Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a música

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Swarowsky, Rafael Luis
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Heckler, Valmir, Sosa, Hebert Elias Lobo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12201
Resumo: O estudo apresenta aspectos emergentes da análise do desenvolver/praticar o tema da Educação Sonora com um grupo de professores, em processo formativo em uma disciplina de um Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, de uma Universidade Pública do Brasil - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O estudo de natureza qualitativa, com enfoque na abordagem fenomenológica hermenêutica, assume a questão central o que se mostra de Educação Sonora com professores de Ciências em uma comunidade Online. A aula sobre a temática Música, em uma perspectiva da Educação Online, foi estruturada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em que foram registradas, os materiais, atividades e as gravações em vídeo da aula para análises posteriores. A análise de dados foi desenvolvida com a Análise Textual Discursiva (ATD). Para a organização dos dados foi utilizado o software do ATLAS.TI. Como resultado do estudo apresenta-se a categoria emergente Ruídos e a Música: Um diálogo através de uma atividade experimental.
id UNEB-5_4f7757b699c42eab6b85e87b5bccd99b
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/12201
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a músicaPesquisa-açãoEducação SonoraFísica do SomMúsicaAnálise Textual DiscursivaO estudo apresenta aspectos emergentes da análise do desenvolver/praticar o tema da Educação Sonora com um grupo de professores, em processo formativo em uma disciplina de um Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, de uma Universidade Pública do Brasil - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O estudo de natureza qualitativa, com enfoque na abordagem fenomenológica hermenêutica, assume a questão central o que se mostra de Educação Sonora com professores de Ciências em uma comunidade Online. A aula sobre a temática Música, em uma perspectiva da Educação Online, foi estruturada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em que foram registradas, os materiais, atividades e as gravações em vídeo da aula para análises posteriores. A análise de dados foi desenvolvida com a Análise Textual Discursiva (ATD). Para a organização dos dados foi utilizado o software do ATLAS.TI. Como resultado do estudo apresenta-se a categoria emergente Ruídos e a Música: Um diálogo através de uma atividade experimental.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2021-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1220110.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12201Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 20-372177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v6.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12201/8247https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12201/8285Copyright (c) 2021 Rafael Luis Swarowsky, Valmir Heckler, Hebert Elias Lobo Sosa https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSwarowsky, Rafael LuisHeckler, ValmirSosa, Hebert Elias Lobo2021-07-27T22:22:26Zoai:ojs.192.168.5.50:article/12201Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-07-27T22:22:26Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a música
title Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a música
spellingShingle Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a música
Swarowsky, Rafael Luis
Pesquisa-ação
Educação Sonora
Física do Som
Música
Análise Textual Discursiva
title_short Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a música
title_full Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a música
title_fullStr Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a música
title_full_unstemmed Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a música
title_sort Educação sonora em processo formativo com professores de ciências: indagação sobre ruídos e a música
author Swarowsky, Rafael Luis
author_facet Swarowsky, Rafael Luis
Heckler, Valmir
Sosa, Hebert Elias Lobo
author_role author
author2 Heckler, Valmir
Sosa, Hebert Elias Lobo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Swarowsky, Rafael Luis
Heckler, Valmir
Sosa, Hebert Elias Lobo
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa-ação
Educação Sonora
Física do Som
Música
Análise Textual Discursiva
topic Pesquisa-ação
Educação Sonora
Física do Som
Música
Análise Textual Discursiva
description O estudo apresenta aspectos emergentes da análise do desenvolver/praticar o tema da Educação Sonora com um grupo de professores, em processo formativo em uma disciplina de um Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, de uma Universidade Pública do Brasil - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O estudo de natureza qualitativa, com enfoque na abordagem fenomenológica hermenêutica, assume a questão central o que se mostra de Educação Sonora com professores de Ciências em uma comunidade Online. A aula sobre a temática Música, em uma perspectiva da Educação Online, foi estruturada em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em que foram registradas, os materiais, atividades e as gravações em vídeo da aula para análises posteriores. A análise de dados foi desenvolvida com a Análise Textual Discursiva (ATD). Para a organização dos dados foi utilizado o software do ATLAS.TI. Como resultado do estudo apresenta-se a categoria emergente Ruídos e a Música: Um diálogo através de uma atividade experimental.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12201
10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12201
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12201
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12201/8247
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12201/8285
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Rafael Luis Swarowsky, Valmir Heckler, Hebert Elias Lobo Sosa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Rafael Luis Swarowsky, Valmir Heckler, Hebert Elias Lobo Sosa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 20-37
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v6.n2
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321118248960000