A INTERIORIZAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A PROBLEMÁTICA DA MANUTENÇÃO E FIXAÇÃO DOS SERVIDORES EM CAMPUS DO INTERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7786 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar as dificuldades encontradas pelos Institutos Federais de Educação e, de modo mais particular, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), para a manutenção e a fixação dos seus servidores em campi localizados nas cidades mais distantes da capital do Estado e de sua Região Metropolitana. A abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa é bibliográfica, pois se buscou reunir informações e dados úteis para a construção desta investigação a partir do tema proposto pelo autor. Ressaltamos que esta investigação baseia-se na transformação da realidade social. Neste trabalho, partimos da importância de compreender acerca do perfil dos servidores que ingressam no Instituto Federal da Bahia, após a sua aprovação no concurso público, ou seja, quais são os desejos e anseios que os servidores trazem consigo a partir do momento em que assumem os cargos e passam a fazer parte da instituição. Discutimos, também, as questões que envolvem as necessidades da instituição que, ao promover o concurso público para o provimento dos cargos, espera que esses servidores possam assumir as vagas que foram ofertadas para o preenchimento nos campi localizados, também, nas cidades do interior do Estado. Como resultado do estudo, apresentamos sugestões que visem à possibilidade de incentivos a esses servidores que demonstrarem o interesse de se fixarem de modo definitivo nessas cidades e, desta forma, estabilizarem o quadro funcional dos campi do interior. Por fim, mostramos que, para que seja possível fazer com que a Rede Federal de Educação Profissional consiga sucesso na sua expectativa de interiorização da educação, faz-se necessário pensar em formas de incentivarmos profissionais qualificados a permanecerem no campus localizado em cidades de pequeno e médio porte, visando, com isso, tanto a possibilidade de se levar uma educação pública, gratuita e de qualidade a essas localidades como também fomentar o desenvolvimento social e econômico dessas regiões. |
id |
UNEB-5_99c015565be728f7d2a301b3d246dee7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/7786 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTERIORIZAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A PROBLEMÁTICA DA MANUTENÇÃO E FIXAÇÃO DOS SERVIDORES EM CAMPUS DO INTERIOREducação ProfissionalPermanênciaFixação de servidoresEste artigo tem como objetivo analisar as dificuldades encontradas pelos Institutos Federais de Educação e, de modo mais particular, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), para a manutenção e a fixação dos seus servidores em campi localizados nas cidades mais distantes da capital do Estado e de sua Região Metropolitana. A abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa é bibliográfica, pois se buscou reunir informações e dados úteis para a construção desta investigação a partir do tema proposto pelo autor. Ressaltamos que esta investigação baseia-se na transformação da realidade social. Neste trabalho, partimos da importância de compreender acerca do perfil dos servidores que ingressam no Instituto Federal da Bahia, após a sua aprovação no concurso público, ou seja, quais são os desejos e anseios que os servidores trazem consigo a partir do momento em que assumem os cargos e passam a fazer parte da instituição. Discutimos, também, as questões que envolvem as necessidades da instituição que, ao promover o concurso público para o provimento dos cargos, espera que esses servidores possam assumir as vagas que foram ofertadas para o preenchimento nos campi localizados, também, nas cidades do interior do Estado. Como resultado do estudo, apresentamos sugestões que visem à possibilidade de incentivos a esses servidores que demonstrarem o interesse de se fixarem de modo definitivo nessas cidades e, desta forma, estabilizarem o quadro funcional dos campi do interior. Por fim, mostramos que, para que seja possível fazer com que a Rede Federal de Educação Profissional consiga sucesso na sua expectativa de interiorização da educação, faz-se necessário pensar em formas de incentivarmos profissionais qualificados a permanecerem no campus localizado em cidades de pequeno e médio porte, visando, com isso, tanto a possibilidade de se levar uma educação pública, gratuita e de qualidade a essas localidades como também fomentar o desenvolvimento social e econômico dessas regiões.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/778610.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.132-148Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 3 (2019): Educação e Trabalho; 132-1482177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v4.n3reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBCopyright (c) 2019 Biagio Mauricio Avena, Ricardo dos Santos Andradehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAvena, Biagio MauricioAndrade, Ricardo dos Santospor2020-11-26T23:54:23Zoai:ojs.192.168.5.50:article/7786Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2020-11-26T23:54:23Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERIORIZAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A PROBLEMÁTICA DA MANUTENÇÃO E FIXAÇÃO DOS SERVIDORES EM CAMPUS DO INTERIOR |
title |
A INTERIORIZAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A PROBLEMÁTICA DA MANUTENÇÃO E FIXAÇÃO DOS SERVIDORES EM CAMPUS DO INTERIOR |
spellingShingle |
A INTERIORIZAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A PROBLEMÁTICA DA MANUTENÇÃO E FIXAÇÃO DOS SERVIDORES EM CAMPUS DO INTERIOR Avena, Biagio Mauricio Educação Profissional Permanência Fixação de servidores |
title_short |
A INTERIORIZAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A PROBLEMÁTICA DA MANUTENÇÃO E FIXAÇÃO DOS SERVIDORES EM CAMPUS DO INTERIOR |
title_full |
A INTERIORIZAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A PROBLEMÁTICA DA MANUTENÇÃO E FIXAÇÃO DOS SERVIDORES EM CAMPUS DO INTERIOR |
title_fullStr |
A INTERIORIZAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A PROBLEMÁTICA DA MANUTENÇÃO E FIXAÇÃO DOS SERVIDORES EM CAMPUS DO INTERIOR |
title_full_unstemmed |
A INTERIORIZAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A PROBLEMÁTICA DA MANUTENÇÃO E FIXAÇÃO DOS SERVIDORES EM CAMPUS DO INTERIOR |
title_sort |
A INTERIORIZAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A PROBLEMÁTICA DA MANUTENÇÃO E FIXAÇÃO DOS SERVIDORES EM CAMPUS DO INTERIOR |
author |
Avena, Biagio Mauricio |
author_facet |
Avena, Biagio Mauricio Andrade, Ricardo dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Ricardo dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Avena, Biagio Mauricio Andrade, Ricardo dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Profissional Permanência Fixação de servidores |
topic |
Educação Profissional Permanência Fixação de servidores |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar as dificuldades encontradas pelos Institutos Federais de Educação e, de modo mais particular, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), para a manutenção e a fixação dos seus servidores em campi localizados nas cidades mais distantes da capital do Estado e de sua Região Metropolitana. A abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa é bibliográfica, pois se buscou reunir informações e dados úteis para a construção desta investigação a partir do tema proposto pelo autor. Ressaltamos que esta investigação baseia-se na transformação da realidade social. Neste trabalho, partimos da importância de compreender acerca do perfil dos servidores que ingressam no Instituto Federal da Bahia, após a sua aprovação no concurso público, ou seja, quais são os desejos e anseios que os servidores trazem consigo a partir do momento em que assumem os cargos e passam a fazer parte da instituição. Discutimos, também, as questões que envolvem as necessidades da instituição que, ao promover o concurso público para o provimento dos cargos, espera que esses servidores possam assumir as vagas que foram ofertadas para o preenchimento nos campi localizados, também, nas cidades do interior do Estado. Como resultado do estudo, apresentamos sugestões que visem à possibilidade de incentivos a esses servidores que demonstrarem o interesse de se fixarem de modo definitivo nessas cidades e, desta forma, estabilizarem o quadro funcional dos campi do interior. Por fim, mostramos que, para que seja possível fazer com que a Rede Federal de Educação Profissional consiga sucesso na sua expectativa de interiorização da educação, faz-se necessário pensar em formas de incentivarmos profissionais qualificados a permanecerem no campus localizado em cidades de pequeno e médio porte, visando, com isso, tanto a possibilidade de se levar uma educação pública, gratuita e de qualidade a essas localidades como também fomentar o desenvolvimento social e econômico dessas regiões. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7786 10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.132-148 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/7786 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2019.v4.n3.132-148 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Biagio Mauricio Avena, Ricardo dos Santos Andrade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Biagio Mauricio Avena, Ricardo dos Santos Andrade https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 4 n. 3 (2019): Educação e Trabalho; 132-148 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v4.n3 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117888249856 |