Pra Mudar tem que Mexer: formação de professores e as dificuldades para inovar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Marcelo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3957
Resumo: O Subprojeto de Geografia do PIBID-UEFS O ensino de geografia em tempos de globalização: o mundo em toda parte, teve início em 2012 com o objetivo de atender as demandas de formação de professores de Geografia em uma perspectiva renovada privilegiando a relação escola/universidade como um “entre espaço” formativo, adotando como princípio que essa relação não deve ser compreendida como prestação de serviço (da primeira à segunda), mas como oportunidade de fecundação mútua e preservação das particularidades. (CARVALHO, 2013). O reconhecimento deste “entre espaço” formativo procurou promover uma inserção dos indivíduos na docência em uma perspectiva de inovação tal qual proposta por Caso (2006) de modificar la realidad vigente alterando concepciones, actitudes, métodos y intervenciones transformando processos de enseñanza-aprendizaje, la innovación se associa a la mejora educativa. Nosso ponto de partida foi compreender a escola pública como lugar de produção e troca de conhecimentos. As resistências à inovação são de natureza diversa e exigem de nós, que queremos e acreditamos serem necessárias mudanças, um esforço na compreensão dos sentidos e possibilidades da educação geográfica na escola contemporânea e das necessárias alterações em seu escopo. É neste contexto que precisamos pensar a formação dos sujeitos, isto é, entre o instituído e o instituinte, reconhecendo as resistências e as possibilidades de avanços, respeitando a cultura escolar em uma perspectiva crítica e propositiva. Para mudar é necessário mexer, e isso não é possível se nos preservarmos em nossa zona de conforto. Vimos que para mudar tinha que mexer...
id UNEB-5_7e1243598f1524ee98b1e287440b6586
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/3957
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling Pra Mudar tem que Mexer: formação de professores e as dificuldades para inovarEducação EscolarInovaçãoResistênciaO Subprojeto de Geografia do PIBID-UEFS O ensino de geografia em tempos de globalização: o mundo em toda parte, teve início em 2012 com o objetivo de atender as demandas de formação de professores de Geografia em uma perspectiva renovada privilegiando a relação escola/universidade como um “entre espaço” formativo, adotando como princípio que essa relação não deve ser compreendida como prestação de serviço (da primeira à segunda), mas como oportunidade de fecundação mútua e preservação das particularidades. (CARVALHO, 2013). O reconhecimento deste “entre espaço” formativo procurou promover uma inserção dos indivíduos na docência em uma perspectiva de inovação tal qual proposta por Caso (2006) de modificar la realidad vigente alterando concepciones, actitudes, métodos y intervenciones transformando processos de enseñanza-aprendizaje, la innovación se associa a la mejora educativa. Nosso ponto de partida foi compreender a escola pública como lugar de produção e troca de conhecimentos. As resistências à inovação são de natureza diversa e exigem de nós, que queremos e acreditamos serem necessárias mudanças, um esforço na compreensão dos sentidos e possibilidades da educação geográfica na escola contemporânea e das necessárias alterações em seu escopo. É neste contexto que precisamos pensar a formação dos sujeitos, isto é, entre o instituído e o instituinte, reconhecendo as resistências e as possibilidades de avanços, respeitando a cultura escolar em uma perspectiva crítica e propositiva. Para mudar é necessário mexer, e isso não é possível se nos preservarmos em nossa zona de conforto. Vimos que para mudar tinha que mexer...Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/395710.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n2.120-130Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 2 n. 2 (2017): Internacionalização da Educação Superior; 120-1302177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v2.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3957/2489Copyright (c) 2017 PLURAIS - Revista Multidisciplinarinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Marcelo2020-09-05T02:18:30Zoai:ojs.192.168.5.50:article/3957Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-09-05T02:18:30Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Pra Mudar tem que Mexer: formação de professores e as dificuldades para inovar
title Pra Mudar tem que Mexer: formação de professores e as dificuldades para inovar
spellingShingle Pra Mudar tem que Mexer: formação de professores e as dificuldades para inovar
Faria, Marcelo
Educação Escolar
Inovação
Resistência
title_short Pra Mudar tem que Mexer: formação de professores e as dificuldades para inovar
title_full Pra Mudar tem que Mexer: formação de professores e as dificuldades para inovar
title_fullStr Pra Mudar tem que Mexer: formação de professores e as dificuldades para inovar
title_full_unstemmed Pra Mudar tem que Mexer: formação de professores e as dificuldades para inovar
title_sort Pra Mudar tem que Mexer: formação de professores e as dificuldades para inovar
author Faria, Marcelo
author_facet Faria, Marcelo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Escolar
Inovação
Resistência
topic Educação Escolar
Inovação
Resistência
description O Subprojeto de Geografia do PIBID-UEFS O ensino de geografia em tempos de globalização: o mundo em toda parte, teve início em 2012 com o objetivo de atender as demandas de formação de professores de Geografia em uma perspectiva renovada privilegiando a relação escola/universidade como um “entre espaço” formativo, adotando como princípio que essa relação não deve ser compreendida como prestação de serviço (da primeira à segunda), mas como oportunidade de fecundação mútua e preservação das particularidades. (CARVALHO, 2013). O reconhecimento deste “entre espaço” formativo procurou promover uma inserção dos indivíduos na docência em uma perspectiva de inovação tal qual proposta por Caso (2006) de modificar la realidad vigente alterando concepciones, actitudes, métodos y intervenciones transformando processos de enseñanza-aprendizaje, la innovación se associa a la mejora educativa. Nosso ponto de partida foi compreender a escola pública como lugar de produção e troca de conhecimentos. As resistências à inovação são de natureza diversa e exigem de nós, que queremos e acreditamos serem necessárias mudanças, um esforço na compreensão dos sentidos e possibilidades da educação geográfica na escola contemporânea e das necessárias alterações em seu escopo. É neste contexto que precisamos pensar a formação dos sujeitos, isto é, entre o instituído e o instituinte, reconhecendo as resistências e as possibilidades de avanços, respeitando a cultura escolar em uma perspectiva crítica e propositiva. Para mudar é necessário mexer, e isso não é possível se nos preservarmos em nossa zona de conforto. Vimos que para mudar tinha que mexer...
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3957
10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n2.120-130
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3957
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2017.v2.n2.120-130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/3957/2489
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 PLURAIS - Revista Multidisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 PLURAIS - Revista Multidisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 2 n. 2 (2017): Internacionalização da Educação Superior; 120-130
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v2.n2
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117770809344