Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a música
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12201 |
Resumo: | O estudo apresenta aspectos emergentes da análise do desenvolver/praticar o tema da Educação Sonora com um grupo de professores, em processo formativo em uma disciplina de um Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, de uma Universidade Pública do Brasil - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O estudo de natureza qualitativa, com enfoque na abordagem fenomenológica hermenêutica, assume a questão central o que se mostra de Educação Sonora com professores de Ciências em uma comunidade Online. A aula sobre a temática Música, em uma perspectiva da Educação Online, foi estruturada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em que foram registradas, os materiais, atividades e as gravações em vídeo da aula para análises posteriores. A análise de dados foi desenvolvida com a Análise Textual Discursiva (ATD). Para a organização dos dados foi utilizado o software do ATLAS.TI. Como resultado do estudo apresenta-se a categoria emergente Ruídos e a Música: Um diálogo através de uma atividade experimental. |
id |
UNEB-5_4f7757b699c42eab6b85e87b5bccd99b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/12201 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a músicaPesquisa-açãoEducação SonoraFísica do SomMúsicaAnálise Textual DiscursivaO estudo apresenta aspectos emergentes da análise do desenvolver/praticar o tema da Educação Sonora com um grupo de professores, em processo formativo em uma disciplina de um Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, de uma Universidade Pública do Brasil - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O estudo de natureza qualitativa, com enfoque na abordagem fenomenológica hermenêutica, assume a questão central o que se mostra de Educação Sonora com professores de Ciências em uma comunidade Online. A aula sobre a temática Música, em uma perspectiva da Educação Online, foi estruturada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em que foram registradas, os materiais, atividades e as gravações em vídeo da aula para análises posteriores. A análise de dados foi desenvolvida com a Análise Textual Discursiva (ATD). Para a organização dos dados foi utilizado o software do ATLAS.TI. Como resultado do estudo apresenta-se a categoria emergente Ruídos e a Música: Um diálogo através de uma atividade experimental.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1220110.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12201Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 20-372177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v6.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12201/8247https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12201/8285Copyright (c) 2021 Rafael Luis Swarowsky, Valmir Heckler, Hebert Elias Lobo Sosa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSwarowsky, Rafael LuisHeckler, ValmirSosa, Hebert Elias Lobo2021-07-27T22:22:26Zoai:ojs.192.168.5.50:article/12201Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-07-27T22:22:26Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a música |
title |
Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a música |
spellingShingle |
Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a música Swarowsky, Rafael Luis Pesquisa-ação Educação Sonora Física do Som Música Análise Textual Discursiva |
title_short |
Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a música |
title_full |
Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a música |
title_fullStr |
Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a música |
title_full_unstemmed |
Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a música |
title_sort |
Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a música |
author |
Swarowsky, Rafael Luis |
author_facet |
Swarowsky, Rafael Luis Heckler, Valmir Sosa, Hebert Elias Lobo |
author_role |
author |
author2 |
Heckler, Valmir Sosa, Hebert Elias Lobo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Swarowsky, Rafael Luis Heckler, Valmir Sosa, Hebert Elias Lobo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa-ação Educação Sonora Física do Som Música Análise Textual Discursiva |
topic |
Pesquisa-ação Educação Sonora Física do Som Música Análise Textual Discursiva |
description |
O estudo apresenta aspectos emergentes da análise do desenvolver/praticar o tema da Educação Sonora com um grupo de professores, em processo formativo em uma disciplina de um Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, de uma Universidade Pública do Brasil - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O estudo de natureza qualitativa, com enfoque na abordagem fenomenológica hermenêutica, assume a questão central o que se mostra de Educação Sonora com professores de Ciências em uma comunidade Online. A aula sobre a temática Música, em uma perspectiva da Educação Online, foi estruturada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em que foram registradas, os materiais, atividades e as gravações em vídeo da aula para análises posteriores. A análise de dados foi desenvolvida com a Análise Textual Discursiva (ATD). Para a organização dos dados foi utilizado o software do ATLAS.TI. Como resultado do estudo apresenta-se a categoria emergente Ruídos e a Música: Um diálogo através de uma atividade experimental. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12201 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12201 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12201 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12201/8247 https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12201/8285 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rafael Luis Swarowsky, Valmir Heckler, Hebert Elias Lobo Sosa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rafael Luis Swarowsky, Valmir Heckler, Hebert Elias Lobo Sosa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 20-37 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v6.n2 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321118248960000 |