A concepção do docente da educação profissional sobre inclusão para um ambiente educacional de qualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kanaane, Roberto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ramos, Andrea Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8568
Resumo: O artigo apresenta a concepção do docente da educação profissional sobre o processo de inclusão, suas percepções e dissonâncias para a criação de um ambiente educacional de qualidade. O estudo tem o propósito de investigar a percepção do docente a caracterização do termo inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar. A abordagem utilizada foi a pesquisa exploratória concomitantemente com a bibliográfica, bem como a utilização de questionários como técnica. Obteve-se como resultado dissonâncias e discordâncias frente a compreensão sobre inclusão de pessoas com deficiência, o que sugere a falta de conhecimento do termo inclusão, embora os docentes ministrem aulas para pessoa com deficiência. Conclui-se então a precariedade de formação e de informação adequada dos docentes.
id UNEB-5_aa3c28c32b0f660fb5305577e086649a
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/8568
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling A concepção do docente da educação profissional sobre inclusão para um ambiente educacional de qualidadeEducação profissionalInclusãoPessoa com deficiênciaO artigo apresenta a concepção do docente da educação profissional sobre o processo de inclusão, suas percepções e dissonâncias para a criação de um ambiente educacional de qualidade. O estudo tem o propósito de investigar a percepção do docente a caracterização do termo inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar. A abordagem utilizada foi a pesquisa exploratória concomitantemente com a bibliográfica, bem como a utilização de questionários como técnica. Obteve-se como resultado dissonâncias e discordâncias frente a compreensão sobre inclusão de pessoas com deficiência, o que sugere a falta de conhecimento do termo inclusão, embora os docentes ministrem aulas para pessoa com deficiência. Conclui-se então a precariedade de formação e de informação adequada dos docentes.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2021-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/856810.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n2.8568Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 240-2602177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v6.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8568/8275https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8568/8296Copyright (c) 2021 Roberto Kanaane, Andrea Ribeiro Ramoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKanaane, RobertoRamos, Andrea Ribeiro2021-07-27T22:56:36Zoai:ojs.192.168.5.50:article/8568Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-07-27T22:56:36Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv A concepção do docente da educação profissional sobre inclusão para um ambiente educacional de qualidade
title A concepção do docente da educação profissional sobre inclusão para um ambiente educacional de qualidade
spellingShingle A concepção do docente da educação profissional sobre inclusão para um ambiente educacional de qualidade
Kanaane, Roberto
Educação profissional
Inclusão
Pessoa com deficiência
title_short A concepção do docente da educação profissional sobre inclusão para um ambiente educacional de qualidade
title_full A concepção do docente da educação profissional sobre inclusão para um ambiente educacional de qualidade
title_fullStr A concepção do docente da educação profissional sobre inclusão para um ambiente educacional de qualidade
title_full_unstemmed A concepção do docente da educação profissional sobre inclusão para um ambiente educacional de qualidade
title_sort A concepção do docente da educação profissional sobre inclusão para um ambiente educacional de qualidade
author Kanaane, Roberto
author_facet Kanaane, Roberto
Ramos, Andrea Ribeiro
author_role author
author2 Ramos, Andrea Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kanaane, Roberto
Ramos, Andrea Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação profissional
Inclusão
Pessoa com deficiência
topic Educação profissional
Inclusão
Pessoa com deficiência
description O artigo apresenta a concepção do docente da educação profissional sobre o processo de inclusão, suas percepções e dissonâncias para a criação de um ambiente educacional de qualidade. O estudo tem o propósito de investigar a percepção do docente a caracterização do termo inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar. A abordagem utilizada foi a pesquisa exploratória concomitantemente com a bibliográfica, bem como a utilização de questionários como técnica. Obteve-se como resultado dissonâncias e discordâncias frente a compreensão sobre inclusão de pessoas com deficiência, o que sugere a falta de conhecimento do termo inclusão, embora os docentes ministrem aulas para pessoa com deficiência. Conclui-se então a precariedade de formação e de informação adequada dos docentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8568
10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n2.8568
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8568
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n2.8568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8568/8275
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8568/8296
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Roberto Kanaane, Andrea Ribeiro Ramos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Roberto Kanaane, Andrea Ribeiro Ramos
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 240-260
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v6.n2
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321117898735616