Multiletramento e produção de subjetividades a partir de curta-metragem
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Plurais (Salvador. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14443 |
Resumo: | O presente estudo busca analisar de que maneira o curta-metragem Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore, produzido a partir de múltiplas linguagens, pode provocar o leitor infantil a recriar sua realidade, constituindo-se importante elemento humanizador e produtor de subjetividade. Para tanto, serão tomadas as concepções sobre aprendizagem (VIGOTSKI, 1996), linguagem (VIGOTSKI, 1996, DIONÍSIO; VASCONCELOS; SOUZA, 2014), multiletramentos (ROJO, 2013), matrizes de linguagem (SANTAELLA, 2005), cultura visual (HEYWOOD; SANDYWELL, 1999), interação, formação de conceitos (VIGOTSKI, 1996) e processo de subjetivação (GUATTARI, 2005) que sustentarão a discussão proposta neste artigo. Com base nesses conceitos, apresentamos a análise desse produto cultural híbrido para, então, refletirmos sobre seu potencial como produtor da subjetividade pelo leitor infantil e suas possibilidades para a educação. |
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Multiletramento e produção de subjetividades a partir de curta-metragemProduto culturalInfânciasLinguagens híbridasEducaçãoO presente estudo busca analisar de que maneira o curta-metragem Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore, produzido a partir de múltiplas linguagens, pode provocar o leitor infantil a recriar sua realidade, constituindo-se importante elemento humanizador e produtor de subjetividade. Para tanto, serão tomadas as concepções sobre aprendizagem (VIGOTSKI, 1996), linguagem (VIGOTSKI, 1996, DIONÍSIO; VASCONCELOS; SOUZA, 2014), multiletramentos (ROJO, 2013), matrizes de linguagem (SANTAELLA, 2005), cultura visual (HEYWOOD; SANDYWELL, 1999), interação, formação de conceitos (VIGOTSKI, 1996) e processo de subjetivação (GUATTARI, 2005) que sustentarão a discussão proposta neste artigo. Com base nesses conceitos, apresentamos a análise desse produto cultural híbrido para, então, refletirmos sobre seu potencial como produtor da subjetividade pelo leitor infantil e suas possibilidades para a educação.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2022-10-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/1444310.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14443Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 7 (2022): Plurais - Revista Multidisciplinar; 1-182177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v7.nreponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14443/10333Copyright (c) 2022 Flávia Ramos, Karina Feltes , Verônica Bohm (Autor)https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos, FláviaFeltes , KarinaBohm, Verônica2022-12-29T15:13:54Zoai:ojs.192.168.5.50:article/14443Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2022-12-29T15:13:54Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
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