Do Mesmo ao Diferente: “Aquarelas” e “Bons Dias!” Desenhando Padrões de Gosto pela Leitura Literária no Oitocentos Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira Jr, Nelson Jesus
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/902
Resumo: Trata-se de uma proposta em que será investigado o seguinte problema: como e quais estratégias narrativas presentes nas séries de crônicas “Aquarelas” e “Bons Dias!” poderiam, simbolicamente, desenhar padrões de gosto pela leitura literária no oitocentos brasileiro?  Essas séries de narrativas machadianas foram escritas a partir da metade do século XIX: nelas, o cronista machadiano inseria personagens leitores e situações de leitura, permitindo não apenas a manutenção do “gosto comum” por parte de seus leitores/receptores, através da identificação com o lido, como também, projetando outros padrões de gostos possíveis, o que permitiria ao receptor/leitor se inteirar dos acontecimentos da sociedade e, ainda, dialogar com ela por meio dos complexos de controle existentes nesses textos. Pretende-se, ainda, refletir acerca das relações entre imaginário, literatura, jornalismo, ficção e história, tendo como recorte condutor a questão da recepção/leitura. Isso, por meio da investigação em alguns arquivos públicos (ou sites desses arquivos que ofereçam tais serviços) do Rio de Janeiro, análise das narrativas e de textos críticos e teóricos que versam sobre a proposta em questão. Para tanto, esta pesquisa fundamentar-se-á em estudos sobre as narrativas “Aquarelas” e “Bons Dias!”, sobre Machado de Assis, sobre o receptor/leitor, sobre a recepção/leitura, o oitocentos brasileiro e, a todo instante, recorrer-se-á à Estética da Recepção de Hans Robert Jauss e à Teoria do Efeito de Wolfgang Iser.
id UNEB-5_556e10d0eb97ef3bc2257678a14d996c
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/902
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling Do Mesmo ao Diferente: “Aquarelas” e “Bons Dias!” Desenhando Padrões de Gosto pela Leitura Literária no Oitocentos BrasileiroLeitura literáriaLeitorCrônica machadianaSéculo XIX.Trata-se de uma proposta em que será investigado o seguinte problema: como e quais estratégias narrativas presentes nas séries de crônicas “Aquarelas” e “Bons Dias!” poderiam, simbolicamente, desenhar padrões de gosto pela leitura literária no oitocentos brasileiro?  Essas séries de narrativas machadianas foram escritas a partir da metade do século XIX: nelas, o cronista machadiano inseria personagens leitores e situações de leitura, permitindo não apenas a manutenção do “gosto comum” por parte de seus leitores/receptores, através da identificação com o lido, como também, projetando outros padrões de gostos possíveis, o que permitiria ao receptor/leitor se inteirar dos acontecimentos da sociedade e, ainda, dialogar com ela por meio dos complexos de controle existentes nesses textos. Pretende-se, ainda, refletir acerca das relações entre imaginário, literatura, jornalismo, ficção e história, tendo como recorte condutor a questão da recepção/leitura. Isso, por meio da investigação em alguns arquivos públicos (ou sites desses arquivos que ofereçam tais serviços) do Rio de Janeiro, análise das narrativas e de textos críticos e teóricos que versam sobre a proposta em questão. Para tanto, esta pesquisa fundamentar-se-á em estudos sobre as narrativas “Aquarelas” e “Bons Dias!”, sobre Machado de Assis, sobre o receptor/leitor, sobre a recepção/leitura, o oitocentos brasileiro e, a todo instante, recorrer-se-á à Estética da Recepção de Hans Robert Jauss e à Teoria do Efeito de Wolfgang Iser.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/90210.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%pPlurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 3 (2010): Leitura: linguagens, cultura e formação docente2177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v1.n3reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/902/645Teixeira Jr, Nelson Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-09T17:16:05Zoai:ojs.192.168.5.50:article/902Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2023-01-09T17:16:05Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Do Mesmo ao Diferente: “Aquarelas” e “Bons Dias!” Desenhando Padrões de Gosto pela Leitura Literária no Oitocentos Brasileiro
title Do Mesmo ao Diferente: “Aquarelas” e “Bons Dias!” Desenhando Padrões de Gosto pela Leitura Literária no Oitocentos Brasileiro
spellingShingle Do Mesmo ao Diferente: “Aquarelas” e “Bons Dias!” Desenhando Padrões de Gosto pela Leitura Literária no Oitocentos Brasileiro
Teixeira Jr, Nelson Jesus
Leitura literária
Leitor
Crônica machadiana
Século XIX.
title_short Do Mesmo ao Diferente: “Aquarelas” e “Bons Dias!” Desenhando Padrões de Gosto pela Leitura Literária no Oitocentos Brasileiro
title_full Do Mesmo ao Diferente: “Aquarelas” e “Bons Dias!” Desenhando Padrões de Gosto pela Leitura Literária no Oitocentos Brasileiro
title_fullStr Do Mesmo ao Diferente: “Aquarelas” e “Bons Dias!” Desenhando Padrões de Gosto pela Leitura Literária no Oitocentos Brasileiro
title_full_unstemmed Do Mesmo ao Diferente: “Aquarelas” e “Bons Dias!” Desenhando Padrões de Gosto pela Leitura Literária no Oitocentos Brasileiro
title_sort Do Mesmo ao Diferente: “Aquarelas” e “Bons Dias!” Desenhando Padrões de Gosto pela Leitura Literária no Oitocentos Brasileiro
author Teixeira Jr, Nelson Jesus
author_facet Teixeira Jr, Nelson Jesus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira Jr, Nelson Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura literária
Leitor
Crônica machadiana
Século XIX.
topic Leitura literária
Leitor
Crônica machadiana
Século XIX.
description Trata-se de uma proposta em que será investigado o seguinte problema: como e quais estratégias narrativas presentes nas séries de crônicas “Aquarelas” e “Bons Dias!” poderiam, simbolicamente, desenhar padrões de gosto pela leitura literária no oitocentos brasileiro?  Essas séries de narrativas machadianas foram escritas a partir da metade do século XIX: nelas, o cronista machadiano inseria personagens leitores e situações de leitura, permitindo não apenas a manutenção do “gosto comum” por parte de seus leitores/receptores, através da identificação com o lido, como também, projetando outros padrões de gostos possíveis, o que permitiria ao receptor/leitor se inteirar dos acontecimentos da sociedade e, ainda, dialogar com ela por meio dos complexos de controle existentes nesses textos. Pretende-se, ainda, refletir acerca das relações entre imaginário, literatura, jornalismo, ficção e história, tendo como recorte condutor a questão da recepção/leitura. Isso, por meio da investigação em alguns arquivos públicos (ou sites desses arquivos que ofereçam tais serviços) do Rio de Janeiro, análise das narrativas e de textos críticos e teóricos que versam sobre a proposta em questão. Para tanto, esta pesquisa fundamentar-se-á em estudos sobre as narrativas “Aquarelas” e “Bons Dias!”, sobre Machado de Assis, sobre o receptor/leitor, sobre a recepção/leitura, o oitocentos brasileiro e, a todo instante, recorrer-se-á à Estética da Recepção de Hans Robert Jauss e à Teoria do Efeito de Wolfgang Iser.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/902
10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%p
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/902
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n3.%p
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/902/645
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 3 (2010): Leitura: linguagens, cultura e formação docente
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v1.n3
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117360816128