A concepção do docente da educação profissional sobre inclusão para um ambiente educacional de qualidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8568 |
Resumo: | O artigo apresenta a concepção do docente da educação profissional sobre o processo de inclusão, suas percepções e dissonâncias para a criação de um ambiente educacional de qualidade. O estudo tem o propósito de investigar a percepção do docente a caracterização do termo inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar. A abordagem utilizada foi a pesquisa exploratória concomitantemente com a bibliográfica, bem como a utilização de questionários como técnica. Obteve-se como resultado dissonâncias e discordâncias frente a compreensão sobre inclusão de pessoas com deficiência, o que sugere a falta de conhecimento do termo inclusão, embora os docentes ministrem aulas para pessoa com deficiência. Conclui-se então a precariedade de formação e de informação adequada dos docentes. |
id |
UNEB-5_aa3c28c32b0f660fb5305577e086649a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.5.50:article/8568 |
network_acronym_str |
UNEB-5 |
network_name_str |
Plurais (Salvador. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A concepção do docente da educação profissional sobre inclusão para um ambiente educacional de qualidadeEducação profissionalInclusãoPessoa com deficiênciaO artigo apresenta a concepção do docente da educação profissional sobre o processo de inclusão, suas percepções e dissonâncias para a criação de um ambiente educacional de qualidade. O estudo tem o propósito de investigar a percepção do docente a caracterização do termo inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar. A abordagem utilizada foi a pesquisa exploratória concomitantemente com a bibliográfica, bem como a utilização de questionários como técnica. Obteve-se como resultado dissonâncias e discordâncias frente a compreensão sobre inclusão de pessoas com deficiência, o que sugere a falta de conhecimento do termo inclusão, embora os docentes ministrem aulas para pessoa com deficiência. Conclui-se então a precariedade de formação e de informação adequada dos docentes.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2021-07-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/856810.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n2.8568Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 240-2602177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v6.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8568/8275https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8568/8296Copyright (c) 2021 Roberto Kanaane, Andrea Ribeiro Ramoshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKanaane, RobertoRamos, Andrea Ribeiro2021-07-27T22:56:36Zoai:ojs.192.168.5.50:article/8568Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-07-27T22:56:36Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A concepção do docente da educação profissional sobre inclusão para um ambiente educacional de qualidade |
title |
A concepção do docente da educação profissional sobre inclusão para um ambiente educacional de qualidade |
spellingShingle |
A concepção do docente da educação profissional sobre inclusão para um ambiente educacional de qualidade Kanaane, Roberto Educação profissional Inclusão Pessoa com deficiência |
title_short |
A concepção do docente da educação profissional sobre inclusão para um ambiente educacional de qualidade |
title_full |
A concepção do docente da educação profissional sobre inclusão para um ambiente educacional de qualidade |
title_fullStr |
A concepção do docente da educação profissional sobre inclusão para um ambiente educacional de qualidade |
title_full_unstemmed |
A concepção do docente da educação profissional sobre inclusão para um ambiente educacional de qualidade |
title_sort |
A concepção do docente da educação profissional sobre inclusão para um ambiente educacional de qualidade |
author |
Kanaane, Roberto |
author_facet |
Kanaane, Roberto Ramos, Andrea Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Andrea Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kanaane, Roberto Ramos, Andrea Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação profissional Inclusão Pessoa com deficiência |
topic |
Educação profissional Inclusão Pessoa com deficiência |
description |
O artigo apresenta a concepção do docente da educação profissional sobre o processo de inclusão, suas percepções e dissonâncias para a criação de um ambiente educacional de qualidade. O estudo tem o propósito de investigar a percepção do docente a caracterização do termo inclusão da pessoa com deficiência no ambiente escolar. A abordagem utilizada foi a pesquisa exploratória concomitantemente com a bibliográfica, bem como a utilização de questionários como técnica. Obteve-se como resultado dissonâncias e discordâncias frente a compreensão sobre inclusão de pessoas com deficiência, o que sugere a falta de conhecimento do termo inclusão, embora os docentes ministrem aulas para pessoa com deficiência. Conclui-se então a precariedade de formação e de informação adequada dos docentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8568 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n2.8568 |
url |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8568 |
identifier_str_mv |
10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n2.8568 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8568/8275 https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8568/8296 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Roberto Kanaane, Andrea Ribeiro Ramos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Roberto Kanaane, Andrea Ribeiro Ramos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 6 n. 2 (2021): Ensino de Física; 240-260 2177-5060 2447-9373 10.29378/plurais.2447-9373.v6.n2 reponame:Plurais (Salvador. Online) instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Plurais (Salvador. Online) |
collection |
Plurais (Salvador. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaplurais@gmail.com |
_version_ |
1798321117898735616 |