Gênero e Educação: um olhar sob a ótica da pedagogia da autonomia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castaman, Ana Sara
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Beltramin, Chana Francini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8581
Resumo: A discussão de gênero na educação é uma temática atual e ampla. Assim, este artigo tem por objetivo conhecer os conceitos de corpo, gênero e sexualidade, de modo a examinar sob a ótica da Pedagogia da Autonomia, possibilidades de ressignificar as concepções de gênero no processo educacional.  Para tanto, por meio da técnica bibliográfica refletiu-se sobre: a) os conceitos de corpo, gênero e sexualidade; b) à Pedagogia da Autonomia, de Freire, enquanto uma possibilidade de ressignificar as concepções de gênero no processo educacional. Esta investigação configura-se como uma breve reflexão de cunho revisional teórico acerca do tema, que versou um debate no intuito de uma educação verdadeiramente democrática, com base na igualdade de gênero. Acredita-se que a concepção freiriana de pedagogia da autonomia é atemporal e pode ser acionada para enfrentar questões contemporâneas (corpo, gênero e sexualidade). Concluímos como imprescindível o respeito a autonomia dos alunos por parte da instituição escolar, considerando e compreendendo a multiplicidade de suas subjetividades, para fortalecer seus processos de autoconstrução. Por meio desses mecanismos autônomos de construção consciente de subjetividades será possível consolidar, na prática docente, o respeito à diversidade de gênero e às sexualidades diversas, rompendo com padrões e estereótipos nocivos e violentos.
id UNEB-5_1978445d85da8d26aa9fcdd9e24703a6
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/8581
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling Gênero e Educação: um olhar sob a ótica da pedagogia da autonomiaPedagogia da AutonomiaCorpoGêneroSexualidadeEducaçãoA discussão de gênero na educação é uma temática atual e ampla. Assim, este artigo tem por objetivo conhecer os conceitos de corpo, gênero e sexualidade, de modo a examinar sob a ótica da Pedagogia da Autonomia, possibilidades de ressignificar as concepções de gênero no processo educacional.  Para tanto, por meio da técnica bibliográfica refletiu-se sobre: a) os conceitos de corpo, gênero e sexualidade; b) à Pedagogia da Autonomia, de Freire, enquanto uma possibilidade de ressignificar as concepções de gênero no processo educacional. Esta investigação configura-se como uma breve reflexão de cunho revisional teórico acerca do tema, que versou um debate no intuito de uma educação verdadeiramente democrática, com base na igualdade de gênero. Acredita-se que a concepção freiriana de pedagogia da autonomia é atemporal e pode ser acionada para enfrentar questões contemporâneas (corpo, gênero e sexualidade). Concluímos como imprescindível o respeito a autonomia dos alunos por parte da instituição escolar, considerando e compreendendo a multiplicidade de suas subjetividades, para fortalecer seus processos de autoconstrução. Por meio desses mecanismos autônomos de construção consciente de subjetividades será possível consolidar, na prática docente, o respeito à diversidade de gênero e às sexualidades diversas, rompendo com padrões e estereótipos nocivos e violentos.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2022-05-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/858110.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.8581Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 7 (2022): Plurais - Revista Multidisciplinar; 1-162177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v7.nreponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8581/9703Copyright (c) 2022 Ana Sara Castaman, Chana Francini Beltraminhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCastaman, Ana SaraBeltramin, Chana Francini2022-12-29T15:13:54Zoai:ojs.192.168.5.50:article/8581Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2022-12-29T15:13:54Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero e Educação: um olhar sob a ótica da pedagogia da autonomia
title Gênero e Educação: um olhar sob a ótica da pedagogia da autonomia
spellingShingle Gênero e Educação: um olhar sob a ótica da pedagogia da autonomia
Castaman, Ana Sara
Pedagogia da Autonomia
Corpo
Gênero
Sexualidade
Educação
title_short Gênero e Educação: um olhar sob a ótica da pedagogia da autonomia
title_full Gênero e Educação: um olhar sob a ótica da pedagogia da autonomia
title_fullStr Gênero e Educação: um olhar sob a ótica da pedagogia da autonomia
title_full_unstemmed Gênero e Educação: um olhar sob a ótica da pedagogia da autonomia
title_sort Gênero e Educação: um olhar sob a ótica da pedagogia da autonomia
author Castaman, Ana Sara
author_facet Castaman, Ana Sara
Beltramin, Chana Francini
author_role author
author2 Beltramin, Chana Francini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castaman, Ana Sara
Beltramin, Chana Francini
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia da Autonomia
Corpo
Gênero
Sexualidade
Educação
topic Pedagogia da Autonomia
Corpo
Gênero
Sexualidade
Educação
description A discussão de gênero na educação é uma temática atual e ampla. Assim, este artigo tem por objetivo conhecer os conceitos de corpo, gênero e sexualidade, de modo a examinar sob a ótica da Pedagogia da Autonomia, possibilidades de ressignificar as concepções de gênero no processo educacional.  Para tanto, por meio da técnica bibliográfica refletiu-se sobre: a) os conceitos de corpo, gênero e sexualidade; b) à Pedagogia da Autonomia, de Freire, enquanto uma possibilidade de ressignificar as concepções de gênero no processo educacional. Esta investigação configura-se como uma breve reflexão de cunho revisional teórico acerca do tema, que versou um debate no intuito de uma educação verdadeiramente democrática, com base na igualdade de gênero. Acredita-se que a concepção freiriana de pedagogia da autonomia é atemporal e pode ser acionada para enfrentar questões contemporâneas (corpo, gênero e sexualidade). Concluímos como imprescindível o respeito a autonomia dos alunos por parte da instituição escolar, considerando e compreendendo a multiplicidade de suas subjetividades, para fortalecer seus processos de autoconstrução. Por meio desses mecanismos autônomos de construção consciente de subjetividades será possível consolidar, na prática docente, o respeito à diversidade de gênero e às sexualidades diversas, rompendo com padrões e estereótipos nocivos e violentos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8581
10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.8581
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8581
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.8581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8581/9703
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Sara Castaman, Chana Francini Beltramin
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Ana Sara Castaman, Chana Francini Beltramin
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 7 (2022): Plurais - Revista Multidisciplinar; 1-16
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v7.n
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117899784192