O BLOGUE NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA: estudo de caso numa turma do 2º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7113 |
Resumo: | Investigar a forma como o blogue pode ser uma ferramenta potenciadora da aprendizagem da leitura e da escrita, constituiu o objetivo do trabalho que aqui apresentamos. O estudo foi realizado numa escola de Lisboa, numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde se iniciou uma atividade semanal – a Biblioteca de Turma. Aliada à atividade de leitura surgiu a criação de um blogue para partilha das leituras e trabalhos realizados pelas crianças ao longo do ano letivo. Procurámos analisar como a utilização do blogue para a publicação de trabalhos produzidos, pode ser uma mais-valia na criação de dinâmicas de trabalho significativas e relevantes na aprendizagem da leitura e da escrita. Adotámos uma metodologia de natureza qualitativa neste estudo de caso que assumiu o formato de investigação-ação. Concluímos que a utilização de meios tecnológicos como o blogue se revelou bastante motivadora da aprendizagem da linguagem escrita no grupo de crianças considerado, contribuindo para o desenvolvimento de competências nesta área e ainda para a aproximação e fortalecimento da relação da escola com as famílias. |
id |
UNEB-5_40dfbb423bd3991065f4f25a17e992fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/7113 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O BLOGUE NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA: estudo de caso numa turma do 2º ano de escolaridadeBlogueBiblioteca de TurmaLeituraEscritaCriançasAprendizagemInvestigar a forma como o blogue pode ser uma ferramenta potenciadora da aprendizagem da leitura e da escrita, constituiu o objetivo do trabalho que aqui apresentamos. O estudo foi realizado numa escola de Lisboa, numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde se iniciou uma atividade semanal – a Biblioteca de Turma. Aliada à atividade de leitura surgiu a criação de um blogue para partilha das leituras e trabalhos realizados pelas crianças ao longo do ano letivo. Procurámos analisar como a utilização do blogue para a publicação de trabalhos produzidos, pode ser uma mais-valia na criação de dinâmicas de trabalho significativas e relevantes na aprendizagem da leitura e da escrita. Adotámos uma metodologia de natureza qualitativa neste estudo de caso que assumiu o formato de investigação-ação. Concluímos que a utilização de meios tecnológicos como o blogue se revelou bastante motivadora da aprendizagem da linguagem escrita no grupo de crianças considerado, contribuindo para o desenvolvimento de competências nesta área e ainda para a aproximação e fortalecimento da relação da escola com as famílias.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/711310.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.94-116Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 2 (2019): Educação e Cultura Digital; 94-1162177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v4.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7113/4718Copyright (c) 2019 Filipa Viana, Lúcia Amantehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViana, FilipaAmante, Lúcia2020-11-27T00:17:51Zoai:ojs.192.168.5.50:article/7113Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-11-27T00:17:51Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O BLOGUE NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA: estudo de caso numa turma do 2º ano de escolaridade |
title |
O BLOGUE NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA: estudo de caso numa turma do 2º ano de escolaridade |
spellingShingle |
O BLOGUE NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA: estudo de caso numa turma do 2º ano de escolaridade Viana, Filipa Blogue Biblioteca de Turma Leitura Escrita Crianças Aprendizagem |
title_short |
O BLOGUE NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA: estudo de caso numa turma do 2º ano de escolaridade |
title_full |
O BLOGUE NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA: estudo de caso numa turma do 2º ano de escolaridade |
title_fullStr |
O BLOGUE NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA: estudo de caso numa turma do 2º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
O BLOGUE NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA: estudo de caso numa turma do 2º ano de escolaridade |
title_sort |
O BLOGUE NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM ESCRITA: estudo de caso numa turma do 2º ano de escolaridade |
author |
Viana, Filipa |
author_facet |
Viana, Filipa Amante, Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Amante, Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Filipa Amante, Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Blogue Biblioteca de Turma Leitura Escrita Crianças Aprendizagem |
topic |
Blogue Biblioteca de Turma Leitura Escrita Crianças Aprendizagem |
description |
Investigar a forma como o blogue pode ser uma ferramenta potenciadora da aprendizagem da leitura e da escrita, constituiu o objetivo do trabalho que aqui apresentamos. O estudo foi realizado numa escola de Lisboa, numa turma do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, onde se iniciou uma atividade semanal – a Biblioteca de Turma. Aliada à atividade de leitura surgiu a criação de um blogue para partilha das leituras e trabalhos realizados pelas crianças ao longo do ano letivo. Procurámos analisar como a utilização do blogue para a publicação de trabalhos produzidos, pode ser uma mais-valia na criação de dinâmicas de trabalho significativas e relevantes na aprendizagem da leitura e da escrita. Adotámos uma metodologia de natureza qualitativa neste estudo de caso que assumiu o formato de investigação-ação. Concluímos que a utilização de meios tecnológicos como o blogue se revelou bastante motivadora da aprendizagem da linguagem escrita no grupo de crianças considerado, contribuindo para o desenvolvimento de competências nesta área e ainda para a aproximação e fortalecimento da relação da escola com as famílias. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7113 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.94-116 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7113 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n2.94-116 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7113/4718 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Filipa Viana, Lúcia Amante https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Filipa Viana, Lúcia Amante https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 2 (2019): Educação e Cultura Digital; 94-116 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v4.n2 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117864132608 |