do Estado da Bahia – PPED/Uneb e em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas da Universidade Federal da Bahia – Ufba, parceiros que tecem em rede sua articulação com a Educação Básica. Os referidos Programas objetivam consolidar a convergência de suas trajetórias acadêmicas e profissionais em torno do campo da formação de professores da Educação Básica, e do fortalecimento das relações entre instituições educacionais das redes de ensino pública por meio do desenvolvimento de ações coletivas, da realização de projetos de pesquisa colaborativa e interventiva e a pesquisa devidamente articulada com os demais componentes curriculares. Apresenta, ainda, algumas atividades curriculares que articulam ensino e pesquisa cujas dinâmicas conferem singularidade a cada um dos Programas, ao privilegiar a ação colaborativa e empoderamento nos Ateliês de Pesquisa e da investigação em/com redes nas Oficinas. Conclui-se que os Mestrados Profissionais enfocados demarcam suas singularidades na dinâmica dos acontecimentos a partir da ação cotidiana de discentes e docentes, das relações institucionais, do entorno das intervenções realizadas ou em andamento, que se atualizam continuamente, deixando emergir seus modos de ser, de aprender e de fazer pesquisa, ensino e extensão e que se torna necessário fazer circular e dar visibilidade às pesquisas produzidas cujos objetivos centrais são intervir pedagogicamente em contextos pedagógicos de diversidade, buscando contribuir de modo qualificado e contextualizado para a melhoria da Educação Básica baiana e brasileira.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2302
10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n1.%p
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2302
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2016.v1.n1.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2302/1606
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 1 (2016): Mestrado Profissional em Educação
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v1.n1
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117369204736