DISCURSO E PODER: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS AÇÕES AFIRMATIVAS PARA AFRODESCENDENTES NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/2 |
Resumo: | Esse estudo busca observar o discurso acadêmico sobre as políticas de ação afirmativa para afrodescendentes, especialmente no âmbito da educação superior. A analise do discurso foi feita a partir das teses e dissertações sobre a temática, disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES. É a hipótese deste trabalho que o discurso acadêmico hegemônico, por reunir nas suas formulações a nata da intelectualidade e por representar o local da ciência e da reflexão de alto nível da nossa sociedade, se caracteriza como ideologicamente comprometido com as políticas da igualdade racial ante a percepção da existência de uma ligação direta dessas políticas com a melhoria da qualidade da nossa democracia. Empregou-se neste estudo as noções de analise do discurso desenvolvidas por Michael Pêcheux, que destacaram a necessidade de produzir espaços de reflexão que pusessem em questão e desvelassem os fundamentos ideológicos presentes num texto. Utilizou-se também as noções de Antônio Gramsci e Pierre Bourdieu sobre a ideologia e as relações de poder envolvidas no discurso, para se compreender a postura assumida nas teses e dissertações. A investigação evidenciou que o discurso acadêmico pode se apresentar como uma importante contribuição às reivindicações dos Movimentos Sociais ligados à questão racial e, desse modo, pode proporcionar a estes grupos a apropriação de saberes construídos na academia, além de, também, encorajar e subsidiar o Estado na adoção de políticas de ação afirmativa para afro-descendentes, enquanto mecanismos de promoção, prevenção e reparação dos Direitos Humanos desta parcela da população. |
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