2003 – O ANO DO COMEÇO: CARACTERÍSTICAS E ASPECTOS INICIAIS DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE COTAS PARA NEGROS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7 |
Resumo: | A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através de decisão do seu Conselho Universitário, implantou em 2002, o sistema de cotas para candidatos negros concorrentes aos seus cursos de graduação e pós-graduação. O presente texto, além de um pequeno histórico sobre o funcionamento institucional do sistema e suas características, informa sobre a inclusão das cotas para as populações indígenas, em 2007. Deu-se destaque ao fornecimento e análise de alguns dados informativos sobre o primeiro ano de implantação do sistema. Com base em dados apresentados pela Cooperativa de Vestibular da UNEB/COPEVE, refletiu-se sobre a composição e singularidades dos estudantes negros ingressos, bem como analisou-se o desempenho que os mesmo obtiveram no primeiro ano. O texto apresenta reflexões sobre o conceito de ações afirmativas, bem como, aborda aspectos críticos relacionados às desigualdades raciais presentes no ensino superior brasileiro. |
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2003 – O ANO DO COMEÇO: CARACTERÍSTICAS E ASPECTOS INICIAIS DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE COTAS PARA NEGROS NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)Ações AfirmativasRacismoEducaçãoUniversidadeA Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através de decisão do seu Conselho Universitário, implantou em 2002, o sistema de cotas para candidatos negros concorrentes aos seus cursos de graduação e pós-graduação. O presente texto, além de um pequeno histórico sobre o funcionamento institucional do sistema e suas características, informa sobre a inclusão das cotas para as populações indígenas, em 2007. Deu-se destaque ao fornecimento e análise de alguns dados informativos sobre o primeiro ano de implantação do sistema. Com base em dados apresentados pela Cooperativa de Vestibular da UNEB/COPEVE, refletiu-se sobre a composição e singularidades dos estudantes negros ingressos, bem como analisou-se o desempenho que os mesmo obtiveram no primeiro ano. O texto apresenta reflexões sobre o conceito de ações afirmativas, bem como, aborda aspectos críticos relacionados às desigualdades raciais presentes no ensino superior brasileiro.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/710.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n1.%pPlurais - Revista Multidisciplinar; v. 1 n. 1 (2010): Universidade: ações afirmativas e inclusão social2177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v1.n1reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7/7Mattos, Wilson Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-07T21:34:06Zoai:ojs.192.168.5.50:article/7Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-08-07T21:34:06Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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