A organização matemática dos itens de um questionário que aborda características dos quadriláteros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8841 |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar a organização matemática dos itens de um questionário que aborda características dos quadriláteros. Para isso, utilizou-se como aporte teórico a Teoria Antropológica do Didático – TAD, proposta por Yves Chevallard, para a realização de uma análise praxeológica das questões propostas no instrumento supracitado. Os resultados obtidos por meio da análise à luz da TAD foram comparados com uma análise prévia, que teve como foco esse mesmo instrumento de coleta de dados. Tal comparação permitiu evidenciar pontos de apoio oferecidos pela Teoria Antropológica do Didático que contribuíram para uma análise mais detalhada sobre os tipos de tarefa em questão. Os resultados apontaram que a utilização dos dois tipos de análises foi positiva, pois o estudo sob a ótica da TAD ampliou o repertório para análise dos itens apresentados, enquanto que a outra análise focou mais nos tipos de respostas possivelmente apresentados por estudantes de licenciatura em Matemática. |
id |
UNEB-5_49fcb31737a065ba824c07be48659dca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/8841 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A organização matemática dos itens de um questionário que aborda características dos quadriláterosQuadriláterosTeoria Antropológica do DidáticoAnálise préviaO presente trabalho teve como objetivo analisar a organização matemática dos itens de um questionário que aborda características dos quadriláteros. Para isso, utilizou-se como aporte teórico a Teoria Antropológica do Didático – TAD, proposta por Yves Chevallard, para a realização de uma análise praxeológica das questões propostas no instrumento supracitado. Os resultados obtidos por meio da análise à luz da TAD foram comparados com uma análise prévia, que teve como foco esse mesmo instrumento de coleta de dados. Tal comparação permitiu evidenciar pontos de apoio oferecidos pela Teoria Antropológica do Didático que contribuíram para uma análise mais detalhada sobre os tipos de tarefa em questão. Os resultados apontaram que a utilização dos dois tipos de análises foi positiva, pois o estudo sob a ótica da TAD ampliou o repertório para análise dos itens apresentados, enquanto que a outra análise focou mais nos tipos de respostas possivelmente apresentados por estudantes de licenciatura em Matemática.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/884110.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.235-258Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 5 n. 2 (2020): Educação Matemática; 235-2582177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v5.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8841/6185https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8841/6366Copyright (c) 2020 André Pereira da Costa, Marcel Muniz Vilaça, Larisse Vieira de Melohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessVilaça, Marcel MunizMelo, Larisse Vieira deCosta, André Pereira da2021-09-22T21:29:42Zoai:ojs.192.168.5.50:article/8841Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-09-22T21:29:42Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A organização matemática dos itens de um questionário que aborda características dos quadriláteros |
title |
A organização matemática dos itens de um questionário que aborda características dos quadriláteros |
spellingShingle |
A organização matemática dos itens de um questionário que aborda características dos quadriláteros Vilaça, Marcel Muniz Quadriláteros Teoria Antropológica do Didático Análise prévia |
title_short |
A organização matemática dos itens de um questionário que aborda características dos quadriláteros |
title_full |
A organização matemática dos itens de um questionário que aborda características dos quadriláteros |
title_fullStr |
A organização matemática dos itens de um questionário que aborda características dos quadriláteros |
title_full_unstemmed |
A organização matemática dos itens de um questionário que aborda características dos quadriláteros |
title_sort |
A organização matemática dos itens de um questionário que aborda características dos quadriláteros |
author |
Vilaça, Marcel Muniz |
author_facet |
Vilaça, Marcel Muniz Melo, Larisse Vieira de Costa, André Pereira da |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Larisse Vieira de Costa, André Pereira da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilaça, Marcel Muniz Melo, Larisse Vieira de Costa, André Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Quadriláteros Teoria Antropológica do Didático Análise prévia |
topic |
Quadriláteros Teoria Antropológica do Didático Análise prévia |
description |
O presente trabalho teve como objetivo analisar a organização matemática dos itens de um questionário que aborda características dos quadriláteros. Para isso, utilizou-se como aporte teórico a Teoria Antropológica do Didático – TAD, proposta por Yves Chevallard, para a realização de uma análise praxeológica das questões propostas no instrumento supracitado. Os resultados obtidos por meio da análise à luz da TAD foram comparados com uma análise prévia, que teve como foco esse mesmo instrumento de coleta de dados. Tal comparação permitiu evidenciar pontos de apoio oferecidos pela Teoria Antropológica do Didático que contribuíram para uma análise mais detalhada sobre os tipos de tarefa em questão. Os resultados apontaram que a utilização dos dois tipos de análises foi positiva, pois o estudo sob a ótica da TAD ampliou o repertório para análise dos itens apresentados, enquanto que a outra análise focou mais nos tipos de respostas possivelmente apresentados por estudantes de licenciatura em Matemática. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8841 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.235-258 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8841 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.235-258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8841/6185 https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8841/6366 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 André Pereira da Costa, Marcel Muniz Vilaça, Larisse Vieira de Melo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 André Pereira da Costa, Marcel Muniz Vilaça, Larisse Vieira de Melo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 5 n. 2 (2020): Educação Matemática; 235-258 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v5.n2 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117902929920 |