Do Mesmo ao Diferente: “Aquarelas” e “Bons Dias!” Desenhando Padrões de Gosto pela Leitura Literária no Oitocentos Brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/902 |
Resumo: | Trata-se de uma proposta em que será investigado o seguinte problema: como e quais estratégias narrativas presentes nas séries de crônicas “Aquarelas” e “Bons Dias!” poderiam, simbolicamente, desenhar padrões de gosto pela leitura literária no oitocentos brasileiro? Essas séries de narrativas machadianas foram escritas a partir da metade do século XIX: nelas, o cronista machadiano inseria personagens leitores e situações de leitura, permitindo não apenas a manutenção do “gosto comum” por parte de seus leitores/receptores, através da identificação com o lido, como também, projetando outros padrões de gostos possíveis, o que permitiria ao receptor/leitor se inteirar dos acontecimentos da sociedade e, ainda, dialogar com ela por meio dos complexos de controle existentes nesses textos. Pretende-se, ainda, refletir acerca das relações entre imaginário, literatura, jornalismo, ficção e história, tendo como recorte condutor a questão da recepção/leitura. Isso, por meio da investigação em alguns arquivos públicos (ou sites desses arquivos que ofereçam tais serviços) do Rio de Janeiro, análise das narrativas e de textos críticos e teóricos que versam sobre a proposta em questão. Para tanto, esta pesquisa fundamentar-se-á em estudos sobre as narrativas “Aquarelas” e “Bons Dias!”, sobre Machado de Assis, sobre o receptor/leitor, sobre a recepção/leitura, o oitocentos brasileiro e, a todo instante, recorrer-se-á à Estética da Recepção de Hans Robert Jauss e à Teoria do Efeito de Wolfgang Iser. |
id |
UNEB-5_556e10d0eb97ef3bc2257678a14d996c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/902 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Do Mesmo ao Diferente: “Aquarelas” e “Bons Dias!” Desenhando Padrões de Gosto pela Leitura Literária no Oitocentos BrasileiroLeitura literáriaLeitorCrônica machadianaSéculo XIX.Trata-se de uma proposta em que será investigado o seguinte problema: como e quais estratégias narrativas presentes nas séries de crônicas “Aquarelas” e “Bons Dias!” poderiam, simbolicamente, desenhar padrões de gosto pela leitura literária no oitocentos brasileiro? Essas séries de narrativas machadianas foram escritas a partir da metade do século XIX: nelas, o cronista machadiano inseria personagens leitores e situações de leitura, permitindo não apenas a manutenção do “gosto comum” por parte de seus leitores/receptores, através da identificação com o lido, como também, projetando outros padrões de gostos possíveis, o que permitiria ao receptor/leitor se inteirar dos acontecimentos da sociedade e, ainda, dialogar com ela por meio dos complexos de controle existentes nesses textos. Pretende-se, ainda, refletir acerca das relações entre imaginário, literatura, jornalismo, ficção e história, tendo como recorte condutor a questão da recepção/leitura. Isso, por meio da investigação em alguns arquivos públicos (ou sites desses arquivos que ofereçam tais serviços) do Rio de Janeiro, análise das narrativas e de textos críticos e teóricos que versam sobre a proposta em questão. Para tanto, esta pesquisa fundamentar-se-á em estudos sobre as narrativas “Aquarelas” e “Bons Dias!”, sobre Machado de Assis, sobre o receptor/leitor, sobre a recepção/leitura, o oitocentos brasileiro e, a todo instante, recorrer-se-á à Estética da Recepção de Hans Robert Jauss e à Teoria do Efeito de Wolfgang Iser.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/90210.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%pPlurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 3 (2010): Leitura: linguagens, cultura e formação docente2177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v1.n3reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/902/645Teixeira Jr, Nelson Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-09T17:16:05Zoai:ojs.192.168.5.50:article/902Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2023-01-09T17:16:05Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do Mesmo ao Diferente: “Aquarelas” e “Bons Dias!” Desenhando Padrões de Gosto pela Leitura Literária no Oitocentos Brasileiro |
title |
Do Mesmo ao Diferente: “Aquarelas” e “Bons Dias!” Desenhando Padrões de Gosto pela Leitura Literária no Oitocentos Brasileiro |
spellingShingle |
Do Mesmo ao Diferente: “Aquarelas” e “Bons Dias!” Desenhando Padrões de Gosto pela Leitura Literária no Oitocentos Brasileiro Teixeira Jr, Nelson Jesus Leitura literária Leitor Crônica machadiana Século XIX. |
title_short |
Do Mesmo ao Diferente: “Aquarelas” e “Bons Dias!” Desenhando Padrões de Gosto pela Leitura Literária no Oitocentos Brasileiro |
title_full |
Do Mesmo ao Diferente: “Aquarelas” e “Bons Dias!” Desenhando Padrões de Gosto pela Leitura Literária no Oitocentos Brasileiro |
title_fullStr |
Do Mesmo ao Diferente: “Aquarelas” e “Bons Dias!” Desenhando Padrões de Gosto pela Leitura Literária no Oitocentos Brasileiro |
title_full_unstemmed |
Do Mesmo ao Diferente: “Aquarelas” e “Bons Dias!” Desenhando Padrões de Gosto pela Leitura Literária no Oitocentos Brasileiro |
title_sort |
Do Mesmo ao Diferente: “Aquarelas” e “Bons Dias!” Desenhando Padrões de Gosto pela Leitura Literária no Oitocentos Brasileiro |
author |
Teixeira Jr, Nelson Jesus |
author_facet |
Teixeira Jr, Nelson Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira Jr, Nelson Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura literária Leitor Crônica machadiana Século XIX. |
topic |
Leitura literária Leitor Crônica machadiana Século XIX. |
description |
Trata-se de uma proposta em que será investigado o seguinte problema: como e quais estratégias narrativas presentes nas séries de crônicas “Aquarelas” e “Bons Dias!” poderiam, simbolicamente, desenhar padrões de gosto pela leitura literária no oitocentos brasileiro? Essas séries de narrativas machadianas foram escritas a partir da metade do século XIX: nelas, o cronista machadiano inseria personagens leitores e situações de leitura, permitindo não apenas a manutenção do “gosto comum” por parte de seus leitores/receptores, através da identificação com o lido, como também, projetando outros padrões de gostos possíveis, o que permitiria ao receptor/leitor se inteirar dos acontecimentos da sociedade e, ainda, dialogar com ela por meio dos complexos de controle existentes nesses textos. Pretende-se, ainda, refletir acerca das relações entre imaginário, literatura, jornalismo, ficção e história, tendo como recorte condutor a questão da recepção/leitura. Isso, por meio da investigação em alguns arquivos públicos (ou sites desses arquivos que ofereçam tais serviços) do Rio de Janeiro, análise das narrativas e de textos críticos e teóricos que versam sobre a proposta em questão. Para tanto, esta pesquisa fundamentar-se-á em estudos sobre as narrativas “Aquarelas” e “Bons Dias!”, sobre Machado de Assis, sobre o receptor/leitor, sobre a recepção/leitura, o oitocentos brasileiro e, a todo instante, recorrer-se-á à Estética da Recepção de Hans Robert Jauss e à Teoria do Efeito de Wolfgang Iser. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/902 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%p |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/902 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%p |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/902/645 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 3 (2010): Leitura: linguagens, cultura e formação docente 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v1.n3 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117360816128 |