Jogos em Terceiro Lugar: ARGs, Culturas Urbana e Sociabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Luiz Adolfo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/869
Resumo: O presente estudo busca compreender os modos pelos quais a comunicação pode se relacionar com a cultura urbana através das novas tecnologias, acentuando o potencial de sociabilidade oferecido pelos terceiros lugares. Os terceiros lugares são locais públicos e de acesso irrestrito, associados constantemente à comunicação, sociabilidade e qualidade de vida. A hipótese sustenta que as novas tecnologias de comunicação podem infiltrar conteúdo visual e informacional nestes lugares, revelando uma tipologia de espaço chamada neste artigo de informacional. Esta dimensão tende a atuar como mediadora de práticas comunicativas originais, conectando objetos, lugares, usuários em mobilidade e estáticos, além de produzir espacialização, aumentando consideravelmente o potencial de comunicação e sociabilidade oferecido por determinado lugar. A análise é feita a partir da experiência disponível em jogos do tipo alternate reality game (ARG), considerando as dinâmicas percebidas em suas partidas live action.
id UNEB-5_51bf0e7fcb3afbba9071df2c30fcfe1e
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/869
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling Jogos em Terceiro Lugar: ARGs, Culturas Urbana e SociabilidadeJogos eletrônicos. Terceiro lugar. Culturas urbanas. Comunicação. Sociabilidade.O presente estudo busca compreender os modos pelos quais a comunicação pode se relacionar com a cultura urbana através das novas tecnologias, acentuando o potencial de sociabilidade oferecido pelos terceiros lugares. Os terceiros lugares são locais públicos e de acesso irrestrito, associados constantemente à comunicação, sociabilidade e qualidade de vida. A hipótese sustenta que as novas tecnologias de comunicação podem infiltrar conteúdo visual e informacional nestes lugares, revelando uma tipologia de espaço chamada neste artigo de informacional. Esta dimensão tende a atuar como mediadora de práticas comunicativas originais, conectando objetos, lugares, usuários em mobilidade e estáticos, além de produzir espacialização, aumentando consideravelmente o potencial de comunicação e sociabilidade oferecido por determinado lugar. A análise é feita a partir da experiência disponível em jogos do tipo alternate reality game (ARG), considerando as dinâmicas percebidas em suas partidas live action.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2018-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/86910.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n2.%pPlurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 2 (2010): Games e Cultura2177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v1.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/869/613Andrade, Luiz Adolfoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-23T00:50:13Zoai:ojs.192.168.5.50:article/869Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2018-08-23T00:50:13Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos em Terceiro Lugar: ARGs, Culturas Urbana e Sociabilidade
title Jogos em Terceiro Lugar: ARGs, Culturas Urbana e Sociabilidade
spellingShingle Jogos em Terceiro Lugar: ARGs, Culturas Urbana e Sociabilidade
Andrade, Luiz Adolfo
Jogos eletrônicos. Terceiro lugar. Culturas urbanas. Comunicação. Sociabilidade.
title_short Jogos em Terceiro Lugar: ARGs, Culturas Urbana e Sociabilidade
title_full Jogos em Terceiro Lugar: ARGs, Culturas Urbana e Sociabilidade
title_fullStr Jogos em Terceiro Lugar: ARGs, Culturas Urbana e Sociabilidade
title_full_unstemmed Jogos em Terceiro Lugar: ARGs, Culturas Urbana e Sociabilidade
title_sort Jogos em Terceiro Lugar: ARGs, Culturas Urbana e Sociabilidade
author Andrade, Luiz Adolfo
author_facet Andrade, Luiz Adolfo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Luiz Adolfo
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos eletrônicos. Terceiro lugar. Culturas urbanas. Comunicação. Sociabilidade.
topic Jogos eletrônicos. Terceiro lugar. Culturas urbanas. Comunicação. Sociabilidade.
description O presente estudo busca compreender os modos pelos quais a comunicação pode se relacionar com a cultura urbana através das novas tecnologias, acentuando o potencial de sociabilidade oferecido pelos terceiros lugares. Os terceiros lugares são locais públicos e de acesso irrestrito, associados constantemente à comunicação, sociabilidade e qualidade de vida. A hipótese sustenta que as novas tecnologias de comunicação podem infiltrar conteúdo visual e informacional nestes lugares, revelando uma tipologia de espaço chamada neste artigo de informacional. Esta dimensão tende a atuar como mediadora de práticas comunicativas originais, conectando objetos, lugares, usuários em mobilidade e estáticos, além de produzir espacialização, aumentando consideravelmente o potencial de comunicação e sociabilidade oferecido por determinado lugar. A análise é feita a partir da experiência disponível em jogos do tipo alternate reality game (ARG), considerando as dinâmicas percebidas em suas partidas live action.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/869
10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n2.%p
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/869
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n2.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/869/613
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 2 (2010): Games e Cultura
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v1.n2
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117322018816