IFGÊNIA: potencializando acesso, permanência e êxito das estudantes de Mecatrônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Rodrigo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Junior, Nei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14100
Resumo: Este artigo tem como propósito tecer considerações sobre o projeto de pesquisa em desenvolvimento “A robô IFgênia: potencializando o acesso, a permanência e o êxito das estudantes de Mecatrônica no Câmpus Avançado Novo Hamburgo”, que tem como objetivo criar estratégias de divulgação do curso Técnico de Mecatrônica ofertado pelo Câmpus Avançado Novo Hamburgo do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Parte-se da hipótese de que a forma de divulgação do curso influencia o número de estudantes que o procuram e, deste modo, reproduz assimetrias de gênero, as quais ampliam as dificuldades e reduzem as possibilidades de acesso das mulheres à formação profissional e tecnológica. O percurso da pesquisa é marcado pelo estudo de perspectivas teóricas e práticas capazes de fundamentar a ampliação do ingresso de estudantes mulheres e de qualificar seus espaços no curso Técnico em Mecatrônica. Por isso, justifica-se a importância da construção, com suporte de um projeto mecatrônico, de uma robô, chamada IFgênia – planejada com características que rompem com os estereótipos que hoje fazem o curso de domínio predominantemente masculino - para divulgar o processo seletivo do curso em escolas públicas. A metodologia adotada, diante da complexidade do objeto a ser conhecido, ampara-se na pesquisa teórica e aplicada, de análise documental e bibliográfica. O resultado esperado é, por meio da análise das relações de gênero no curso Técnico em Mecatrônica e de suas implicações na identidade do curso, ampliar a quantidade e melhorar a qualidade da participação das mulheres no âmbito do IFSul.
id UNEB-5_8e5c31526f6e376bac7e042e9105bbc7
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/14100
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling IFGÊNIA: potencializando acesso, permanência e êxito das estudantes de MecatrônicaFeminismosGêneroEducação Profissional e TecnológicaEste artigo tem como propósito tecer considerações sobre o projeto de pesquisa em desenvolvimento “A robô IFgênia: potencializando o acesso, a permanência e o êxito das estudantes de Mecatrônica no Câmpus Avançado Novo Hamburgo”, que tem como objetivo criar estratégias de divulgação do curso Técnico de Mecatrônica ofertado pelo Câmpus Avançado Novo Hamburgo do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Parte-se da hipótese de que a forma de divulgação do curso influencia o número de estudantes que o procuram e, deste modo, reproduz assimetrias de gênero, as quais ampliam as dificuldades e reduzem as possibilidades de acesso das mulheres à formação profissional e tecnológica. O percurso da pesquisa é marcado pelo estudo de perspectivas teóricas e práticas capazes de fundamentar a ampliação do ingresso de estudantes mulheres e de qualificar seus espaços no curso Técnico em Mecatrônica. Por isso, justifica-se a importância da construção, com suporte de um projeto mecatrônico, de uma robô, chamada IFgênia – planejada com características que rompem com os estereótipos que hoje fazem o curso de domínio predominantemente masculino - para divulgar o processo seletivo do curso em escolas públicas. A metodologia adotada, diante da complexidade do objeto a ser conhecido, ampara-se na pesquisa teórica e aplicada, de análise documental e bibliográfica. O resultado esperado é, por meio da análise das relações de gênero no curso Técnico em Mecatrônica e de suas implicações na identidade do curso, ampliar a quantidade e melhorar a qualidade da participação das mulheres no âmbito do IFSul.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1410010.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14100Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 7 (2022): Plurais - Revista Multidisciplinar; 1-212177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v7.nreponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBCopyright (c) 2022 Rodrigo Dias, Nei Junior (Autor)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias, RodrigoJunior, Neipor2022-12-29T15:13:54Zoai:ojs.192.168.5.50:article/14100Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2022-12-29T15:13:54Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv IFGÊNIA: potencializando acesso, permanência e êxito das estudantes de Mecatrônica
title IFGÊNIA: potencializando acesso, permanência e êxito das estudantes de Mecatrônica
spellingShingle IFGÊNIA: potencializando acesso, permanência e êxito das estudantes de Mecatrônica
Dias, Rodrigo
Feminismos
Gênero
Educação Profissional e Tecnológica
title_short IFGÊNIA: potencializando acesso, permanência e êxito das estudantes de Mecatrônica
title_full IFGÊNIA: potencializando acesso, permanência e êxito das estudantes de Mecatrônica
title_fullStr IFGÊNIA: potencializando acesso, permanência e êxito das estudantes de Mecatrônica
title_full_unstemmed IFGÊNIA: potencializando acesso, permanência e êxito das estudantes de Mecatrônica
title_sort IFGÊNIA: potencializando acesso, permanência e êxito das estudantes de Mecatrônica
author Dias, Rodrigo
author_facet Dias, Rodrigo
Junior, Nei
author_role author
author2 Junior, Nei
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Rodrigo
Junior, Nei
dc.subject.por.fl_str_mv Feminismos
Gênero
Educação Profissional e Tecnológica
topic Feminismos
Gênero
Educação Profissional e Tecnológica
description Este artigo tem como propósito tecer considerações sobre o projeto de pesquisa em desenvolvimento “A robô IFgênia: potencializando o acesso, a permanência e o êxito das estudantes de Mecatrônica no Câmpus Avançado Novo Hamburgo”, que tem como objetivo criar estratégias de divulgação do curso Técnico de Mecatrônica ofertado pelo Câmpus Avançado Novo Hamburgo do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). Parte-se da hipótese de que a forma de divulgação do curso influencia o número de estudantes que o procuram e, deste modo, reproduz assimetrias de gênero, as quais ampliam as dificuldades e reduzem as possibilidades de acesso das mulheres à formação profissional e tecnológica. O percurso da pesquisa é marcado pelo estudo de perspectivas teóricas e práticas capazes de fundamentar a ampliação do ingresso de estudantes mulheres e de qualificar seus espaços no curso Técnico em Mecatrônica. Por isso, justifica-se a importância da construção, com suporte de um projeto mecatrônico, de uma robô, chamada IFgênia – planejada com características que rompem com os estereótipos que hoje fazem o curso de domínio predominantemente masculino - para divulgar o processo seletivo do curso em escolas públicas. A metodologia adotada, diante da complexidade do objeto a ser conhecido, ampara-se na pesquisa teórica e aplicada, de análise documental e bibliográfica. O resultado esperado é, por meio da análise das relações de gênero no curso Técnico em Mecatrônica e de suas implicações na identidade do curso, ampliar a quantidade e melhorar a qualidade da participação das mulheres no âmbito do IFSul.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14100
10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14100
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14100
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Rodrigo Dias, Nei Junior (Autor)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Rodrigo Dias, Nei Junior (Autor)
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 7 (2022): Plurais - Revista Multidisciplinar; 1-21
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v7.n
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321118305583104